terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Frei Cláudio volta para missas a partir desta sexta-feira em BH

Frei Cláudio disse ontem que se sente aliviado com a decisão da Igreja
e que espera agora o fim dos conflitos entre fiéis

Suspensas há mais de uma semana, as missas de sexta-feira, às 19h, e de domingo, às 11h, tradicionalmente celebradas pelo frei Cláudio van Balen, 81, serão retomadas. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3) em reunião da cúpula da Ordem do Carmo, responsável pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul da capital. Com isso, já nesta sexta-feira o frei holandês deve voltar a ocupar o altar durante a celebração. As missas haviam sido suspensas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, no último dia 27, em resposta a uma confusão envolvendo seguidores do religioso e do frei Evaldo Xavier, pároco do local.

A missa na qual ocorreu a confusão era de responsabilidade de frei Cláudio, mas foi celebrada por frei Evaldo, excepcionalmente, por ser uma comemoração da promoção do religioso – ele foi eleito prior (líder) da Ordem dos Carmelitas no Brasil para as regiões Sul e Sudeste. Seguidores de frei Cláudio se revoltaram e não aceitaram a celebração de frei Evaldo.

Anúncio. Nota divulgada nesta segunda por frei Evaldo diz apenas que, “em vista da nota divulgada pela Arquidiocese, na qual se reconhece ser da responsabilidade dos freis a definição dos horários das missas e de seus celebrantes, a Província Carmelitana de Santo Elias concorda que frei Cláudio continue presidindo a celebração de domingo, às 11h, bem como a missa de sexta-feira, às 19h”. O documento não traz detalhe sobre o caso.

Seguidores. Frei Cláudio sempre causou polêmica por tratar abertamente de assuntos tabu para a Igreja Católica, como homossexualidade e aborto. Há fiéis contrários a essa postura. Em uma página criada em uma rede social, em apoio a frei Evaldo, católicos chegam a chamar frei Cláudio de “herege”.


Entenda


História. A Ordem do Carmo é uma congregação de religiosos nascida no Século XI, em Israel. Ela prega, entre outras coisas, a vida na simplicidade e oração a serviço de Jesus.


Entenda o caso


Polêmica. Em 2010, por causa de seus sermões polêmicos, a transferência de frei Cláudio van Balen passou a ser considerada pela Ordem dos Carmelitas. Para evitar sua saída, fiéis organizaram um abaixo-assinado com mais de 3.000 nomes, pedindo a permanência do religioso em Belo Horizonte.

Mudança. Em 2011, a chegada de um novo pároco à igreja do Carmo, frei Evaldo Xavier, causa temor na comunidade. Boatos de que frei Cláudio deixaria a paróquia mobilizam novamente os fiéis.

Confusão. Prestes a começar a missa, em 1° de janeiro deste ano, frei Cláudio discute com uma ministra da eucaristia, que é expulsa da igreja pelos fiéis. Um dos frequentadores, identificado como Gustavo Henrique, publica um texto nas redes sociais se dizendo escandalizado por um sermão do frei. Um vídeo publicado por ele mostra um jovem relatando ter sido agredido dentro da Igreja nessa mesma data.


Protesto. No último dia 26, fiéis pró-frei Cláudio se revoltam porque não foi ele o celebrante da missa das 11h, como de costume. Houve discussão com os apoiadores de frei Evaldo, que celebrava a missa (o encontro era em comemoração a uma promoção de Evaldo). Por causa da confusão, a arquidiocese suspende a missa.
____________________________________
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário