sábado, 2 de março de 2019

Todos os caminhos levam ao Terço


Desde que passei a rezar o terço diariamente, minha vida mudou - e para melhor. Muitas vezes, ao contemplar um dos mistérios da antiga oração popularizada por São Domingos, abrem-se para mim novos caminhos de entendimento de cuja existência eu nem suspeitava. Os passos de Jesus e da Sagrada Família são uma espécie de compêndio de tudo que acontece na vida humana. Você pode nem desconfiar, mas a sua biografia pessoal, caro leitor, é uma repetição do terço.

Alegro-me ao verificar como o terço marca as pessoas. Há alguns dias, o amigo Matheus Bazzo, cujas belas fotos por vezes ilustram a Avenida Paraná, estava em viagem para Roma, quando foi obrigado a fazer uma demorada conexão em Frankfurt, o que permitiu a ele dar um passeio pelo centro da cidade alemã. Meu amigo decidiu então visitar a Catedral de São Bartolomeu, uma das igrejas mais antigas da região. Era uma quinta-feira chuvosa; Matheus conseguiu chegar à catedral por volta das 16h30.

Matheus chegou à igreja e passou os olhos pelo quadro de avisos aos fiéis. Em Frankfurt, segundo ele, é raro encontrar placas ou cartazes em outras línguas que não o alemão, mesmo inglês. Contudo, para sua grande surpresa, havia um folheto escrito em sua língua natal: "Oração do terço em português todas as quintas às 16:40". Matheus estava dez minutos adiantado.

Meu amigo então se dirigiu à capela onde se rezava o terço na língua de Camões. A iniciativa era de uma senhora alemã chamada Brigitte Henss, que viveu sete anos no Brasil quando criança. Começou rezando sozinha, depois pediu autorização ao pároco da catedral para fazer a oração todas as semanas.

Quando Matheus perguntou a ela o motivo de rezar o terço no nosso idioma, algo tão peculiar numa cidade alemã, obteve uma resposta comovedora: "Eu senti que o Brasil precisa muito de orações, então decidi rezar em português na intenção de todos os brasileiros".
Segundo Matheus, a Sra. Brigitte reza o terço em um português correto, com um sotaque alemão bastante carregado, que o fez lembrar as imigrantes alemãs do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quando meu amigo contou essa história, eu pensei nas irmãs fundadoras do Colégio Mãe de Deus, que vieram da Alemanha para Londrina em 1936.

A fé tem muitas linguagens. Quando rezo o terço, penso nas pessoas que recitam a mesma oração naquele momento: Üdvözlégy Maria, kegyelemmel teljes... Je vous salue, Marie, pleine de grâces... Dios te salve, María. Llena eres de gracia... Wanfu Maliya, Ni chongman shengchong... Ave, o Maria, piena di grazia... Hail Mary, full of grace... Wees gegroet, Maria, vol van genade... Al salamu alaiki ia Mariam... Gegrüßet seist du Maria, voll der Gnade... Ave María, grátia plena...

O ditado diz que todos os caminhos levam a Roma. Eu diria que eles também levam ao terço.


Paulo Briguet
___________________________
Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário