quinta-feira, 7 de março de 2019

Modernistas querem que Sínodo da Amazônia discuta substituir pão de trigo por mandioca para a Eucaristia


Especialistas como o cardeal Raymond Burke e o bispo Athanasius Schneider estão soando o alarme sobre uma proposta absurda no Vaticano para considerar mudar a questão da Eucaristia.

Tal movimento, alertam os doutos críticos, invalidaria o sacramento e criaria, com efeito, uma “nova religião”.

O teólogo jesuíta, padre Francisco Taborda, levantou na semana passada a possibilidade de que o próximo Sínodo Amazônico programado para outubro próximo possa considerar mudar a questão da Eucaristia, permitindo o uso de um vegetal sul-americano chamado mandioca em vez de pão de trigo.

Pe. Taborda disse ao  Crux  em 28 de fevereiro que as questões climáticas e a inculturação garantem a mudança. A umidade intensa durante a estação chuvosa da Amazônia transforma os hospedeiros de trigo em mingau pastoso, disse ele, acrescentando que “na Amazônia, o pão é feito de mandioca”, um arbusto nativo da América do Sul do qual a tapioca é derivada.

Taborda, professor de teologia na universidade jesuíta de Belo Horizonte, Brasil, foi orador de destaque em um  seminário de estudo  realizado no Vaticano, de 25 a 27 de fevereiro, em preparação para o sínodo de outubro sobre “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja”. E por uma ”Ecologia Integral. ” 

Figuras-chave no seminário de dois dias incluíam o cardeal italiano Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos, e o cardeal brasileiro Claudio Hummes, um dos principais proponentes dos ‘‘padres casados” no Rito Latino (um absurdo). Também participaram presidentes de conferências episcopais pan-amazônicas e outros “prelados e especialistas” da Amazônia e outras regiões geográficas.

Enquanto pe. Taborda reconheceu que uma mudança na questão da Eucaristia é uma “questão muito complexa”, ele disse acreditar que isso deveria ser decidido pelos bispos locais. 

Mandiocaristia: uma nova religião

LifeSite abordou vários teólogos e eclesiásticos católicos proeminentes para perguntar se tal mudança é até mesmo concebível. Eles responderam unanimemente e veementemente no negativo.

“Seria completamente impróprio para o Sínodo na Amazônia discutir a mudança da questão da Sagrada Eucaristia”, disse o cardeal Burke à LifeSite. “Afastar-se do uso do que sempre foi a questão do sacramento da Santa Eucaristia tem a mais grave das implicações”, disse ele.

“Isso é completamente impossível, porque é contra a lei divina que Deus nos deu”, respondeu o bispo Athanasius Schneider, auxiliar de Astana, à proposta de mudança. “Celebrar a Eucaristia com a mandioca significaria introduzir uma espécie de nova religião.”

Pe. John Saward, pesquisador sênior do Blackfriars Hall, da Universidade de Oxford, disse que a substituição do pão de trigo pela mandioca contrariaria o testemunho da Tradição, São Tomás de Aquino e o Código de Direito Canônico. 

E um proeminente teólogo, falando sob condição de anonimato, disse à LifeSite: 

Se o papa insistisse nessa permissão com base no “desenvolvimento da doutrina”, auxiliando e encorajando os teólogos heterodoxos em Roma (ou no Brasil, na Alemanha ou em qualquer outro lugar) que o propusessem, então ele estará autorizando uma mudança da lei. substância do Sacramento  como determinado pela ação de Cristo nosso Senhor na Última Ceia . “Missas” celebradas com pão “de mandioca” não seriam missas; não haveria presença real nem sacrifício.  

Simplesmente impossível

Pedimos a essas autoridades que explicassem com mais detalhes por que é simplesmente impossível que tal mudança ocorra.  

O cardeal Burke explicou que “de acordo com a fé da Igreja Romana, a questão do sacramento da Santa Eucaristia é  pão de trigo  e  vinho de uva natural ”. 

“Se qualquer outro assunto for usado, o sacramento da Santa Eucaristia não é validamente confeccionado”, disse ele. 

O cardeal observou que “o antigo costume da Igreja, segundo o qual somente o pão de trigo pode ser usado para o sacrifício eucarístico, foi confirmado no Concílio de Florença (Touro da União com os armênios  Exsultate Deo , 22 de novembro de 1439)”.

“A questão dos sacramentos respeita o que é ensinado nas Sagradas Escrituras”, explicou o cardeal Burke. “A narrativa da instituição da Santa Eucaristia especifica que Cristo tomou pão de trigo, não pão de cevada ou qualquer outra forma de pão, na Última Ceia e transformou sua substância na substância de Seu Corpo. A palavra grega,  artos , quase sempre significa pão de trigo. 

O bispo Athanasius Schneider concordou, dizendo: “Nosso Senhor Jesus Cristo tomou pão de trigo e vinho de uva natural, e a Igreja tem ensinado constantemente e ao mesmo tempo por mais de dois mil anos que somente o pão de trigo é a questão do sacramento da Eucaristia. Este é um ensinamento infalível do Magistério Universal Ordinário ”. 

O auxiliar de Astana acrescentou que o Catecismo do Concílio de Trento afirma que a questão da Santa Eucaristia é apenas pão de trigo. A passagem relevante diz:

Existem, no entanto, vários tipos de pão, seja porque consistem em materiais diferentes – como trigo, cevada, pulsos e outros produtos da terra; ou porque possuem qualidades diferentes – algumas sendo levedadas, outras completamente sem fermento. Deve-se observar que, com relação aos primeiros tipos, as palavras do Salvador mostram que o pão deve ser trigo; pois, de acordo com o uso comum, quando simplesmente dizemos  pão, somos entendidos o suficiente para significar pão de trigo. Isso também é declarado por uma figura no Antigo Testamento, porque o Senhor ordenou que os pães de proposição, que significavam este sacramento, fossem feitos de farinha fina. 

Ele então argumentou que mudar a questão da Eucaristia de pão de trigo para outro tipo de matéria seria “o mesmo que inventar um sacramento, alheio ao estabelecido por Nosso Senhor, que foi preservado imutável pela tradição bi-milenar do mundo”. Igreja inteira no Oriente e no Ocidente. ”

“Celebrar a Eucaristia com a mandioca significaria introduzir uma espécie de nova religião”, afirmou Schneider. “Se eles apresentassem a mandioca como matéria para a Eucaristia, não seria mais o sacramento da religião católica. Seria uma nova religião amazônica com decoração católica, mas não seria mais o sacramento da Eucaristia da Igreja Católica Apostólica”. 

O bispo Schneider também destacou que “o Concílio de Trento, o Papa Pio XII e João Paulo II ensinaram que a Igreja não tem poder para mudar a substância dos sacramentos”.

“A Igreja só pode mudar o que ela estabeleceu”, disse ele. “No entanto, a Igreja não estabeleceu a questão da Eucaristia. Foi estabelecido por Nosso Senhor Jesus Cristo, que também estabeleceu que a água seja o assunto do batismo ”.

A LifeSite também pediu ao altamente respeitado teólogo e escritor inglês, padre John Saward, que explicasse por que é impossível introduzir uma mudança na questão da Eucaristia. Pe. Saward respondeu:

O testemunho da Tradição é o mais claro possível: a única   questão válida da Eucaristia é o pão de trigo ( panis triticeus ). É o ensinamento do Concílio de Florença e defendido por São Tomás no seu tratado sobre a Eucaristia na  Summa : “Cremos que Cristo usou este tipo de pão quando instituiu a Eucaristia” (3a q. 74, a 3). “Sem pão de trigo”, continua St. Thomas, “o sacramento não é validamente confeccionado” ( sine quo non perficitur sacramentum ) (3a q. 74, a. 4). 

“O Código de 1983   é igualmente inequívoco: ‘O pão deve ser feito apenas de trigo’ (cân. 924/2)”, acrescentou.

Saward argumentou que uma noção vaga de “desenvolvimento da doutrina” não pode ser invocada para justificar essa ruptura com a Sagrada Tradição. Os limites desse desenvolvimento, disse ele, são cuidadosamente estabelecidos pelo Primeiro Concílio do Vaticano: “O significado dos dogmas sagrados é perpetuamente mantido, o que nossa Santa Madre Igreja declarou uma vez, e nunca deve haver um desvio desse significado. no terreno ilusório e no título de uma compreensão mais profunda ”(Constituição dogmática  Dei Filius  sobre a fé católica, cap. 4). 

O teólogo de Oxford observou que o “Beato John Henry Newman fez o mesmo ponto da seguinte maneira: ‘Não há nada que a Igreja tenha definido ou definir, mas o que um apóstolo, se perguntado, teria sido plenamente capaz de responder e teria respondidas.’ (Carta para Flannigan) Em outras palavras, se você tivesse perguntado a São Pedro: “Qual é o único assunto válido da Eucaristia?” ele teria respondido “Pão de trigo”.  

Pe. Saward também observou que, nos últimos tempos, a Congregação para a Doutrina da Fé  insistiu  que os padres celíacos “devem consagrar e consumir pães de altar feitos de trigo, mesmo que o teor de glúten seja reduzido”.

Tão recentemente quanto 2017, de fato, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou diretrizes para os bispos sobre o pão e o vinho a serem usados para a Sagrada Eucaristia.

Sérias questões levantadas

Por todas essas razões, o cardeal Burke disse que “seria totalmente impróprio para o Sínodo na Amazônia discutir a mudança da questão da Santa Eucaristia”.

“Significaria alguma dúvida sobre a Tradição ininterrupta pela qual a Santa Eucaristia continua sendo a ação de Cristo em nosso meio, na verdade, a mais alta e mais perfeita manifestação de Sua Presença conosco”, disse ele. “Afastar-se do uso do que sempre foi a questão do sacramento da Santa Eucaristia tem as mais graves implicações”. 

O cardeal acrescentou: “É de se perguntar por que, depois de séculos da celebração da Santa Eucaristia na Amazônia, agora há tanta dificuldade em cercar o uso de hospedeiros de pão de trigo.” 

“Há algo mais envolvido do que um problema em manter os hospedeiros atualizados”, observou o cardeal Burke. “O uso de alguma comida local, que é como pão, mas não é o tipo de pão que Nosso Senhor usou na Última Ceia, reflete uma visão totalmente horizontal da Sagrada Eucaristia, na qual a Santa Eucaristia é a ação da comunidade que reúne em vez da ação de Cristo que reúne a comunidade ”.

Se, como sugerem essas autoridades, a proposta de mudar a questão da Eucaristia do pão de trigo para a mandioca representa uma clara e manifesta ruptura com a fé católica, surge a pergunta: deveria um bispo ortodoxo se recusar a participar do Sínodo amazônico? uma pergunta em sua agenda?

É mais uma polêmica de ameaça de heresia por parte deste Sínodo, antes a ameaça foi da cogitação de ordenação de mulheres (indo contra o pronunciamento infalível do Papa São João Paulo II) por uma Carta Pré-Sinoidal da CNBB (que também defendia diaconisas). Outra ameaça de heterodoxia foi com a maluca cogitação do fim do celibato na Amazônia por parte de alguns membros hereges do clero. Agora surge este novo absurdo (que invalidaria o Sacramento da Eucaristia) de fazer ”eucaristia” de mandioca. 

Eis a triste situação do clero atual, a heresia os domina… 
____________________________________
Salve Roma/ Life Site News

Nenhum comentário:

Postar um comentário