quinta-feira, 7 de março de 2019

Pra que serve o carnaval?

Há uma razão pela qual o Carnaval, a festa que já foi um dos símbolos da identidade nacional, está em franca decadência


O carnaval ou carne vale (adeus à carne em latim) surgiu de uma mistura de ritos pagãos. Alguns sacrificiais, como aquele onde o rei era despojado de seus emblemas e surrado na frente da estátua do deus Marduk. Outros eram apenas celebrações como as Saturnálias e Lupercálias ou mesmo os bacanais, oferecidos ao deus greco-romano do vinho, Baco (também chamado de Dionísio).

Todas essas celebrações tinham em comum a subversão da ordem estabelecida. Aí encontramos a primeira pista para sua decadência: quando a ordem já não está estabelecida, perde-se o sentido de subvertê-la e a festa se transforma simplesmente em uma farra hedonista e sem sentido.

Flávio Gordon, escritor, explica isso de forma magistral em seu artigo “O Carnaval Perpétuo” publicado pela Gazeta do Povo.

Outro fato que demonstra a decadência do carnaval é que, além da subversão da ordem, outro motivo para a celebração era o tempo de recolhimento e privação que os cristãos fazem na quaresma. Nesse sentido o carnaval servia como uma despedida dos prazeres terrenos para que entrássemos em um momento mais reflexivo e espiritual. Retire isso da receita e o que teremos mais uma vez? Uma farra hedonista e sem sentido.

Quer queiram os materialistas, quer não, o espírito humano não vive apenas da busca do prazer. O vazio existencial aflora quando o sentido da vida se perde, por isso essa “alegria” que observamos nos blocos e desfiles de hoje nos parece tão falsa. E é. Enquanto confundirmos busca da felicidade com busca de prazer, não teremos nem um nem outro. Se o carnaval tem um sentido é o de que o resto do ano não seja carnaval.

Quando se tira o contexto sacrificial do carnaval, ele vira apenas mais uma balada de fim de semana, um baile funk de dimensões nacionais.
E que não serve pra nada.
————————————————–
Senso Incomum

Nenhum comentário:

Postar um comentário