quarta-feira, 14 de agosto de 2019

RJ: Homem invade igreja e quebra altar com marreta


Na manhã de terça-feira, 13 de agosto, um homem invadiu a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé (RJ), e depredou a Mesa do Altar e a Mesa da Palavra usando uma marreta.

Segundo a Diocese de Nova Friburgo, à qual pertence a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o indivíduo adentrou o templo “portando uma marreta camuflada em uma mochila” e, em seguida, “sacando-a”, praticou o “ato de vandalismo”.

Algumas pessoas que estavam presentes conseguiram conter o indivíduo, até a chegada da Polícia Militar, que foi acionada logo em seguida. Assim, conseguiram “evitar maiores danos”.

O homem foi conduzido “à autoridade policial competente”. Um boletim de ocorrência foi registrado “para dar seguimento às investigações do ato criminoso, porém, até o momento não há informação exata sobre a situação da prisão, bem como não foram calculados os prejuízos advindos do ataque e a previsão de início dos reparos dos bens depredados”. 


De acordo com a Diocese de Nova Friburgo, funcionários da Paróquia informaram que “o mesmo homem tentou, no último domingo (11), pela manhã, perturbar a ordem no decorrer da Santa Missa, sendo impedido por paroquianos”.

A Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima ficou fechada desde o atentado e deve ser reaberta “nos próximos dias”. Segundo a Diocese, o Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, “celebrará a Santa Missa em desagravo pela profanação ocorrida”, porém ainda não foi divulgada a data.

“A Diocese de Nova Friburgo e seu Bispo expressam tristeza e lamentam tamanho ato de intolerância religiosa, manifestando absoluto e irrestrito apoio à comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima”, expressa nota publicada no site da Diocese.

 
“Rogamos a intercessão da Virgem junto a Deus, nosso Pai, pela paz e liberdade religiosa e que Ele abençoe e conceda aos membros dessa querida comunidade a fortaleza de ânimo, e jamais se deixem abater no entusiasmo dando prosseguimento à obra da evangelização”, conclui o texto.

Confira a nota na íntegra:


NOTA OFICIAL

A Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, sofreu um ato de vandalismo na manhã desta terça-feira (13/8/2019). Um homem, portando uma marreta camuflada em uma mochila, adentrou o templo paroquial e, sacando-a, depredou a Mesa do Altar e a Mesa da Palavra, tudo isso segundo os fiéis e funcionários presentes, e corroborado pelas imagens das câmeras de segurança da igreja.

Após terem ciência do que estava acontecendo, imediatamente a Polícia Militar foi acionada e, enquanto o reforço policial era aguardado, os presentes lograram êxito em conter o indivíduo, a fim de evitar maiores danos.

Com a chegada do efetivo da Polícia Militar, conduziu-se o homem à autoridade policial competente.

Ainda de acordo com alguns funcionários, o mesmo homem tentou, no último domingo (11), pela manhã, perturbar a ordem no decorrer da Santa Missa, sendo impedido por paroquianos. Foi feito um boletim de ocorrência para dar seguimento às investigações do ato criminoso, porém, até o momento não há informação exata sobre a situação da prisão, bem como não foram calculados os prejuízos advindos do ataque e a previsão de início dos reparos dos bens depredados.

Desde o atentado, durante todo o dia de ontem, o templo ficou fechado devendo ser reaberto nos próximos dias. O Bispo Diocesano celebrará a Santa Missa em desagravo pela profanação ocorrida.

A Diocese de Nova Friburgo e seu Bispo expressam tristeza e lamentam tamanho ato de intolerância religiosa, manifestando absoluto e irrestrito apoio à comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

Rogamos a intercessão da Virgem junto a Deus, nosso Pai, pela paz e liberdade religiosa e que Ele abençoe e conceda aos membros dessa querida comunidade a fortaleza de ânimo, e jamais se deixem abater no entusiasmo dando prosseguimento à obra da evangelização.

______________________________
ACI Digital/ Diocese de Nova Friburgo

Um comentário:

  1. ***SITUAÇÃO: Ver notícia: Youtube: “Intolerância Religiosa: homem invade igreja e quebra o altar com marreta em Macaé – RJ. Padre Rodrigo Maria”: https://www.youtube.com/watch?v=_AOW8TeUrwk

    ***PENSAMENTOS: (1) “Qual teria sido o motivo desse ataque de fúria? Não sei”; (2) “O que será que acontece nos bastidores extrafísicos? Não sei”; (3) “Algumas consciências extrafísicas, após descartarem o corpo físico e perceberem que foram novamente enganadas pela indução de atos impulsivos ligados ao sentimento de fé, podem viver sentimentos de indignação e reações similares? Talvez”; (4) “Porque tem ocorrido tantos ataques terroristas não apenas à igrejas, sendo alguns armados com morte de fiéis?”; (5) “Ainda bem que dessa vez não houve morte de pessoas”. (6) “Como você reagiria, se chegasse no plano espiritual e descobrisse que dedicou boa parte da sua vida à defesa de preconceitos e enganos ligados ao sentimento religioso vivendo alguns choques de realidade?”.

    ***SENTIMENTO: preocupação (cautela) sadia.

    ***COMPORTAMENTOS: Essa postagem. Pedidos específicos: 1) Cautela para não brincarem com os sentimentos de outras pessoas [ainda que de forma bem-intencionada] as induzindo idolatrar conclusões precipitadas e inflexíveis de fé [preconceitos ideológicos alguns fundamentados em terrorismo ideológico]. 2) Refletir se a defesa e ensino de terrorismo ideológico religioso pode acarretar eventualmente em reações terroristas de outro tipo por parte de algumas consciências revoltadas com tais condições ao se sentirem prejudicadas de alguma forma por tais motivos, antes ou após o descarte do corpo físico. 3) Procurem entender o que significa autoconscientização multidimensional e defesa energética [Projeciologia]. 4) Leiam o artigo do professor Marcelo da Luz tentando fazer coorelações: Texto: “Considerações sobre a Correlação entre Religião e Violência. Temas da Conscienciologia. Marcelo da Luz*. *Graduado em Filosofia e Teologia; Pós-Graduado em Teologia. Voluntário da Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (Reaprendentia): www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/download/243/242

    Citação. “22-05-2019. Tragédia na cidade de Paracatu, no noroeste de Minas Gerais. Um homem matou a ex-mulher, invadiu uma igreja e tirou a vida de outras três pessoas. O massacre só não foi maior porque a Polícia Militar agiu rápido”. “Homem invade igreja e mata quatro pessoas em Paracatú (MG). MG no Ar”:
    https://noticias.r7.com/minas-gerais/mg-no-ar/videos/homem-invade-igreja-e-mata-quatro-pessoas-em-paracatu-mg-22052019

    Citação. “11-12-2018. Outras quatro pessoas estão feridas; polícia informou que o assassino foi identidade como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos” Fonte: “Homem invade igreja, mata quatro e comete suicídio na Catedral de Campinas. O globo”: https://oglobo.globo.com/brasil/homem-invade-igreja-mata-quatro-comete-suicidio-na-catedral-de-campinas-23296990

    Citação. “13-8-19. Uma das igrejas Católicas mais tradicionais de Macaé, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Centro da Cidade foi invadida por um homem que com uma marreta destruiu parte do altar e o ambão (local onde são feitas as leituras na missa), na manhã desta terça (13). Descontrolado, o homem foi contido por fieis e pessoas que faziam a limpeza na igreja e pelo Padre Fábio Filipe”. Fonte: “Homem invade igreja Católica e Destrói Parte do Altar, em Macaé. Últimas Notícias”: https://jnnoticiasemfoco.com.br/homem-invade-igreja-catolica-e-destroi-parte-do-altar-em-macae/

    ResponderExcluir