quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ordenam primeiros bispos após acordo entre China e Santa Sé


Dom Antonio Yao Shun, de 54 anos, foi o primeiro bispo nomeado na China após o acordo entre a Santa Sé e Pequim. Será titular da Diocese de Jining, também conhecida como Ulanqab, localizada na região chinesa da Mongólia Interior.

Segundo informa ‘Asia News’, a cerimônia de consagração foi realizada na Catedral de Jining e foi presidida por Dom Paolo Meng Qinglu, Bispo de Hohhot (Mongólia Interior).

Também concelebraram Dom Mattia Du Jiang, da Diocese de Bameng (Mongólia Interior); Dom Giuseppe Li Jing, Bispo da região de Ningxia; e Dom Paolo Meng Ningyou, da Diocese de Shanxi.

Além disso, cerca de 120 sacerdotes participaram, muitos dos quais pertencem à Diocese de Jining, embora sirvam em outras dioceses da China.

O lema escolhido pelo novo bispo é “Misericordes sicut pater”, ou seja, “misericordiosos como o Pai”, que foi o lema escolhido para o Jubileu do ano 2015-2016.

 Dom Yao explicou que espera que "as Escrituras nos inspirem a ter mais sabedoria e que os Sacramentos nos nutram para a vida".

Segundo ‘Asia News’, esta é a primeira ordenação episcopal após o acordo provisório entre a Santa Sé e a China, anunciado em 22 de setembro de 2018. Este está relacionado com nomeação de bispos, mas os demais termos do acordo não foram divulgados.

Vários especialistas asseguram que, com este acordo, a China reconhece que, para ser consagrado bispo, é necessário ser nomeado pelo Papa.

Nesse sentido, essa ordenação poderia ser o resultado desse acordo, embora tanto os Bispos como os fiéis da China considerem que a nomeação de Dom Yao foi decidida pelo Papa antes da ratificação do acordo.

Vaticano confirma ordenação de outro bispo na China


O Vaticano confirmou a ordenação de Dom Stefano Xu Hongwei nesta quarta-feira, 28 de agosto, como Bispo Coadjutor de Hanzhong, na província chinesa de Shaanxi, depois da consagração, na segunda-feira, do Bispo de Jining, Dom Antonio Yao Shun, após o acordo entre a Santa Sé e a China.

“Posso confirmar que Dom Stefano Xu Hongwei, consagrado hoje, 28 de agosto de 2019, Bispo Coadjutor de Hanzhong (Shaanxi) na China, também recebeu o Mandato Pontifício e que sua ordenação se realizou no marco do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China, assinado em Pequim, em 22 de setembro de 2018”, assinalou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado.

Segundo publicou ‘Asia News’, Dom Stefano Xu Hongwei, de 44 anos, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de São Miguel, em Hanzhong, em uma cerimônia solene na qual todos os bispos da província de Shaanxi participaram junto com 80 sacerdotes, e que foi presidida pelo presidente do Conselho dos Bispos chineses, Dom Ma Yinglin, um dos sete prelados que tiveram a excomunhão suspensa pelo Papa Francisco após a assinatura do Acordo Provisório.

Em 22 de setembro de 2018, ao anunciar o Acordo, o Vaticano indicou que, em virtude do mesmo, decidiu "readmitir em plena comunhão eclesial os bispos ‘oficiais’ ordenados sem mandato pontifício", que ainda não estavam em comunhão com Roma.

O acordo "trata sobre a nomeação dos Bispos, um assunto de grande importância para a vida da Igreja, e cria as condições para uma colaboração mais ampla no nível bilateral", assinalou.

Com o Acordo Provisório, encerraram as décadas de desencontro diplomático entre a Igreja Católica e o governo chinês que levaram à divisão da comunidade católica entre os fiéis à Igreja em comunhão com Roma, que continuava funcionando de forma clandestina, e a Igreja oficial, reconhecida e controlada pelas autoridades comunistas chinesas.

A ordenação de Dom Xu Hongwei é, portanto, a segunda ordenação episcopal que ocorre na China no marco do Acordo Provisório.

Na cerimônia, que contou com a participação de milhares de pessoas, foi lido o documento do Conselho dos Bispos da China, pelo qual o novo Bispo é nomeado.
__________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário