terça-feira, 6 de agosto de 2019

Jerusalém: Arqueólogos teriam encontrado "Igreja dos Apóstolos" perto do mar da Galileia


Um grupo de arqueólogos que procurava a Igreja dos Apóstolos há anos afirma tê-la encontrado perto do Mar da Galileia, em Israel.

De acordo com um comunicado do Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs (CSAJCO), a escavação foi realizada pelo Instituto Kinneret de Arqueologia Galileana no Kinneret College, liderada pelo Prof. Mordechai Aviam, em colaboração com o Prof. R. Steven Notley, com CSAJCO e Nyack College, em Nova York.

 "A Igreja dos Apóstolos, como começamos a chamá-la, e que foi construída sobre a casa de Pedro e André, deve ter sido uma estrutura magnífica", manifestou R. Steven Notley, professor de Novo Testamento no Nyack College.

Do mesmo modo, assegurou que os arqueólogos escavaram o local durante quatro anos e precisarão de mais um para completar a escavação dos restos da igreja. "Vai levar mais uma temporada para descobri-la completamente", disse.

"Pelo caminho, passou por um local chamado Betsaida, onde viu a basílica construída sobre a casa de Pedro e de André", expressa o comunicado de CSAJCO.



Até o momento, apenas os quartos no sul da igreja foram escavados. Precisamente, a descoberta ocorreu durante a quarta temporada de escavações arqueológicas, da qual participaram estudantes das instituições mencionadas, assim como voluntários.

 O grupo desenterrou um piso de mosaico, o que para o professor significava uma "prova clara de que a igreja estava aqui na era bizantina". Nesse sentido, os escavadores identificaram a descoberta como a Igreja dos Apóstolos, que foi visitada por um bispo da Baviera chamado Willibald, em 725 d.C., o qual descreveu que viajou pelo Mar da Galileia visitando Tiberíades, Magdala, Cafarnaum e Kursi.

“A igreja pertencia a um complexo de mosteiro. Tinha pisos de mosaico ornamentados, alguns dos quais estão bem conservados. Encontrou-se um fragmento de mármore do presbitério, decorado com uma coroa de flores, assim como tesselas de vidro de cor dourada que pertenciam a um mosaico de parede. Esses elementos decorativos testemunham uma igreja grande e magnífica”, disseram.

Segundo o site dos pesquisadores, "os resultados indicam que há muitas casas enterradas sob a erosão do delta do rio Jordão”, pois esse ano, os escavadores demostraram que uma antiga aldeia judaica havia se espalhado por uma área muito grande.

Do mesmo modo, encontraram os restos de uma casa particular da época romana a 100 metros da principal área de escavação. As descobertas da casa que datam do século I ao III incluíam cerâmica, moedas, pesos de rede de pesca e um forno de cozimento. Um estudo geofísico foi realizado nas proximidades usando sensores eletromagnéticos operados no solo e de uma aeronave não tripulada pela Terralog Innovation Company.
_____________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário