terça-feira, 30 de maio de 2017

O que o “domingo” tem a ver com Jesus Cristo?


O nome do primeiro dia da semana é bastante semelhante nos idiomas de origem latina: domingo (em português e em espanhol), domenica (em italiano), dimanche (em francês), duminică (em romeno), diumenge (em catalão)…

A origem comum de todos esses termos é o adjetivo latino “dominicus” (pronuncia-se “domínikus”), que quer dizer “senhorial”, “próprio de quem é senhor”, “do senhor”. Por sua vez, “dominicus” vem de “dominus” (pronuncia-se “dôminus”), que significa, justamente, “senhor”.

O “nome completo” do primeiro dia da semana, em latim eclesiástico, é “dies dominicus“, ou seja, “o dia senhorial”, o “dia do Senhor”. 

A referência, obviamente, é a Jesus Cristo, o Senhor, e o domingo passou a ser dedicado a Ele por ter sido o dia da Sua Ressurreição.

Com o tempo, a expressão original “dia domínico” foi se transformando em “dia domingo” e, depois, acabou ficando só “domingo”. A palavra também perdeu o sentido original de adjetivo e virou substantivo, referindo-se apenas ao primeiro dia da semana.

A sua origem, no entanto, deixa claro o seu significado: o domingo é, literalmente, o dia do Senhor.
________________________

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário