sábado, 29 de abril de 2017

Uma Igreja sempre fundada pelo Senhor


Durante todo o tempo pascal a Igreja nos faz contemplar o Ressuscitado e o fruto da Sua obra: o dom do Espírito, que gera a Igreja e a vivifica, que nos santifica, sobretudo pelos sacramentos que nascem do lado aberto do Salvador; sacramentos celebrados pela Igreja, Esposa do Cordeiro, desposada no leito da cruz...

Primeiramente, é necessário que se diga sem arrodeios: Cristo sonhou com a Igreja, a amou e fundou-a. A Igreja, portanto, é obra do Cristo, foi por Ele fundada e a Ele pertence! Ela não se pertence a si mesma, não se pode fundar a si própria, não pode estabelecer ela própria a sua verdade.

A Igreja não é nossa; é de Cristo, somente de Cristo! Tudo nela deve referir-se a Cristo e a Ele – somente a Ele! - deve conduzir!


Eis aqui uma realidade que deveríamos ter presente: não é muito preciso, não é suficiente dizer que Cristo “fundou” a Igreja. Não! Isto é pouco, muito pouco!

A fundação da Igreja não terminou ainda: Cristo continua fundando-a, Cristo funda-a ainda hoje, ainda agora, por exemplo, em cada Eucaristia sagrada!

Continuamente, o Cordeiro de pé como que imolado, Cabeça da Igreja que é o Seu Corpo, funda, renova, sustenta, santifica, Sua dileta Esposa pela Palavra e pelos sacramentos: “Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de purificá-la com o banho da água e santificá-la pela Palavra, para apresentá-la a Si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível!” (Ef 5,25-27).

São afirmações impressionantes, belas, profundas: 

(1) Cristo amou a Sua Igreja e, por ela, morreu e ressuscitou;

(2) Pela Sua morte e ressurreição, de amor infinito, Ele purifica continuamente a Sua Igreja, santifica-a totalmente, sem desfalecer. Por isso a Igreja é santa, será sempre santa e não poderá jamais perder tal santidade, apesar das infidelidades de seus membros!

(3) Este processo de contínua fundação e santificação da Igreja em Cristo dá-se pelo “banho da água” – símbolo do Batismo e dos sacramentos em geral – e pela “Palavra” – símbolo da pregação do Evangelho.

Então, Cristo continua edificando Sua Igreja neste mundo pela Palavra e pelos sacramentos, sobretudo o Batismo e a Eucaristia. Ele é aquela senhora tão antiga e tão nova, nascida do lado de Cristo e, ao mesmo tempo, recém-nascida em cada seu membro que continua saindo da pia batismal.

Eis o Cristo pascal, eis o Vencedor da morte, eis o Esposo, eis o Pastor, que deu a vida pelas ovelhas e quis morrer pelo rebanho! Ele estará para sempre conosco, como Cabeça de Sua Igreja! A Ele a glória e o louvor pelos séculos!


Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário