domingo, 29 de dezembro de 2013

Reveillón: vacine-se contra o bicho macumbeiro!


Abre a champagne, Povo Católico!!! (repare… povo CATÓLICO. Se você não é católico, não estamos falando com você).

Olha só quem está pulando onda
pra ter mais sorte no ano que vem…
Estamos perto da grande festa da virada, na qual todos colocam a esperança de que a vida melhore, o salário aumente, o amor apareça e que a Miss Mundo finalmente consiga estabelecer a paz mundial. E para que tudo isso seja possível, em lugar de pedirmos a Deus, muitos católicos esquecem sua doutrina e são mordidos por uma espécie de bicho macumbeiro: acendem velas na praia, pulam sete ondinhas, comem romã e escolhem a cor “certa” da camisa (ou das roupas íntimas), entre várias outras maluquices.


A festa de ano novo é muito engraçada.  Por algum motivo insólito, depositamos a esperança da nossa vida na mudança do último dígito do ano, como se algum deus da matemática premiasse a todos por isso.  O fato é que nós todos adoramos um ciclo.  Repare que tudo a nossa volta obedece uma rotina de ciclos bem definidos e comemoramos sempre que eles se renovam (aniversário, metas da empresa, períodos da faculdade, ano letivo etc).  Tudo muito bonito.  Mas definitivamente não é motivo pra se acreditar que alguma coisa vá melhorar por causa disso.


No dia 31/12, a Praia de Copacabana vira um circo.  À tarde, boa parte das pessoas está fazendo o Pacotão Macumba Light, que consiste em cavar um buraco na areia e acender uma vela, que dizem ser para as almas… mas pra quê elas precisariam disso no reveillón?  Será que as almas vão à praia e precisam de buracos iluminados pra se encontrar?  Depois, tem que pular sete ondinhas e fazer um pedido, que aliás, não sei pra quem é. À noite, ainda tem que mastigar um monte de caroços de romã, fazer mais pedidos e escolher uma camisa branca pro mundo ficar em paz.

Muito católico faz essas besteiras (eu diria que é a maioria absoluta). Isso quando não partem para o Pacotão Macumba Agressiva, que inclui presença no terreiro demarcado ilegalmente nas areias da praia e barquinho cheio de traquitanas pra iemanjá, que só serve pra encher a praia de lixo no dia seguinte.

Pronto!  Depois de tanto treco, vai tudo melhorar!  Mas também como é que vai piorar?  Imagine um cara de branco, molhado, suado, cheio de areia, dentro de um terreiro, montando um barquinho com pentes e sabonetes baratos para lançá-lo ao mar.  Tudo isso, com a boca cheia de caroços de romã, no meio de uma multidão de mais de 2 milhões de pessoas!  Só pode melhorar mesmo…

Toda essa loucura é, no fundo, uma tentativa de “garantir” que no ano seguinte a vida seria melhor, passando por cima da burocracia divina.  Afinal, você sabe o que quer e Deus é que não te obedece, não é mesmo?  Acreditem, muitos católicos acham válido tomar esses “atalhos” esotéricos.

Mas nada disso serve pra nada.  Passada aquela noite de macumba, você vai estar na mesma faculdade, no mesmo colégio, no mesmo trabalho, com o mesmo salário… essas coisas só vão mudar se VOCÊ SE MOVER PARA ISSO.  E mover-se tem a ver com viver a vida e aproveitar as oportunidades. Não com o dígito final do ano!

Todas essas coisas só servem mesmo é para ofender a Deus.  O primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas” fala da Fé, Esperança e Caridade.  E tudo isso que falamos aí vai contra a nossa fé.  Só por causa da virada do ano, deixamos de depositar as nossas esperanças em Cristo para recorrer a toda sorte de mandingas para concretizar as nossas vontades.  Isso é literalmente virar as costas pra Ele, se achando capaz de resolver as coisas sozinho.  Já vimos esse filme no Jardim do Éden… e já vimos também no que deu.

Aí você pergunta: “puxa… a minha vida é tão dura.  Deus podia dar uma forcinha, não é?”.  Claro!  Mas siga o lema de São Bento: “Oração e Trabalho”.  Reze todos os dias e como bom filho, peça o que você quer ao seu Pai.  Mas não se esqueça de fazer por onde!  Deus não age na nossa vida como um mágico que muda tudo, mas como um Pai que sabe quais são os melhores caminhos para seus filhos.

Então, além de emagrecer, parar de fumar e tomar jeito na vida, faça mais uma proposta de fim de ano: Rezar e Trabalhar muito. Esse é o verdadeiro caminho para a mudança.


Um FELIZ 2014 a todos!!!!
______________________________
Fonte: O Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário