sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os dois senhores!



“Ninguém pode servir a dois senhores. 
Com efeito, ou odiará um e amará o outro,
ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo.
Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

Dois senhores: deus e o dinheiro, digamos Jesus e o mundo.

Chegamos a um momento muito importante de nossa caminhada e convido você, jovem, a compreender a fundo o mistério de amor e de pecado no qual estamos envolvidos. Mais do que nunca você precisa da graça de Deus, da luz do Espírito Santo para capturar a realidade envolvente do pecado e a força transformadora do amor, a fim de decidir-se por um caminho.

Com muita humildade, recolha-se num grande silêncio, e com profunda confiança peça ao Senhor a graça de conhecer os enganos e falsidades das promessas do mundo e a verdadeira vida que Jesus promete. Peça com insistência, porque somente pela graça de Deus pode-se compreender a proposta de Jesus.

A proposta do mundo, que tem por trás o pai da mentira (Satanás), apresenta-se com um grande atrativo e exerce sobre as pessoas um verdadeiro fascínio, promete a vida e felicidade. Mas é tudo engano, falsidade, fumaça nos olhos. Esteja agora bem atento à sua experiência pessoal e à sua observação das pessoas e da realidade que o envolve e verifique se é verdade ou não o modo como somos envolvidos pela proposta do mundo.

Inicialmente todos são atraídos pelo desejo de riquezas e felicidade, porque a riqueza abre as portas a todos os prazeres da vida: conforto, viagens, sexo, comidas e bebidas finas, espetáculos, mordomias, etc. Além disso, a riqueza confere status: a pessoa é considerada, bajulada e elogiada, sua opinião tem peso, suas decisões têm autoridade. Segue-se a ambição pelo poder, a ocupar um cargo de comando na política para que seus interesses, (que nesse caso pretendem ser também os interesses do povo), sejam definidos. E finalmente através desse processo a pessoa chega a um grande orgulho, à auto-suficiência, considerando-se o centro e a norma de tudo, julgando-se incapaz de errar, não aceitando a menor crítica, porque é incapaz de amar verdadeiramente: manipula, engana, escraviza, elimina as pessoas do seu caminho, porque não se interessa por ninguém, só se interessa por si mesma.

O fascínio dessa proposta, contudo, se exerce sobre todos: os pobres sonham com ganhar numa loteria, os jovens sonham com uma carreira que leve, não a ajudar e servir os pobres, mas à propaganda desse projeto que é assimilado tranquilamente, sem espírito crítico.

A proposta de Jesus. Jesus também promete a vida, a vida verdadeira, mas sua proposta aos olhos dos que seguem o mundo, é uma loucura total. Ela não se centra no “ter e ter sempre mais”, mas no “ser e ser sempre mais”.

Jesus convida à simplicidade de vida, ao desprendimento interior de todos os bens deste mundo: “Todo aquele que não renuncia a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). “Felizes os que têm um coração simples, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3).

Ora, os simples normalmente não são levados em consideração, não contam, não têm privilégios nem defensores. Seria de estranhar que os discípulos do Senhor sejam humilhados, ridicularizados e até mortos pelos que seguem o mundo? Contudo, essas humilhações e gozações do mundo, não lhes tiram a paz, porque estão radicados no amor do Pai e buscam “não a glória que vem dos homens, mas a glória que vem de Deus”. Humildes diante de Deus e dos homens, os seguidores de Jesus abrem-se para o amor. Esse foi o caminho de Jesus, esse é o caminho dos verdadeiros discípulos:

Francisco de Assis ao converter-se se vê incompreendido por seu pai, homem muito rico. Francisco devolve-lhe todos os bens, inclusive a própria roupa do corpo, fica nu, e diz: “Agora posso verdadeiramente dizer: Pai nosso que estás no Céu”.

Inácio de Loyola, ao perceber os enganos da proposta do mundo que seguia com avidez, abandona seu castelo, troca suas roupas finas com um mendigo e logo é desprezado por todos.

Dom Romero, colocando seu saber e seu poder a serviço dos pobres para defender seus direitos, é caluniado, perseguido e assassinado pelos poderosos deste mundo.

Inúmeros são os que abraçam a proposta de Jesus que, contra todas as aparências, leva à vida verdadeira.

“Nós anunciamos Cristo crucificado, que, para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura, mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraqueza no mundo, é vil e desprezado; o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é, a fim de que vós estejais em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria proveniente de Deus, justiça, santificação e redenção” (1Cor 1,23.27-30).

 PARA REFLETIR: Situe-se no texto.

1-      Onde você se encontra?

2-      Por que você se encontra aí?

3-      Onde gostaria de se colocar? Por quê?
___________________________________________________
Fonte: desconhecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário