sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mandela: Conferência Episcopal da África do Sul destaca "inspiração" e "liderança" de antigo presidente


A Conferência Episcopal da África do Sul manifestou a sua "profunda tristeza" pela morte de Nelson Mandela, antigo presidente do país e Prémio Nobel da Paz, elogiando a sua "liderança" na reconciliação da nação. "A Igreja Católica manifesta a sua gratidão a uTata Mandela pelo sacrifício que fez por todos os povos da África do Sul e pela liderança e inspiração que ofereceu ao liderar-nos no caminho para a reconciliação", escreve D. Stephen Brislin, arcebispo da Cidade do Cabo e presidente do organismo episcopal, numa nota de condolências.

O documento sublinha que Mandela, falecido esta quinta-feira aos 95 anos de idade, "nunca abdicou dos seus princípios e visão" na construção de uma África do Sul "democrática e justa", com oportunidades iguais para todos, "mesmo com o grande custo da sua própria liberdade".

"Apesar do grande sofrimento ao longo da sua vida, ele nunca respondeu ao racismo com racismo", acrescenta o prelado. D. Stephen Brislin recordou que quando Mandela foi libertado em fevereiro de 1990 o país se encontrava em "tumulto" e havia "sangue derramado quase diariamente". "Através da sua liderança nesse tempo, reforçada quando se tornou presidente em 1994, liderou o país no caminho da reconciliação e da paz, pedindo a todos os sul-africanos que atirassem as armas de destruição ao mar. Por isso, estaremos sempre em dívida para com ele", sublinha o presidente da Conferência Episcopal da África do Sul.



Nelson Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, após liderar as negociações para o fim do Apartheid, uma luta que lhe valeu mais de 27 anos na cadeia e que seria reconhecida com o Nobel da Paz, em 1993, juntamente com o antigo presidente Frederik Willem de Klerk. "A melhor maneira de prestar tributo à vida de Nelson Mandela é lutar pelos ideais que ele acarinhou: liberdade, igualdade e democracia", refere a mensagem da Conferência Episcopal da África do Sul. OC 
_____________________________________
Disponível em: Central Católica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário