quinta-feira, 27 de abril de 2017

Oração dos Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB pelo atual momento do Brasil


Reunidos no Conselho Episcopal Regional (Conser), nos dias 27 a 30 de março, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB prepararam uma oração pelo atual momento do Brasil. No texto, eles convocam todas as Igrejas particulares de Goiás e do Distrito Federal a terem discernimento e coragem para construir um novo mundo possível. Os bispos lembram, na oração, que a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é um momento importante de renovação do compromisso em defesa da vida. Eles também refletem sobre a Páscoa e rezam para que o Senhor nos liberte das trevas deste mundo: medo, desesperança, violência, descrédito, corrupção, desconfiança. Por fim, pedem a intercessão de Nossa Senhora, para que rogue ao país e ao seu povo, cravado nas dioceses espalhadas por todo o país.

ORAÇÃO DOS BISPOS DO REGIONAL CENTRO-OESTE
DA CNBB PELO ATUAL MOMENTO DO BRASIL

Senhor, confiaste-nos o pastoreio nas Dioceses do Regional Centro-Oeste. Unidos a Ti, ó supremo e misericordioso Pastor, e movidos pelo Teu desejo de unidade e de colegialidade, nos encontramos para rezar juntos e para refletir sobre a caminhada de nossas Igrejas diocesanas e sobre o atual momento brasileiro. Com os nossos corações unidos pela oração, Te pedimos que as nossas palavras venham primeiro de Ti e que ajudem a lançar luzes de discernimento e coragem para construir um novo mundo possível ao nosso Brasil.

Pai Eterno, de Tuas mãos todas as coisas foram criadas. Como o oleiro com a obra de sua arte, nos deste a figura de Tua imagem e semelhança. Movidas pela cobiça e pela ganância, avançam sem limites as fronteiras da monocultura e a idolatria do mercado, destruindo os biomas brasileiros, privatizando o controle das sementes, secando rios e nascentes, devastando o jardim da criação divina e desfigurando a vida humana. Por isso, com a Campanha da Fraternidade, que estamos promovendo e incentivando, renovamos nosso compromisso de defesa da vida no Cerrado brasileiro, com suas águas, sua biodiversidade e com o povo que aqui habita, em sua dignidade, cultura e fé, na defesa da vida.

Senhor Jesus, Verbo eterno feito carne, amor de todos os amores, nosso redentor e salvador, que um dia nos chamaste a segui-lo e nos enviaste em missão! Hoje, compartilhando com os sofrimentos e encruzilhadas de nosso país conflagrado, meditamos sobre a Tua cruz: a falta de uma casa onde pudesses nascer; a fuga apressada de Teus pais, contigo ao colo, para protegê-lo da fúria de Herodes, ameaçado em seu poder; as investidas que enfrentaste dos fanatismos farisaicos e daqueles que manipulavam o povo para Te crucificar; o julgamento tendencioso que Te condenou à pena de morte no meio de dois ladrões, também julgados pelas autoridades que oprimiam e expropriavam o povo. 

Senhor Jesus, como ao cego Bartimeu, ajuda-nos a enxergar e a contribuir para compreender melhor a realidade de nosso querido Brasil. Faze com que a nossa política brasileira seja o lugar de autêntico empenho pelo bem comum, com a construção de consensos coletivos e de atenção preferencial aos mais vulneráveis, superando as lutas fratricidas pelas derrubadas e conquistas do poder. Ajuda-nos na reconstrução da ética e da democracia, vencendo a corrupção que dilacera o Estado, a sociedade e cada pessoa.

Orienta os brasileiros para edificarmos um judiciário imparcial e sem corporativismo, para elaborarmos uma reforma política capaz de conduzir às escolhas honestas e limpas, para formularmos uma previdência e uma legislação trabalhista que protejam os idosos, os mais pobres, e os trabalhadores do campo e da cidade.

Divino Espírito Santo, que és a força de vida na criação do mundo, a fecundidade no ventre de Maria, a coragem da Igreja pascal impulsionada em Pentecostes! Envia-nos a tua luz para iluminar os caminhos da nossa fé, os rumos de nossa pastoral, as saídas para a recuperação sustentável de nossa economia, as possibilidades éticas para a reconstrução política de nossa pátria, a defesa da vida humana desde a sua concepção no ventre materno até o seu declínio natural, a proteção da família como fundamento para a existência da sociedade e da civilização. Liberta-nos das trevas do medo, da desesperança, da violência, do descrédito, da corrupção, da desconfiança, da falta de horizontes de futuro e dos atentados ideológicos contra a natureza e a identidade do homem e da mulher. Ajuda-nos a ver e a fazer ver um novo Brasil, justo, fraterno e solidário.

Ó Maria, que no coração da Trindade Santa és coroada como a Rainha do céu e da terra! Ó advogada nossa, neste ano lembramos o centenário de tua aparição em Fátima e os 300 anos do achado de tua imagem em Aparecida. Roga ao teu Filho pelo nosso Brasil. Roga pelas nossas dioceses. Roga por nós, agora e na hora de nossa morte!

Amém!
_______________________________
CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário