quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A missão das famílias na Igreja e no mundo


A celebração da Solenidade da Sagrada Família no Tempo do Natal nos ajuda a compreender a importantíssima missão da família na Igreja e no mundo. O Filho de Deus veio ao mundo na Sagrada Família de Nazaré para nos revelar a singular missão da família no desígnio de Deus para a salvação da humanidade. Como parte deste projeto, a Santíssima Trindade escolheu a família como lugar para manifestar o Seu amor por nós. Ao mesmo tempo, a família é o lugar privilegiado para corresponder ao amor que Deus manifestou a nós em Jesus Cristo, no amor à família, aos pais, aos irmãos, aos filhos, aos avós. Desde o princípio do cristianismo, a família já era uma verdadeira igreja doméstica, onde os cristãos tinham um lugar privilegiado para o encontro com Deus. Ao mesmo tempo, a família já era também um lugar propício para, em Cristo, encontrar com os familiares, mas também irmãos e amigos na fé, para o enriquecimento mútuo, através da comunhão, da partilha e da vivência autêntica da fé. A família já era também, desde tempos remotos, um lugar de refúgio contra as perseguições do mundo, contra as maldades e ciladas de Satanás e contra o “espírito do mundo”1, que se opõe ao Espírito de Deus.

A família como lugar da manifestação do Amor

Deus, que é Amor2, veio ao mundo na Sagrada Família, para fazer da família um “lugar particular do amor”3. A comunhão de amor entre Deus e os homens, conteúdo fundamental da Revelação e da experiência da fé de Israel, encontra uma sua significativa expressão na aliança nupcial, que que se realiza entre o homem e a mulher. Este vínculo de amor entre os esposos torna-se a imagem e o símbolo da Aliança que une Deus e o seu povo4. No entanto, “a comunhão entre Deus e os homens encontra o seu definitivo cumprimento em Jesus Cristo, o Esposo que ama e se doa como Salvador da humanidade, unindo-a a Si como seu corpo”5. A revelação da verdade do “princípio” a respeito do Matrimônio, que liberta o homem da dureza do seu coração6, chega à sua definitiva plenitude no dom do amor que o Verbo de Deus faz à humanidade, assumindo a natureza humana, e no sacrifício que Jesus Cristo faz de si mesmo sobre o altar da cruz, pela sua Esposa, a Igreja. Da mesma forma, os esposos devem amar as suas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela7. Os esposos são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação realizada por Cristo na Cruz, da qual o sacramento do Matrimônio os faz participantes. “Deste acontecimento de salvação, o Matrimônio como cada sacramento, é memorial, atualização e profecia: ‘Enquanto memorial, o sacramento dá-lhes a graça e o dever de recordar as grandes obras de Deus e de as testemunhar aos filhos; enquanto atualização, dá-lhes a graça e o dever de realizar no presente, um para com o outro e para com os filhos, as exigências de um amor que perdoa e que redime; enquanto profecia dá-lhes a graça e o dever de viver e de testemunhar a esperança do futuro encontro com Cristo’”8 , no Reino dos Céus.

Quanto à fecundidade do amor conjugal, esta “alarga-se e enriquece-se com todos aqueles frutos da vida moral, espiritual e sobrenatural que o pai e a mãe são chamados a doar aos filhos e, através dos filhos, à Igreja e ao mundo”9. A este respeito, a Palavra de Deus nos ajuda a compreender como deve ser o relacionamento familiar entre os cristãos: “As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, […] Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. […] Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra10. Pais, não exaspereis [não faças perder a esperança os] vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.”11. A este respeito, deu testemunho o próprio Filho de Deus que, depois de ser encontrado no Templo entre os doutores da lei, voltou para casa com a Virgem Maria e São José: “desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso”12. Em vista disso, se o Verbo de Deus feito homem foi submisso a seus pais durante sua vida terrena, com muito mais razão devemos ser submissos, em primeiro lugar a Deus e a Igreja, mas também as esposas aos seus esposos e os filhos aos seus pais, como nos ensina São Paulo. Por sua vez, os esposos devem amar suas esposas como Cristo amou sua Igreja, ou seja, entregando a suas vidas por amor a elas13, numa doação total por amor. Estes são ensinamentos preciosíssimos, principalmente em nossos dias, nos quais quer se estabelecer uma igualdade absoluta entre homem e mulher, entre pais e filhos. É verdade que todos temos a mesma dignidade diante de Deus, independente do sexo ou do nosso lugar na família, pois somos todos filhos de Deus. No entanto, o esposo, o pai de família, tem sua dignidade própria e deve ser respeitado como tal pela esposa e pelos filhos. Da mesma forma a esposa, a mãe de família, que deve ser amada e respeitada, pelo esposo e pelos filhos. Por sua vez, os filhos devem amar, honrar e respeitar os pais, e estes devem respeitar, amar e educar seus filhos, no Senhor.

Ainda não falam e já confessam a Cristo


Nasceu o grande Rei, como um menino pequeno. Os Magos são atraídos de longes terras; vêm para adorar Aquele que ainda está no presépio, mas já reina no Céu e na terra. Quando os Magos anunciam que nasceu o Rei, Herodes perturba-se e, para não perder o reino, decide matar o recém-nascido; e, no entanto, se tivesse acreditado n’Ele, poderia reinar tranquilo na terra e para sempre na outra vida. 

Que temes, Herodes, ao ouvir dizer que nasceu o Rei? Ele não veio para te destronar, mas para vencer o demônio. Tu, porém, não o compreendes; e por isso te perturbas e te enfureces, e, para que não escape aquele único Menino que buscas, te convertes em cruel assassino de tantas crianças. 

Nem as lágrimas das mães nem o lamento dos pais pela morte de seus filhos, nem os gritos e gemidos das crianças te comovem. Matas o corpo das crianças, porque o temor te matou o coração; julgas que, se conseguires o teu propósito, poderás viver muito tempo, quando precisamente queres matar a própria Vida. 

Aquele que é a fonte da graça, que é pequeno e grande ao mesmo tempo, e que jaz no presépio, aterroriza o teu trono; por meio de ti, e sem que tu o saibas, realiza os seus desígnios e liberta as almas do cativeiro do demônio. Recebeu como filhos adotivos os filhos dos que eram seus inimigos. 

As crianças, sem o saberem, morrem por Cristo; os pais choram os mártires que morrem. Àqueles que ainda não podiam falar, Cristo os faz suas dignas testemunhas. Eis como reina Aquele que veio para reinar. Eis como já começa a conceder a liberdade Aquele que veio para libertar, e a dar a salvação Aquele que veio para salvar. 

Mas tu, Herodes, ignorando tudo isto, perturbas-te e enfureces-te; e enquanto te enfureces contra aquele Menino, já estás a prestar-Lhe, sem o saberes, a tua homenagem. 

Maravilhoso dom da graça! Que méritos tinham aquelas crianças para obterem tal triunfo? Ainda não falam e já confessam a Cristo. Ainda não podem mover os seus membros para travar batalha e já alcançam a palma da vitória.


Sermão de São Quodvultdeus, bispo

(Sermo 2 de Symbolo; PL 40, 655) (Sec V)

Sermão da Intolerância


A verdade é intolerante com a mentira, pelo fato de que a primeira exclui a segunda. Assim como a falsa mãe aceita o filho cortado ao meio, a falsa religião se contenta em ver a a Verdade despedaçada e aceita todo um aglutinado de inverdades, com a intenção de destruir o que é reto.

O cardeal Pie assim o expõe de forma clara no famoso sermão da intolerância.

“A religião que vem do céu é verdade, e é intolerante com relação às doutrinas errôneas; a religião que vem do céu é caridade, e é cheia de tolerância quanto às pessoas.” 

Santos Inocentes


A festa de hoje, instituída pelo Papa São Pio V, ajuda-nos a viver com profundidade este tempo da Oitava do Natal. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras. Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, “encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes – ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: ‘Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem'” (Mt 2,11-20). Quanto ao número de assassinados, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14.000; os Sírios 64.000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144.000. Calcula-se hoje que terão sido cerca de vinte ao todo. Foram muitas as Igrejas que pretenderam possuir relíquias deles.


Na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficou sendo a destes. Começava nas vésperas de 27 de dezembro e acabava no dia seguinte. Tendo escolhido entre si um “bispo”, estes cantorzinhos apoderavam-se das estolas dos cônegos e cantavam em vez deles. A este bispo improvisado competia presidir aos ofícios, entoar o Inviatório e o Te Deum e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat: Derrubou os poderosos do trono, no fim das segundas vésperas. Depois, o “derrubado” oferecia um banquete aos colegas, a expensas do cabido, e voltava com eles para os seus bancos. Esta extravagante cerimônia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas.

A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de “pequenos inocentes”: crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus. Por estes pequeninos, sobretudo, é que nós cristãos aspiramos a um mundo mais justo e solidário.

Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e mereceram a glória eterna segundo a promessa de Jesus. A Igreja celebra a festa dos Santos Inocentes perto da Natividade de Jesus, uma vez que tudo aconteceu após visita dos reis magos. A escolha foi proposital, pois quis que os Santinhos Inocentes alegrassem com sua presença a manjedoura do Menino Jesus.


Meu Senhor, pelos Santos Inocentes, quero Vos rogar hoje por todos aqueles que são injustiçados, sofrem ameaças, são marginalizados e incompreendidos. Olhai pelos pequeninos, abandonados e assassinados pelas estrutura de morte de nossa sociedade. Que convosco eles alcancem dignidade e paz. Amém.


Santos Inocentes, rogai por nós!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Da gruta de Belém ao Calvário


Todos nós temos uma missão nesta terra. Quando Deus nos criou, Ele em sua infinita bondade, nos deu uma vocação particular. Uns são chamados ao sacerdócio, outros ao matrimônio, outros, porém, à vida consagrada. Em cada estado de vida o Senhor também faz chamados especiais (particulares) para cada pessoa. São Padre Pio foi sacerdote, porém, como padre, teve um chamado maior, particular, que foi viver cinquenta anos sentindo as dores dos estigmas. Este também construiu um hospital. Santa Faustina foi uma freira, mas teve o chamado particular de difundir a devoção à Divina Misericórdia no mundo. Todos nós somos chamados a algo. O Senhor nos confia a alguma coisa. O Senhor nos deu uma missão. Devemos cumpri-la.

Por isso, ao contemplarmos o Menino Jesus no presépio, lembremos que ali está uma missão, ali há um desígnio do Pai. A encarnação do Verbo não foi à toa. Jesus Cristo, Filho de Deus, tinha uma missão. Olhemos para o Menino Jesus na manjedoura, sob o olhar e a proteção da Virgem Maria e de S. José, e contemplemos este amor de Deus que se faz verdadeiro homem para que sejamos glorificados no Céu. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Mas porquê? Porque Deus é amor, e o amor não podia ser contido no Céu, este amor teve que invadir nossa realidade, mesmo que nossos primeiros pais por um momento tenham “expulsado” o amor da Terra. Este Amor veio e se tornou um conosco, para que nós, que outrora queríamos ser “deuses”, pudéssemos, pela Misericórdia de Cristo, participar da Glória do Pai eternamente.

Sabendo, então, que a missão de Cristo era tirar-nos da miséria do pecado, da escravidão do demônio, olhemos para este belo Menino Deus, e lembremos do fim de sua vida terrena. Não podemos separar a manjedoura do patíbulo da Cruz. Ele se fez carne no ventre puríssimo e imaculado de Nossa Senhora, foi colocado em uma manejedoura e não em um berço de ouro; tudo isso porque ele estaria em um trono, não de glória, mas no trono da Santa Cruz. O trono de glória Cristo recebera após Sua ressurreição. Em sua gloriosa ressurreição e ascenção, Cristo nos levou com ele. Mas para isso, Ele teve que sofrer, ser triturado nas mãos dos pagãos, e, elevado no madeiro da Cruz no monte Calvário, lavar o mundo com Seu preciosíssimo sangue. Eis que o ofendido se torna um com os ofensores, e lava com seu próprio sangue a imundície produzida pelos outros. Eis que o amor veio nos amar. Eis que na pobreza da manjedoura está Aquele que nos libertará da pobreza espiritual do pecado, e nos levará para a glória da Santíssima Trindade. 

A Vida manifestou­-se na carne


O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com as nossas mãos acerca do Verbo da Vida. Quem poderia tocar com suas mãos o Verbo, se não fosse porque o Verbo Se fez carne e habitou entre nós? 

O Verbo, que Se fez carne para poder ser tocado com as mãos, começou a ser carne no seio da Virgem Maria; mas não foi então que começou a ser o Verbo, porque, como diz São João, Ele era desde o princípio. Vede como a sua Epístola é confirmada pelas palavras do seu Evangelho que acabais de escutar: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus. 

Talvez haja alguém que tome a expressão «Verbo da Vida» como se fosse referida a Cristo, mas não ao corpo de Cristo que podia ser tocado com as mãos. Reparai no que vem a seguir: E a Vida manifestou­-se. Portanto, Cristo é o Verbo da Vida. 

E como Se manifestou? Era desde o princípio, mas não se tinha manifestado aos homens; apenas Se tinha manifestado aos Anjos, que O contemplavam e se alimentavam d’Ele como de seu pão. Mas que diz a Escritura? O homem comeu o pão dos Anjos. 

Portanto, a Vida manifestou-Se na carne, para que, nesta manifestação, aquilo que só o coração podia ver, fosse visto também com os olhos e desta forma sarasse os corações. De fato o Verbo só pode ser visto com o coração, ao passo que a carne pode ser vista também com os olhos corporais. Éramos capazes de ver a carne, mas não éramos capazes de ver o Verbo. Por isso O Verbo Se fez carne que nós podemos ver, para sarar em nós aquilo que nos torna capazes de ver o Verbo. 

Nós damos testemunho do Verbo e vos anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e foi manifestada em nós, isto é, foi manifestada entre nós e, ainda mais claramente, foi-nos manifestada. 

Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos. Prestai atenção: Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos. Eles viram o Senhor presente na carne, ouviram as palavras da sua boca e anunciaram-nas a nós. Por isso também nós ouvimos, mas não vimos. 

Seremos nós, por isso, menos afortunados que aqueles que viram e ouviram? Mas então, porque acrescenta: Para que estejais também em comunhão conosco? Eles viram e nós não vimos; e, apesar disso, estamos em comunhão, porque temos uma fé comum. 

E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo; e vos escrevemos isto, para que a vossa alegria seja completa. A alegria completa encontra-se, como ele diz, na mesma comunhão de vida, na mesma caridade, na mesma unidade.



Dos Tratados de Santo Agostinho, bispo, sobre a Primeira Epístola de São João 
(Tract. 1, 1. 3: PL 35, 1978. 1980) (Sec. V)

Um homossexual pode ser santo?


O Catecismo da Igreja Católica tem duas cláusulas sucessivas que fazem parte de um capítulo chamado “Castidade e homossexualidade”: ambas devem ser lidas conjuntamente, numa unidade de sentido. O parágrafo 2357 estabelece que os atos homossexuais são contrários à lei natural por fecharem o ato sexual ao dom da vida. É uma declaração dura, mas vem acompanhada pelo parágrafo 2358, que afirma: os homossexuais devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza, evitando-se todo sinal de discriminação injusta.

A homossexualidade não é necessariamente um pecado. Todo pecado implica uma escolha deliberada de algo que a pessoa mesma entende que é moralmente inadmissível. O Catecismo destaca que “um número considerável de homens e mulheres apresentam tendências homossexuais profundamente arraigadas” e que “esta inclinação, objetivamente desordenada, constitui para a maioria deles uma autêntica provação”.

Devemos levar em conta que as tendências homossexuais, cujas causas e elementos característicos continuam sendo objeto de acalorado debate entre sexólogos, psicólogos e educadores, não são em si pecaminosas. O pecado consiste em sucumbir de forma deliberada, o que se aplica não só às tendências homossexuais: em muitos outros exemplos, os seres humanos precisam manter sob controle as suas inclinações naturais, a fim de serem donos de si mesmos e viverem uma vida de ascetismo e superação, que requer grande esforço.

Por isso, o Catecismo acrescenta que as pessoas homossexuais são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unirem ao sacrifício da Cruz de nosso Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa da sua condição. 

São João, apóstolo e evangelista


O nome deste evangelista significa: “Deus é misericordioso”: uma profecia que foi se cumprindo na vida do mais jovem dos apóstolos. Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.

Jesus teve tal predileção por João que este assinalava-se como “o discípulo que Jesus amava”. O apóstolo São João foi quem, na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e, foi também a João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19,26s).

Quando Jesus se transfigurou, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá. João é sempre o homem da elevação espiritual, mas não era fantasioso e delicado, tanto que Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, que significa “filho do trovão”.

João esteve desterrado em Patmos, por ter dado testemunho de Jesus. Deve ter isto acontecido durante a perseguição de Domiciano (81-96 dC). O sucessor deste, o benigno e já quase ancião Nerva (96-98), concedeu anistia geral; em virtude dela pôde João voltar a Éfeso (centro de sua atividade apostólica durante muito tempo, conhecida atualmente como Turquia). Lá o coloca a tradição cristã da primeiríssima hora, cujo valor histórico é irrecusável.

O Apocalipse e as três cartas de João testemunham igualmente que o autor vivia na Ásia e lá gozava de extraordinária autoridade. E não era para menos. Em nenhuma outra parte do mundo, nem sequer em Roma, havia já apóstolos que sobrevivessem. E é de imaginar a veneração que tinham os cristãos dos fins do século I por aquele ancião, que tinha ouvido falar o Senhor Jesus, e O tinha visto com os próprios olhos, e Lhe tinha tocado com as próprias mãos, e O tinha contemplado na sua vida terrena e depois de ressuscitado, e presenciara a sua Ascensão aos céus. Por isso, o valor dos seus ensinamentos e o peso de das suas afirmações não podiam deixar de ser excepcionais e mesmo únicos.

Dele dependem (na sua doutrina, na sua espiritualidade e na suave unção cristocêntrica dos escritos) os Santos Padres daquela primeira geração pós-apostólica que com ele trataram pessoalmente ou se formaram na fé cristã com os que tinham vivido com ele, como S. Pápias de Hierápole, S. Policarpo de Esmirna, Santo Inácio de Antioquia e Santo Ireneu de Lião. E são estas precisamente as fontes donde vêm as melhores informações que a Tradição nos transmitiu acerca desta última etapa da vida do apóstolo.

São João, já como um ancião, depara-se com uma terrível situação para a Igreja, Esposa de Cristo: perseguições individuais por parte de Nero e perseguições para toda a Igreja por parte de seu sucessor, o Imperador Domiciano.

Além destas perseguições, ainda havia o cúmulo de heresias que desentranhava o movimento religioso gnóstico, nascido e propagado fora e dentro da Igreja, procurando corroer a essência mesma do Cristianismo.

Nesta situação, Deus concede ao único sobrevivente dos que conviveram com o Mestre, a missão de ser o pilar básico da sua Igreja naquela hora terrível. E assim o foi. Para aquela hora, e para as gerações futuras também. Com a sua pregação e os seus escritos ficava assegurado o porvir glorioso da Igreja, entrevisto por ele nas suas visões de Patmos e cantado em seguida no Apocalipse.

Completada a sua obra, o santo evangelista morreu quase centenário, sem que nós saibamos a data exata. Foi no fim do primeiro século ou, quando muito, nos princípios do segundo, em tempo de Trajano (98-117 dC).

Três são as obras saídas da sua pena incluídas no cânone do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que têm o seu nome.


Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar. Amém.


São João Evangelista, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Um cristão morto por causa da fé a cada 6 minutos em 2016, afirma estudo


Massimo Introvigne, diretor do Centro de Estudos Novas Religiões (Cesnur), afirmou que durante o ano 2016 foram assassinados perto de 90.000 cristãos por causa da fé, quer dizer um a cada seis minutos aproximadamente, e que a maioria foram mortos em conflitos tribais na África.

Em declarações à Rádio Vaticano, informou que o “Center for Study of Global Christianity publicará no próximo mês suas estatísticas que falam de 90.000 cristãos assassinados por causa da sua fé, um morto a cada 6 minutos”. E indicou que esta cifra é menor que os 105.000 assassinados e, 2014.

Sobre as cifras de 2016, Introvigne disse que dos 90.000 assassinatos, “70%, quer dizer 63.000, foram mortos em conflitos tribais na África. O Centro os inclui na estatística porque consideram que em grande parte se trata de cristãos que se negaram a tomar as armas por razões de consciência. Os outros 30%, quer dizer 27.000, morreram em atentados terroristas, destruição de vilas cristãs e perseguições do governo, como no caso da Coreia do Norte”.

Do mesmo modo, indicou que de acordo a três centros de estudos dos Estados Unidos e do Cesnur, “estima-se que entre 500 e 600 milhões de cristãos não podem professar a fé de modo totalmente livre”.

“Sem querer esquecer ou diminuir o sofrimento dos membros de outras religiões, os cristãos são o grupo religioso mais atingidos do mundo”, assinalou. 

Católicos de Alepo celebram Missa de Natal em catedral destruída pela guerra


Centenas de católicos maronitas da recém libertada Alepo (Síria), celebraram a Missa de Natal na catedral maronita de São Elias, que ficou em ruínas devido aos bombardeios e permaneceu fechada durante os quatro anos em que as forças do governo e os grupos jihadistas e rebeldes disputavam o controle da cidade.

A Eucaristia começou às 11:00 a.m. (hora local) e foi presidida por Dom Joseph Tobji, Arcebispo maronita de Alepo. No centro do templo, em meio aos escombros de pedra e sob o teto destruído, os fiéis armaram um lindo presépio com a Virgem Maria, o Menino Jesus, São José e a estrela de Belém. O altar foi decorado com flores brancas.


Os fiéis foram colocados nas partes laterais da catedral, em frente ao altar e na parte superior. Tiveram que sentar-se em cadeiras de plástico porque as bancas estavam destruídas. Na celebração entoaram canções de natal em inglês, francês e árabe.

Depois da Missa, um grupo de líderes muçulmanos visitou a catedral e um cristão que foi como representante do Grande Mufti da Síria transmitiu suas saudações por Natal. Ao terminar se reuniram com Dom Tobji e vários sacerdotes.

O diácono Santo Estevão: “Viram seu rosto resplandecente como de um anjo”.


Os Atos dos Apóstolos nos contam a eleição dos primeiros diáconos, sendo o primeiro nomeado Estevão "cheio de Fé e do Espírito Santo" (At 6, 5), "cheio de graça e do poder de Deus" (At 6, 8). E narram o enorme apostolado que ele desenvolveu em Jerusalém.

Porém, surgiram invejas, inimizades, ódios... porque "não podiam resistir à Sabedoria e ao Espírito com que ele falava" (At 6, 10). E subornaram falsas testemunhas para o condenar a morte. O jovem diácono compareceu diante do supremo tribunal dos Judeus, o Sinédrio, porém "todos viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo". Converteram-se? Não. O ódio cresceu e o condenaram a morte.

Estevão foi apedrejado, fora da cidade, e converteu-se assim no primeiro mártir da História da Igreja Católica. Ao morrer, perdoou seus algozes exclamando em alta voz: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado!" (At 7, 60).

Onde está esse corpo bendito do primeiro homem que, a semelhança de Jesus, deu a vida pelos irmãos, pela sua conversão e salvação eterna? 

Jesus Cristo, Deus e Homem


Este artigo ensina que Jesus Cristo é o Redentor prometido a Adão e Eva em Gênesis 3,15, o único Filho de Deus, e por esse mesmo fato, Senhor de toda Criação. Ele é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, enviada ao mundo pelo Pai para se tornar homem e nos salvar de nossos pecados. Então São Pedro disse em Mateus 16,16: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”. O nome Jesus significa Salvador, como vemos de Mateus 1,2. O nome “Cristo”, “Messias” em hebraico, significa o Ungido (ver Atos 10,38).

Jesus é Deus

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, escreveu São João (1,14). Assim, a segunda pessoa da Santíssima Trindade assumiu a natureza humana. Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Verbo Divino de quem João escreveu: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (João 1, 1).

Ele se tornou homem

“Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher” (Gálatas 4, 4). Para se tornar um membro da raça humana no sentido mais pleno, a Segunda Pessoa da Trindade tornou-se homem ao nascer de uma mulher humana, Maria. Ele foi concebido por ela sem a ajuda de um pai humano, mas antes, pelo poder do Espírito Santo. Assim, o Deus-homem Jesus Cristo tinha somente Deus como Seu Pai, e a Virgem Maria como Sua Mãe.

Jesus como Mestre

Podemos facilmente ver que Ele não era o mesmo que outros grandes mestres religiosos. Ele não só fazia milagres que podiam ser autenticados, mas os trabalhava em contextos tais que havia um vínculo estabelecido entre o milagre e a reivindicação, como vemos na cura do paralítico em Marcos 2. Ele predisse Sua própria ressurreição; Ele viveu uma vida de tal santidade que Ele podia desafiar as pessoas: “Quem de vós podeis me convencer de pecado?” (João 8,46). Quase ninguém mais ousaria dar esse desafio! Seu ensino não descansava no raciocínio humano, mas na autoridade divina que Ele reivindicava, por exemplo, quando Ele disse várias vezes: “Vós ouvistes que foi dito aos antigos … mas eu vos digo” (Mateus 5,27). Ele inspirou Seus seguidores a segui-Lo até mesmo a terríveis mortes. Se alguém objeta: outras religiões tiveram mártires também – correto. Mas nenhum deles pode fornecer o suporte sólido de dados que nós podemos, como será mostrado em nosso esboço de apologética na parte um, a ser postada em breve.

Jesus como Redentor

No entanto, a principal razão pela qual Deus se fez homem foi para nos redimir do pecado, isto é, para pagar a dívida de nossos pecados, como disse Leo o Grande (Carta a Flaviano, 13 de junho de 449). Lemos na Epístola aos Efésios (2: 4-5): “Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, mesmo estando mortos em nossas transgressões, nos tornou vivos novamente juntamente com Cristo.” 

Nasceu para vós um Salvador!


Estamos no Natal do Senhor. O que o Anjo disse aos pastores exprime bem o mistério que os cristãos celebram: “Não temais! Hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor!”

Este anúncio, que tanta alegria e esperança já suscitou, tanto de paz e beleza já inspirou, atualmente é ouvido pelo mundo com solene e fria indiferença: “Quem precisa de salvadores? A ciência nos dá conforto e explicações da realidade; a liberdade sem limites de que gozamos nos dá a possibilidade de viver a vida como bem queremos; a oferta de diversões de todo o tipo nos entrete e cria uma sensação de felicidade. Então: estamos salvos, salvos por nós mesmos e não precisamos de um Salvador. Somos nossos próprios salvadores!”

E, no entanto, se olharmos o coração humano com um pouquinho mais de vagar e profundidade: solidão, tristeza, fome, violência, injustiças gritantes, fracassos, doenças incuráveis, sofrimentos lacerantes, feridas profundas na alma, fobias e frustrações e, por fim, a morte, que primeiro é ameaça e, finalmente, uma realidade onipresente e dolorosa... Pobre homem, eterno caniço agitado pelo vento, erva que fenece ligeiro ao calor do sol da vida...

Por mais que os filhos de Adão queiram esconder e negar, eles precisam de um Salvador, que lhes dê pleno sentido à existência, que descortine o caminho da verdade e lhes conceda o dom da vida imperecível. Nossa sociedade não é melhor ou mais madura porque pensa não precisar de salvação. É somente mais cega, mais néscia, mais obtusa. Vive um ilusão triste e frustrante...
 

Humilhou-se a Si mesmo!


No Natal, Jesus não nasce novamente, um novo nascimento a cada ano! Isto seria voltar aos mitos pagãos, sobretudo àqueles de origem agrícola, nos quais o deus renasce com a natureza, em cada primavera...

Imaginem se cantássemos: Parabéns pra você... Muitas felicidades, muitos anos de vida! Seria um completo despropósito!

Jesus é Senhor! Com Ele comungamos Vivo e Vivificante na Eucaristia! Ele não pode ter muitos anos de vida! Ele está para além dos tempos, dos dias, dos anos: Ele, na Sua natureza humana, agora divinizada, gloriosa, está na Eternidade de Deus, onde já não há tempo!

Jesus já não é nem será mais nunca criança! Ele é o Senhor, o Cordeiro imolado e ressuscitado! Jesus, o Deus nascido a Virgem, é o mesmo, imutável e eterno, ontem, hoje e para todo o sempre, Senhor dos tempos e da Eternidade!

No Mistério do Natal, celebrado de novo a cada ano, nós entramos em comunhão com o acontecimento único, irrepetível, perenemente salvífico, que agora encontra-se, com toda a sua potência, na Eternidade de Deus, em Cristo imolado e ressuscitado e se faz realmente presente no Memorial do Sacrifício eucarístico!

Aliás, o mistério do Natal é salvífico, mas também doloroso: em Belém, não foi uma simples criancinha que veio ao mundo, mas o Filho eterno do Pai,
sendo Deus, fez-Se homem,
sendo rico, fez-Se pobre, 
endo Criador, tomou a natureza da humana criatura,
sendo tão grande Senhor, fez-Se humilde servo,
sendo Eterno, entrou nos tempo,
sendo o Imortal, fez-Se mortal... 

As armas da caridade


Ontem celebramos o nascimento temporal do nosso Rei eterno; hoje celebramos o martírio triunfal do seu soldado. Ontem, o nosso rei, revestido com o manto da carne, saindo do seio virginal, dignou-Se visitar o mundo; hoje, o soldado, saindo do tabernáculo do seu corpo, entrou triunfante no Céu. 

O nosso Rei, o Altíssimo, humilhou-Se por nós; mas a sua vinda não foi em vão: Ele trouxe grandes dons aos seus soldados, a quem não só enriqueceu abundantemente, mas também fortaleceu para serem invencíveis na luta. Trouxe o dom da caridade que torna os homens participantes da natureza divina. 

Ao repartir tão liberalmente os seus dons, nem por isso ficou mais pobre: enriquecendo de modo admirável a pobreza dos seus fiéis, Ele conservou a plenitude dos seus tesouros inesgotáveis. 

Assim, a mesma caridade que Cristo trouxe do Céu à terra, fez subir Estêvão da terra ao Céu. A mesma caridade que precedeu no Rei, resplandeceu depois no soldado. 

Estêvão, para merecer a coroa que o seu nome significava, tomou como arma a caridade e com ela triunfava em toda a parte. Por amor de Deus não cedeu perante os judeus que o atacavam; por amor do próximo, intercedia pelos que o apedrejavam. Pela caridade, argumentava contra os que estavam no erro para que se corrigissem; pela caridade, orava pelos que o apedrejavam para que não fossem castigados. 

Confiado na força da caridade, venceu a crueldade de Saulo e mereceu ter como companheiro no Céu aquele que na terra foi seu perseguidor. Movido pela santa e infatigável caridade, desejava conquistar com a sua oração aqueles que não pôde converter com as suas palavras. 

E agora, Paulo alegra-se com Estêvão, com Estêvão goza da glória de Cristo, com Estêvão triunfa, com Estevão reina. Onde entrou primeiro Estêvão, martirizado pelas pedras de Paulo, entrou depois Paulo, ajudado pelas orações de Estêvão. 

Oh como é verdadeira aquela vida, meus irmãos, em que Paulo não fica confundido pela morte de Estêvão, e Estêvão se alegra pela companhia de Paulo, porque em ambos exulta a mesma caridade. A caridade de Estêvão superou a crueldade dos judeus, a caridade de Paulo cobriu a multidão dos seus pecados; pela caridade mereceram ambos possuir o reino dos Céus. 

A caridade é a fonte e origem de todos os bens, é a mais segura proteção, é o caminho que leva ao Céu. Quem caminha na caridade não pode temer nem errar; ela dirige, protege e leva a bom termo. 

Por isso, irmãos, uma vez que Jesus Cristo nos deu a escada da caridade pela qual todo o cristão pode subir ao Céu, conservai fielmente a caridade verdadeira, exercitai-a uns com os outros e, subindo por ela, progredi sempre no caminho da perfeição.



Dos Sermões de São Fulgêncio de Ruspas, bispo
(Sermo 3, 1-3. 5-6: CCL 91 A, 905-909) (Sec. VI)

Defendamos a Missa Católica!


Algumas pessoas podem correr o risco de participarem da Missa apenas de modo emocional e sentimental. Buscam Missas diferenciadas apenas para celebrar seus momentos sociais ou procurarem por cura e libertação. De fato, pela Missa podemos agradecer a Deus tantas coisas e podemos pedir outras, no entanto, esse não pode ser o nosso foco. Sobretudo, não podemos antagonizar a Missa Católica a um “novo estilo de Missa”, como se o modo de celebrar, seguindo as normas litúrgicas e o Missal, sem adendos, fosse “morto”, “sem emoção”, sem “tocar”. Ora, o Rito romano é único para todas as nossas paróquias e nenhum ministro ordenado pode modificá-lo sem que haja um ordenamento da Igreja. Se algum movimento da Igreja vive a Missa de uma maneira diferente, ele é livre para isso, desde que não se firam as normas litúrgicas, nem se menospreze a Missa que não siga tal escopo. Missa é Missa, não precisa de adjetivos!

A grandeza infinita da Santa Missa deve fazer-nos compreender que não somos sujeitos da Liturgia, protagonistas dela, mas sim Jesus. Amor e adoração devem ser as práticas mais dominantes nos ritos e não a nossa emoção; mesmo que eu não “sinta” nada, a Missa continua com seu valor; mesmo que eu não tenha vontade de ir à Missa, devo ir porque objetivamente ela é meritória e me santifica. O estado de alma, na hora da celebração, deve ser o mesmo em que se achava o nosso divino Redentor, quando fez o sacrifício de si mesmo: uma humilde submissão do espírito, isto é, a adoração, o amor, o louvor e ao agradecimento à Suma Majestade de Deus. E mesmo que eu não consiga dispor minha alma para isso, o Senhor completa em mim o que não posso ou que não consigo. O verdadeiro modo de assistência à Santa Missa é aquele que nos torna vítimas imoladas como Jesus, que nos põe à Mesa de seu Banquete, mesmo sem merecimento. É unir nosso sacrifício ao Dele, sem resistências de modo a “reproduzir em nós os sofrimentos de Jesus”, dando-nos “uma união comum com Cristo em seus sofrimentos e a conformidade com Ele e sua morte” (Fl 3,10). 

Santo Estêvão


Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos. Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã.

Este jovem, pertencente à primeira comunidade cristã, morreu apedrejado pelas lideranças judaicas. 

Estevão foi eleito diácono da comunidade, ou seja, cabia a ele servir os pobres e as viúvas, recolhendo e distribuindo alimentos. Ele era um verdadeiro ministro da caridade, mas não se limitava ao trabalho social de que fora incumbido. Não perdia a chance de divulgar e pregar a Palavra de Cristo, e o fazia com tanto fervor e zelo, que chamou a atenção dos judeus. 

Levado diante das autoridades judaicas, foi caluniado e acusado de subverter as leis de Moisés. Mas o jovem, inspirado pelo Espírito Santo, relembrou toda a história da salvação, mostrando que não havia blasfemado nem contra Deus nem contra a Lei. 

Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos:

“Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram então alguns homens que disseram: ‘Ouvimo-lo proferir palavras blasfematórias contra Moisés e contra Deus’. E amotinaram o povo e os Anciãos e Escribas e apoderaram-se dele e conduziram-no ao Sinédrio; e apresentaram falsas testemunhas que disseram: ‘Este homem não cessa de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei; pois, ouvimo-lo dizer que Jesus, o Nazareno, destruirá este Lugar e mudará os usos que Moisés nos legou’. E todos os que estavam sentados no Sinédrio, tendo fixado os olhares sobre ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo”.

As lideranças, porém, ficaram ainda mais iradas e o levaram aos gritos para fora da cidade, apedrejarando-o até a morte. Antes de tombar morto, Estevão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Entre os acusadores estava o futuro São Paulo.Num longo discurso, Estêvão evoca a história do povo de Israel.

“Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis sempre ao Espírito Santo, vós sois como os vossos pais. Qual dos profetas não perseguiram os vossos pais, e mataram os que prediziam a vinda do Justo que vós agora traístes e assassinastes? Vós que recebestes a Lei promulgada pelo ministério dos anjos e não a guardastes’. Ao ouvirem estas palavras, exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus e disse: ‘Vejo os céus abertos e o Filho do homem que está à direita de Deus’. E levantando um grande clamor, fecharam os olhos e, em conjunto, lançaram-se contra ele. E lançaram-no fora da cidade e apedrejaram-no. E as testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um jovem, chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão que invocava Deus e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Depois, tendo posto os joelhos em terra, gritou em voz alta: ‘Senhor, não lhes contes este pecado’. E dizendo isto, adormeceu”.


Deus de amor e de bondade, que possamos aprender de São Estevão a humildade e o carinho pelos pobres, fazendo de nossa vida sinal que reluz para a transformação do mundo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


Santo Estêvão, rogai por nós!

domingo, 25 de dezembro de 2016

A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens!




Esta palavra da segunda leitura da Noite santíssima do Natal exprime de modo admirável o sentido da Festa de hoje.

Vinde, caríssimos, seguindo a indicação do Anjo aos pastores, aproximemo-nos do Presépio! Para nossa surpresa, encontraremos, envolto em faixas, reclinado na manjedoura, Aquele que é a Graça de Deus feita carne, feita gente, feita um de nós; a graça de Deus com rosto humano! Que Mistério tão grande e tão doce!

Andávamos perdidos, como tantos ainda hoje – cada vez mais, ainda hoje! Não tínhamos um sentido para a vida; éramos presos por nossas paixões, escravos de nossos desejos desencontrados, entregues aos nossos próprios pensamentos, que levam ao nada. Orgulhosos, seguíamos, cada um de nós, suas próprias idéias. Como os pagãos de hoje, pensávamos que éramos livres por fazermos o que queríamos, por seguir nossa tênue e obscura luz... E, no entanto, éramos escravos de nós mesmos e de um mundo cego e perverso... Não sabíamos o que fazer com a vida, com a dor, com nossos instintos e tendências, com as feridas da existência; não compreendíamos o sentido do nosso caminho, não conseguíamos vislumbrar a estrada para a verdadeira felicidade e a verdadeira paz. O homem sozinho não consegue se vencer, não consegue se superar, não consegue se libertar... Nossa vida parecia, como a dos pagãos de hoje, uma fiada de futilidades vazias de verdadeira alegria e nosso destino seria a morte, vazia e sem sentido. Ainda hoje, tantos pagãos, nossos amigos e familiares, nossos distantes e nossos próximos, vivem assim! Ainda hoje, há tantas lâmpadas na nossa cidade e tão pouca luz!

Mas, para nós, nesta Noite mil vezes abençoada, “a Graça de Deus Se manifestou”! Nós vimos a Luz, Aquela que é capaz de iluminar a nossa existência! Jesus – eis o mais doce dos nomes; eis o nome dessa Graça bendita, Graça com jeito, choro, e sorriso de recém-nascido! Vinde, vinde contemplá-Lo! Ele veio para nossa salvação! Veio para nos arrancar de nós mesmos, de nosso horizonte fechado e estreito; veio para abrir nosso pensamento, nosso sentimento, nossa vida, abri-los à dimensão do coração de Deus, fazendo-nos felizes e verdadeiramente humanos! Não seremos nós mesmos, não seremos realizados, não seremos livres, a não ser abrindo-nos para Ele! Acolhamos a Graça e vivamos uma Vida nova: “Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo, com equilíbrio, justiça e piedade!” Ele veio, irmãos, porque, sozinhos, não conseguimos encontrar a verdade de nossa vida... Ele é a nossa Verdade, Ele é a nossa Vida!

Caríssimos, cada vez mais o mundo cai na treva, no paganismo, na cegueira. Tocamos, mais que nunca, a descristianização, a dissolução da família, a propagação do mal, a desmoralização de toda moral, de toda dignidade, de todo valor verdadeiro, a difusão de um pensamento anticristão e contrário aos santos ensinamentos da Igreja de Cristo. Nesta Noite sacratíssima, quantos estão se embriagando, quantos adulterando, quantos, pelas emissoras de rádio e televisão, pela internet, estão se esbaldando em uma programação mundana; quantos, nesta Noite esplendorosa e doce, nem sabem que existe uma esperança, um sentido, uma mão de Deus estendida para toda a humanidade. Quantos, amados irmãos, dizendo-se ainda cristãos, vivem no pecado, aplaudem o que condenável pela santa Palavra de Deus, o que é vil aos olhos do Senhor; quantos há que se dizem cristãos e pensam e sentem e vivem como o mundo que não viu nem conheceu a Graça de Deus que hoje nos apareceu! Eis que a Graça de Deus, hoje nascida do ventre da Sempre Virgem, convida-nos à conversão, convida-nos a uma séria mudança de modo de viver. Não seremos cegos, se vivermos na Sua luz; não seremos perdidos, se seguirmos Seus passos; não viveremos na morte, se nos abrirmos para a Sua Vida!