domingo, 8 de setembro de 2019

Discurso do Papa Francisco na visita à cidade da amizade Akamasoa


VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
 A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10 DE SETEMBRO DE 2019)

DISCURSO DO SANTO PADRE

Akamasoa, Madagascar
Domingo, 8 de setembro de 2019


Queridos amigos de Akamasoa!

É uma grande alegria para mim encontrar-me convosco nesta grande obra. Akamasoa é a expressão da presença de Deus no meio do seu povo pobre; não uma presença esporádica, casual: é a presença de um Deus que decidiu viver e permanecer sempre no meio do seu povo.

Nesta tarde, encontrais-vos em grande número no próprio coração desta «Cidade da Amizade», que construístes e – não tenho dúvida – continuareis a construir com as vossas mãos, para que muitas famílias possam viver com dignidade. Vendo os vossos rostos radiantes, dou graças ao Senhor que ouviu o clamor dos pobres e manifestou o seu amor através de sinais palpáveis como a criação desta aldeia. Os vossos clamores nascidos do facto de não poderdes mais viver sem um teto, de verdes os vossos filhos crescer malnutridos, de não terdes trabalho, nascidos do olhar indiferente – para não dizer desdenhoso – de muitos, transformaram-se em cânticos de esperança para vós e quantos vos contemplam. Cada recanto destes bairros, cada escola ou dispensário é um cântico de esperança que recusa e faz calar toda a fatalidade. Digamo-lo com força: a pobreza não é uma fatalidade.

De fato, esta aldeia encerra uma longa história de coragem e ajuda mútua. Esta cidade é o resultado de muitos anos de trabalho duro. Na base, encontramos uma fé viva que se traduziu em ações concretas, capazes de «mover montanhas» (cf. Mc 11, 23). Uma fé que permitiu ver uma chance onde era visível apenas a precariedade, ver a esperança onde só era visível a fatalidade, ver a vida onde muitos anunciavam morte e destruição. Lembrai-vos daquilo que escrevia o apóstolo São Tiago a propósito da fé: «se ela não tiver obras, está completamente morta» (2, 17). Os alicerces do trabalho feito em comum, do sentido de família e comunidade consentiram restaurar, de forma artesanal e paciente, a confiança não só dentro de vós, mas entre vós, dando-vos a possibilidade de ser os protagonistas e os artífices desta história. Uma educação para os valores, através da qual as primeiras famílias que iniciaram a aventura com o padre Opeka puderam transmitir o enorme tesouro de compromisso, disciplina, honestidade, respeito por si mesmo e pelos outros. E pudestes compreender que faz parte do sonho de Deus não apenas o progresso pessoal, mas sobretudo o progresso comunitário, já que não há escravidão pior – como nos lembrou o padre Pedro – do que viver cada um só para si.

Grito dos excluídos: Omissão criminosa e indignação superficial


Já faz tempo que o PT e seus asseclas têm mostrado a que vieram. Sob o olhar cúmplice de vários personagens e de setores da Igreja católica, no Brasil, e com a colaboração de muitos de seus segmentos, especialmente de alguns ”movimentos sociais” que se abrigam dentro da Igreja, o PT seguiu com a sua política de implantação do socialismo marxista, o que supõe e exige a derrocada dos valores cristãos que dão a sustentação moral para a sociedade e regulam o sadio relacionamento entre as pessoas e instituições.

De fato, não há a mínima possibilidade da implantação de um sistema socialista em uma sociedade que se rege por princípios cristãos, pois como dizia o Papa Pio XI : ”Ninguém pode ser ao mesmo bom católico e socialista…”, pois, diz o mesmo Papa: ”o comunismo (fim último do socialismo) é intrinsecamente mal‘‘. Portanto, para implantar o socialismo marxista é necessário descristianizar a sociedade, destruindo os valores de nossa civilização, fazendo ser aceito como normal o adultério, a prostituição, a prática homossexual, o aborto, as drogas, a depredação do patrimônio público e particular, a invasão de terras, a criminalização da pregação cristã sobre família e comportamento pessoal, etc….

Atualmente o PT e todos os partidos de ideologia esquerdista estão empenhados em fazer leis que implantem e promovam a ideologia de gênero, que é o mais perigoso instrumento já inventado para destruir as famílias.

Uma pessoa não pode ser cristã e petista ao mesmo tempo. Ao contrário, todos os cristãos têm o dever moral de combater as ideologias revolucionárias que atentam contra nossa fé e contra os valores que nos são caros e nos levam a ser melhores enquanto pessoas.

Os católicos mais atentos têm constado, com repúdio, como diversos grupos dentro da Igreja têm defendido a agenda e os contra-valores marxistas. Especialmente a PJ, Pastoral da Terra, CEBs, Movimento indigenista e outros ditos ”movimentos sociais”, que têm lutado a favor da ideologia de gênero, da Ideologia gay, da invasão de terras e casas, pelo fim da propriedade privada e pelo projeto da ”Pátria Grande” nos mesmos moldes defendidos por Fidel Castro ebolivarianos de plantão. Some-se a isso, o apoio que alguns bispos deram à reforma política que, curiosamente, coincidia com aquela mesma reforma política gestada e proposta pelo PT e que objetivava a manutenção desse partido no poder…

É preciso falar e expor essa situação a todos. Não podemos permitir que nosso povo continue a ser enganado e instrumentalizado, cooperando com a destruição de suas próprias famílias e dos valores nos quais acredita. É preciso esclarecer e cobrar de nossas lideranças. A omissão nessa circunstâncias é gravemente imoral e criminosa.

Diante 1 milhão de fiéis Papa recorda: seguir Jesus não é fácil, mas possível com a graça divina

 
VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
 A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10 DE SETEMBRO DE 2019)

SANTA MISSA
HOMILIA DO SANTO PADRE

Campo Diocesano de Soamandrakizay, Antananarivo, Madagascar
Domingo, 8 de setembro de 2019


Disse-nos o Evangelho que «seguiam com [Jesus] grandes multidões» (Lc 14, 25). À semelhança daquelas multidões que se aglomeravam no percurso de Jesus, também vós viestes em grande número para acolher a sua mensagem e segui-Lo. Mas, como bem sabeis, não é fácil seguir os passos de Jesus. Vocês não repousaram e tantos de vós, passaram aqui a noite. Realmente o evangelho de Lucas lembra-nos, hoje, as exigências deste compromisso.

É importante notar que estas indicações são dadas no quadro da subida de Jesus para Jerusalém, entre a parábola do banquete – onde o convite é aberto a todos, especialmente às pessoas rejeitadas que vivem nas ruas e nas praças, nas encruzilhadas – e as três parábolas ditas da misericórdia, onde se organiza a festa quando a pessoa perdida é reencontrada, quando aquele que parecia morto é recebido, festejado e devolvido à vida pela possibilidade dum novo recomeço. Qualquer renúncia cristã só tem sentido à luz da alegria e da festa do encontro com Jesus Cristo.

A primeira exigência convida-nos a verificar as nossas relações familiares. A vida nova que o Senhor nos propõe parece incómoda e transforma-se numa injustiça escandalosa para quantos creem que é possível limitar ou reduzir o acesso ao Reino dos Céus apenas aos laços de sangue, à pertença a um grupo determinado, a um clã ou a uma cultura particular. Quando o «parentesco» se torna a chave decisiva e determinante de tudo o que é justo e bom, acaba-se por justificar e até mesmo «consagrar» alguns comportamentos que levam à cultura dos privilégios e da exclusão: favoritismos, clientelismos e, consequentemente, corrupção. A exigência do Mestre faz-nos elevar o olhar, dizendo: quem não for capaz de ver o outro como um irmão, deixar-se comover pela sua vida e situação, independentemente da sua origem familiar, cultural e social, «não pode ser meu discípulo» (Lc 14, 26). O seu amor e dedicação são um dom gratuito, invocado por todos e para todos.

A segunda exigência mostra-nos a dificuldade de seguir o Senhor, quando se pretende identificar o Reino dos Céus com os próprios interesses pessoais ou com o fascínio duma ideologia qualquer que acaba por instrumentalizar o nome de Deus ou a religião para justificar atos de violência, a segregação e até o homicídio, o exílio, o terrorismo e a marginalização. A exigência do Mestre encoraja-nos a não manipular o Evangelho com tristes reducionismos, mas construir a história na fraternidade e solidariedade, no respeito gratuito da terra e dos seus dons contra todas as formas de exploração, encorajando-nos a viver o «diálogo como um caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento mútuo como método e critério» (Documento sobre a fraternidade humana, Abu Dabhi, 4 de fevereiro de 2019); não cedendo à tentação de certas doutrinas incapazes de ver o bom grão e o joio crescerem juntos enquanto se espera o Senhor da messe (cf. Mt 13, 24-30).

E, quanto à última exigência, como pode ser difícil partilhar a vida nova que o Senhor nos oferece, quando nos sentimos continuamente impelidos a buscar a justificação em nós mesmos, crendo que tudo provenha exclusivamente das nossas forças e daquilo que possuímos! Quando a corrida para acumular riqueza se torna molesta e oprimente – como ouvimos na primeira Leitura –, exacerbando o egoísmo e o uso de meios imorais. A exigência do Mestre é um convite a recuperar a memória agradecida e tomar consciência de que a nossa vida e as nossas capacidades, mais do que conquista pessoal, são fruto de um dom (cf. Francisco, Exort. ap. Gaudete e exsultate, 55) tecido por Deus e pelas mãos silenciosas de muitas pessoas, cujos nomes só conheceremos na manifestação do Reino dos Céus.

sábado, 7 de setembro de 2019

Sínodo da Amazônia pode levar a cisma com Igreja Católica, alertam cardeais


Cardeais e lideranças católicas vêm alertando para o risco de um cisma a partir do Sínodo da Amazônia, que se realizará de 6 a 27 de outubro deste ano, no Vaticano. Os cardeais Walter Brandmüller e Raymond Burke escreveram cada um uma carta, em italiano, a outros membros do Colégio Cardenalicio, fazendo uma grave denúncia de alguns pontos do documento de trabalho do Sínodo (Instrumentum laboris), que caracterizaram de herético.

“Alguns pontos do Instrumentum laboris parecem não só estar em dissonância com o ensino autêntico da Igreja, mas são contrários a ela”, afirmou o Cardeal alemão Walter Brandmüller, em sua carta, no dia 28 de agosto.

O Cardeal também expressou sua preocupação sobre a participação do Cardeal brasileiro Claudio Hummes, em evento de caráter político-partidário contra o governo brasileiro. Dom Hummes preside a Rede Eclesiástica Panamazónica (Repam), instituição que, segundo o Bispo Emérito de Marajó (Brasil), Dom José Luis Azcona, teve um papel protagonista na redação do texto do Sínodo.

“O simples fato de que o Cardeal Hummes seja seu presidente lhe possibilitará uma grave influência no sentido negativo, e, isto nos basta para que nossa preocupação seja fundamentada e realista, de igual maneira no caso da participação dos bispos (Erwin) Kräutler, (Franz-Josef) Overbeck, etc.”, afirma Brandmüller.

Diversos bispos participantes do Sínodo vêm manifestando perigosa postura ideológica, ligada a movimentos e iniciativas políticas revolucionários. É o caso de Dom Overbeck, que em maio deste ano se manifestou a favor da “greve de mulheres” na Alemanha, protesto contra o Papa Francisco devido à negativa à ordenação de diaconisas. Além disso, o Bispo Erwin Kräutler, vice-presidente da Repam, defende a ordenação sacerdotal de homens casados.

Brandmüller advertiu também que “as formulações nebulosas do Instrumentum, como a pretendida criação de novos ministérios eclesiásticos para as mulheres e, sobretudo, a ordenação presbiteral dos chamados viri probati, suscitam a forte suspeita de que será colocado em questão até mesmo o celibato sacerdotal”. De fato, o Instrumentum Laboris propõe, que no caso da Amazônia, a ordenação de homens casados e de comprovada virtude poderá compensar a ausência de sacerdotes em algumas regiões.

Ante esta situação, continuou o Cardeal, “teremos que confrontar sérios ataques à integridade do Depositum fidei (o depósito da fé), à estrutura hierárquico-sacramental e à Tradição Apostólica da Igreja. Com tudo isto se criou uma situação nunca antes vista em toda a história da Igreja, nem sequer durante a crise ariana dos séculos IV e V”. Ario foi um bispo que negava a divindade de Cristo, que logo seria conhecida como a heresia do arrianismo.

Diocese esclarece “banho em padre” diante do Santíssimo Sacramento exposto


Imagem que circula na internet desde esta sexta-feira, dia 6, mostra um jovem despejando balde de água em um padre diante do Santíssimo Sacramento exposto. O vídeo repercutiu bastante e despertou muitas críticas.  O episódio foi esclarecido pela Diocese de Iguatu.



Bispos da Alemanha incentivam polêmica "assembleia sinodal"


Os bispos da Alemanha incentivam um programa polêmico com a criação de uma "assembleia sinodal" em cooperação com o Comitê Central de Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão), uma organização que, em fevereiro deste ano, solicitou a mudança da moral sexual da igreja.

Essa decisão dos bispos ocorreu apesar da carta que o Papa Francisco escreveu em junho, dirigida ao povo de Deus na Alemanha, na qual solicitou que os católicos do país caminhem de mãos dadas com toda a Igreja.

Em março deste ano, o Cardeal Reinhard Marx, presidente do Episcopado alemão, anunciou o início de um "processo sinodal" para discutir alguns "temas essenciais" relacionados aos abusos sexuais na Igreja: celibato sacerdotal, ensinamentos da Igreja sobre moral sexual e redução do poder clerical.

Por esse motivo, em agosto e durante a assembleia dos bispos alemães, foi apresentado o esboço dos estatutos deste processo, no qual se propõe a formação de uma “assembleia sinodal” para revisar estes temas.

Fontes próximas à liderança católica alemã disseram à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que o processo sinodal já está em andamento com "certeza absoluta".

Papa Francisco nomeia três Presidentes Delegados do Sínodo sobre a Amazônia




O Papa Francisco nomeou os Presidentes Delegados da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-amazônica, a ser realizada no Vaticano de 6 a 27 de outubro, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Os presidentes delegados são o Cardeal Baltazar Enrique Porras Cardozo, Administrador Apostólico de Caracas e Arcebispo de Mérida (Venezuela); Cardeal Pedro Ricardo Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo, Peru, e Vice-Presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM); e o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

A nomeação dos três Presidentes Delegados foi divulgada neste sábado, 7 de setembro, através de um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

Verdadeiros pastores não devem ser “pretensiosos”, diz o Papa aos bispos em Madagascar


VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
 A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10 DE SETEMBRO DE 2019)

 ENCONTRO COM OS BISPOS DE MADAGASCAR
DISCURSO DO SANTO PADRE

Catedral de Andohalo, Antananarivo
Sábado, 7 de setembro de 2019

Amados irmãos no episcopado!

Obrigado, Senhor Cardeal, pelas suas palavras de boas-vindas em nome de todos os irmãos. Agradeço também por ter querido, com as mesmas palavras, mostrar como a missão que abraçamos se desenrola no meio de contradições: uma terra rica e tanta pobreza; uma cultura e uma sabedoria herdadas dos antepassados, que nos fazem valorizar a vida e a dignidade da pessoa humana, mas temos também de constatar a desigualdade e a corrupção. Nestas circunstâncias, é difícil a tarefa do pastor.

«Semeador de paz e de esperança» é o tema escolhido para esta visita, mas nele pode ecoar também a missão que nos foi confiada. De facto, somos semeadores, e aquele que semeia fá-lo na esperança; fá-lo contando com o seu esforço e empenho pessoal, mas sabendo que há muitos fatores que têm de concorrer para que a semente germine, cresça, se torne espiga e, por fim, grão abundante.

O semeador cansado e preocupado não desanima, não desiste, nem pega fogo ao seu campo quando algo corre mal. Sabe esperar, confia, assume as decepções da sua sementeira. Mas nunca cessa de amar este campo confiado aos seus cuidados. E embora às vezes lhe venha a tentação de o fazer, não o abandona nem confia a outrem. O semeador conhece a sua terra, «palpa-a», «sente-a» e prepara-a para que possa dar o melhor de si mesma. Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança nesta terra. Para isso, devemos desenvolver este «olfato» que nos permite conhecer melhor e também descobrir o que compromete, dificulta ou arruína a sementeira.

Assim, «os pastores, acolhendo as contribuições das diversas ciências, têm o direito de exprimir opiniões sobre tudo aquilo que diz respeito à vida das pessoas, dado que a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano. Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e serve apenas para preparar as almas para o céu. Sabemos que Deus deseja a felicidade dos seus filhos também nesta terra, embora estejam chamados à plenitude eterna, porque Ele criou todas as coisas “para nosso usufruto” (1 Tm 6, 17), para que todos possam usufruir delas. Por isso, a conversão cristã exige rever especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum. Por conseguinte, ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos» (FRANCISCO, Exort. ap. Evangelii gaudium, 182-183).

Sei que não faltam motivos de preocupação e que, entre outras coisas, carregais no coração a responsabilidade de velar pela dignidade dos vossos irmãos, que pedem para se construir uma nação cada vez mais solidária e próspera, dotada de instituições sólidas e estáveis. Pode um pastor digno deste nome ficar indiferente aos desafios que enfrentam os seus compatriotas de todas as categorias sociais, independentemente da sua pertença religiosa? Pode um pastor segundo o estilo de Jesus ser indiferente às vidas que lhe estão confiadas?

A dimensão profética ligada à missão da Igreja requer, sempre e em toda parte, um discernimento que em geral não é fácil. Neste sentido, a colaboração madura e independente entre a Igreja e o Estado é um desafio permanente, disse colaboração madura e independente entre a Igreja e o Estado. Esse é o desafio: que seja madura e independente. Porque o perigo de conluio nunca está longe, sobretudo se chegamos a perder o ardor evangélico. Escutando sempre aquilo que o Espírito diz sem cessar às Igrejas (cf. Ap 2, 7), seremos capazes de escapar às ciladas, libertar o fermento do Evangelho para uma colaboração frutuosa com a sociedade civil na busca do bem comum.

A marca distintiva deste discernimento será a vossa preocupação por que a proclamação do Evangelho inclua todas as formas de pobreza: não apenas «garantir a comida ou um decoroso “sustento” para todos, mas prosperidade e civilização em seus múltiplos aspetos. Isto engloba educação, acesso aos cuidados de saúde e especialmente trabalho, porque, no trabalho livre, criativo, participativo e solidário, o ser humano exprime e engrandece a dignidade da sua vida. O salário justo permite o acesso adequado aos outros bens que estão destinados ao uso comum» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 192).

A defesa da pessoa humana é outra dimensão do nosso empenho pastoral. Para ser pastores segundo o coração de Deus, devemos ser os primeiros na opção de anunciar o Evangelho aos pobres. Os primeiro na opção por proclamar o Evangelho aos pobres: «Não devem subsistir dúvidas nem explicações que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos!» (Ibid., 48).

Por outras palavras, temos um dever particular de proximidade e proteção para com os pobres, os marginalizados e os pequeninos, para com as crianças e as pessoas mais vulneráveis, vítimas de exploração e abusos. Vítimas hoje desta cultura do descarte. Hoje, a mundanidade nos levou a introduzir nos programas sociais, nos programas de desenvolvimento, o descarte como possibilidade. O descarte do que está por nascer e o descarte do que está por morrer para acelerar a partida.

Este vasto campo não é desbravado e arroteado apenas pelo espírito profético, mas espera também a semente lançada à terra com paciência cristã, cientes ainda de que não temos o controle nem a responsabilidade de todo o processo. Não se pode. O semeador não vai cada dia escavar a terra para ver como a semente cresce.

Um pastor que semeia evita de controlar tudo. Os pastores controladores não deixam crescer. O pastor que semeia dá azo às iniciativas, deixa crescer segundo etapas diferentes, nem todos têm o mesmo tempo de crescimento, e não procura a uniformidade.

O verdadeiro pastor não tem pretensões irrazoáveis, não despreza os resultados aparentemente mais mingados. “Nesta ocasião foi assim... adiante, tranquilo. Na próxima vez, irá melhor”. Mas sempre sabe vender os resultados como vêm. Permitam-me que lhes diga como concebo em algumas ocasiões, qual imagem me vem à mente quando penso na vida do pastor. O pastor deve tomar a vida de onde vem, com os resultados que vierem.

O pastor é como o goleiro do time de futebol: ele pega a bola de onde é jogada. Sabe se mover, sabe tomar a liberdade de onde vem. E então corrige. Mas, no momento, toma a vida como vem. Esse é o amor do pastor. Esta fidelidade ao Evangelho faz de nós pastores próximos também do povo de Deus, a começar pelos nossos irmãos sacerdotes – são eles os nossos irmãos mais próximos – que devem beneficiar de um cuidado especial da nossa parte.

Aqui, permito-me sair do texto para falar da proximidade do pastor. O pastor deve ser próximo de Deus, próximo de seus sacerdotes e próximo do povo. As três proximidades do pastor. O pastor que se afasta do povo, que perde o cheiro do povo... É como um funcionário de corte, de corte Pontifícia, isso é importante, mas de corte, ao final. E isso não serve.