quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Jornal Hoje nega reportagem sobre a Jornada Mundial da Juventude 2013


mobilização dos internautas que queriam ver uma reportagem sobre a Jornada Mundial da Juventude no Jornal Hoje alcançou 25.000 participantes. No entanto, o clamor popular foi solenemente ignorado pelo jornal: seu perfil do Facebook afirmou hoje que o quadro não faz cobertura de eventos específicos, mas trata somente de «temas abrangentes, que geram discussões e dúvidas».



Ao invés de abordar o assunto escolhido pela acachapante maioria dos que responderam à pergunta lançada em primeiro de janeiro, o jornal preferiu lançar uma enquete anódina com os seguintes temas: “Drogas”, “Violência”, “Consumismo”, “Independência” e “Fãs e tietagens” – os «temas mais sugeridos na última semana».


O que dizer? De certo o jornal tem todo o direito de escolher o tema que quiser para apresentar em seu quadro. Mas é bem deselegante perguntar um tema para os usuários do Facebook e, depois, ignorá-los completamente. Ora, se não queria saber, não perguntasse. Se havia restrições de temas, que isso fosse avisado no começo. O que fica feio é esperar que dezenas de milhares de pessoas sugiram um tema para, na semana seguinte, dizer “ah, isso não pode ser, sinto muito”. É uma baita falta de respeito para com essas pessoas que se deram ao trabalho de responder ao que foi perguntado.

Também a desculpa usada soa (para dizer o mínimo) estranha. Um “evento específico” pode muito facilmente ser transformado em um “tema abrangente”, bastando um pouquinho de boa vontade. “Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013″ poderia facilmente se transformar em “Religiosidade dos jovens”, “Igreja Católica e juventude” ou até mesmo – para ficar na moda – “Estado Laico e visita do Papa: o que pensam os jovens brasileiros?”. Enfim, a impressão que fica é que não se queria falar de religião e nem muito menos de Catolicismo.

O que – repitamos – é uma abordagem perfeitamente legítima, contanto que fosse dita claramente e desde o princípio. No fim das contas, esta mudança de regras no final do jogo pegou muito mal. O Jornal Hoje poderia ter aproveitado a enorme audiência auto-apresentada no Facebook para fazer um programa direcionado para ela; mas preferiu sair pela tangente e frustrar os anseios de todos os internautas que sugeriram a JMJ para o quadro do telejornal. Que pena!
_______________________________
Fonte: Deus lo Vult.
Título de Origem: Jornal Hoje pede opinião de internautas sobre tema de reportagem e depois diz: "ah, isto não pode".
Imagens do blog.




2 comentários:

  1. ANA CLAUDIA DE ALMEIDA OLIVEIRA23 de abril de 2013 às 11:48

    MINHA PARTICIPAÇÃO É SOBRE OUTRO ASSUNTO,NÃO CONSEGUIR EM OUTRA PAGINA,ESPERO QUE CHEGUE AI,O ASSUNTO QUE GOSTARIA QUE FALASSE MAIS SOBRE O MICRO EMPRRENDEDOR INDIVIDUAL QUE PAGA 32,00 REAIS, LEGAL!!EU MORO NO ESTADO DA BAHIA,MEU RAMO E CAMA MESA E BANHO,SE COMPRO EM OUTRO ESTADO EX-JOINVILLE-FABRICA, SAI UM PREÇO BOM PRA MIM COMPRAR E REPASSAR PARA MEUS CLIENTES,O QUE EU NÃO ENTENDO É QUE UMA LEI DE ENCENTIVO PARA O PEQUENO, BATE COM OUTRA LEI DO ESTADO QUE COBRAM EM UMA COMPRA DE 4 MIL REAIS 600,00 DE IMPOSTO, ONDE FICA O LUCRO??COMO VOU PASSAR O MEU PRODUTO AO CLIENTE?VEJA UM REPORTAGEM PARA MELHORAR O ESTES IMPOSTOS ABUSIVOS...DAE.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Claudia, a informação que você deseja saber não se encontra em nosso site católico. Você pode visitar o seguinte endereço e solicitar o seu pedido: http://g1.globo.com/jornal-hoje/jovensdobrasil.html

    ResponderExcluir