sábado, 21 de agosto de 2021

Padre sequestrado por talibãs se diz preocupado com o Afeganistão



O padre Alexis Prem Kumar, que em 2014 esteve sequestrado por 8 meses pelos talibãs, disse estar “muito preocupado com a súbita tomada do Afeganistão pelos talibãs”.

O sacerdote jesuíta foi sequestrado em 2 de junho de 2014 e libertado em 22 de fevereiro de 2015 por intervenção do governo da Índia. Ele foi diretor do Serviço Jesuíta de Refugiados (JRS) no Afeganistão durante 5 anos. Atualmente, o padre Alexis trabalha para o JRS no Sri Lanka.

“Estou preocupado com os trabalhadores, que têm que enfrentar terríveis consequências, e pelos dois jesuítas indianos do JRS que ainda não puderam regressar à Índia devido aos acontecimentos repentinos”, disse o padre Alexis ao jornal indiano Matters India. O padre disse temer pelos “estudantes, especialmente pelas estudantes e seu futuro, seus sonhos” e em geral “por todo o povo do Afeganistão, que é conhecido por sua grande cultura e tradição e que enfrenta agora assassinatos brutais, sofrimento, pobreza, analfabetismo e fundamentalismo”.

“Ouvi o porta-voz talibã Suhail Shaheen. Ele afirmou que os talibãs já anunciaram a anistia para as pessoas do país: as mulheres terão acesso à educação, incluindo a universidade, podem usar qualquer tipo de hijabe, não necessariamente burca, e os talibãs terão um governo inclusivo e se aproximarão da comunidade internacional para reconstruir a nação. Sua entrevista me dá esperança, mas dada a sua visão do mundo fundamentalista, a mudança não terá lugar imediatamente. Existe suspeita e temor entre as pessoas de que a democracia, a liberdade e a igualdade das mulheres não fazem parte da ideologia dos talibãs”, disse o sacerdote.

Ele também disse que espera “contra a esperança” e que sua esperança está “evoluindo” após o seu próprio cativeiro e libertação.

sábado, 14 de agosto de 2021

O que se sabe sobre o Anticristo? Cardeal Newman responde com 4 sermões proféticos



O que se sabe sobre o anticristo? O santo cardeal John Henry Newman abordou o tema em quatro sermões, baseado nos ensinamentos da Bíblia e dos padres da Igreja.

“Ele entregou esse olhar a um futuro não muito distante há mais de 180 anos, mas suas ideias soam como se tivessem sido escritas e pregadas nos tempos de hoje”, escreve Joseph Pronechen, autor do artigo publicado para o National Catholic Register.

Em cada um dos sermões, o cardeal Newman se refere ao que disse Jesus em várias passagens da Bíblia, que entrelaçam as profecias do fim dos tempos nas visões dos livros de Daniel e Apocalipse, além de algumas passagens das epístolas.

Ele também esclareceu que nenhuma das interpretações é sua.

Primeiro sermão: “Tempos do Anticristo”

Neste primeiro sermão, o cardeal começa descrevendo os sinais do segundo advento de Cristo. Ele diz que haverá “uma terrível apostasia e a manifestação do homem do pecado, o filho da perdição, ou seja, como é comumente chamado, o Anticristo”.

“Nosso Salvador parece acrescentar que esse sinal o precederá imediatamente, ou que Sua vinda a seguirá de perto; porque depois de falar de ´falsos profetas` e de ´falsos cristos`, ´fazendo sinais e prodígios`, ´abundância de iniquidade` e ´amor esfriando`, e coisas do tipo, acrescenta: ´Quando virdes todas estas coisas, sabei que está perto, às portas”, escreveu.

São Paulo, no capítulo 2 da sua segunda carta aos tessalonicenses, explica que há um poder restritivo que impede que o “adversário” seja revelado, mas que se manifestará no devido tempo.

Newman diz que os antigos consideravam que o Império Romano era o adversário, mas embora o império tenha sido aparentemente destruído ou desmantelado, pela profecia em tessalonicenses, o santo acreditava que o Império Romano ainda existia de alguma forma em seus tempos.

O seu sermão centra-se também numa dessas formas ligeiramente afastadas da sua época: a Revolução Francesa, que perseguiu a religião e consagrou e adorou a liberdade e o homem.

Mas o cardeal Newman disse que o anticristo será uma só pessoa.

“Diz-se que virá uma apostasia, e o homem do pecado será revelado. Em outras palavras, o Homem do Pecado nasce de uma apostasia, ou pelo menos chega ao poder através de uma apostasia, ou é precedido por uma apostasia, ou não o seria se não fosse por uma apostasia. Assim diz o texto inspirado: agora observe, como a explicação da Providência, como se vê na história, notavelmente comentou esta predição”, escreveu.

O cardeal Newman reconhece um afastamento da religião nas partes mais civilizadas do mundo, inclusive em sua própria época: “Não há uma opinião reconhecida e crescente de que uma nação não tem nada a ver com a religião; que é um assunto meramente da consciência de cada um? Certamente soa como o relativismo de nossos dias”.

Newman continua: “Não há um movimento vigoroso e unido em todos os países para derrubar a Igreja de Cristo do poder e do lugar? Não há um esforço febril e sempre atarefado para se livrar da necessidade da religião nos negócios públicos? Uma tentativa de educar sem religião? ... uma tentativa de substituir a religião completamente?”

O cardeal Newman diz que não nos deixemos enganar pelas iscas de Satanás: “Crês que ele é tão desajeitado em seu ofício para te pedir aberta e claramente que te unas a ele em sua guerra contra a Verdade? Não, ele está oferecendo-te uma isca, para te tentares. Te promete liberdade civil; te promete igualdade; te promete comércio e riqueza; te promete um perdão de impostos; te promete reforma... te promete iluminação -te oferece conhecimento, ciência, filosofia, ampliação da mente-. Zomba dos tempos passados; zomba de toda instituição que os venera”.

Finalmente, nos adverte sobre as Escrituras: “Que comunhão tem a justiça com a injustiça? E que comunhão a luz com as trevas? Saí, pois, do meio deles, e apartai-vos”... para que não sejais obreiros juntamente com os inimigos de Deus, e abram caminho ao Homem do Pecado, o filho da perdição”.

Arcebispo de Ribeirão Preto proíbe missa tradicional em sua arquidiocese


O arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, proibiu a missa tradicional em sua arquidiocese. A informação foi divulgada através de uma instrução para aplicação do motu proprio Traditionis custodes, com o qual o papa Francisco restringiu o uso do Missal Romano de 1962m anterior ao Concílio Vaticano II, e condicionou a celebração segundo o rito extraordinário à autorização do bispo local.

“Tendo ouvido o Conselho Presbiteral, pelas presentes letras determino: na Arquidiocese de Ribeirão Preto usaremos somente a única expressão da lex orandi do Rito Romano, ou seja, os livros promulgados por São Paulo VI e São João Paulo II”, afirmou dom Moacir.

O arcebispo disse ter tomado esta decisão considerando as palavras do papa Francisco na carta aos bispos que acompanha o motu proprio, em que o pontífice disse: “tomo a firme decisão de revogar todas as normas, instruções, concessões e costumes anteriores ao presente motu proprio”.

Além disso, dom Moacir citou alguns trechos do motu proprio que orientaram sua decisão, como o artigo 1, que afirma que “os livros litúrgicos promulgados pelos santos pontífices Paulo VI e João Paulo II, em conformidade com os decretos do Concílio Vaticano II, são a a única expressão da lex orandi do Rito Romano”.

domingo, 1 de agosto de 2021

6 de Agosto: Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos



O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a ACN mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então a Fundação Pontifícia realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados, ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio desde o início da crise.

Vamos rezar juntos!

Será realmente muito bom se você puder rezar pelos cristãos perseguidos; quem sabe a oração do Terço ou até mesmo pedir que cada um dos seus familiares e amigos se lembrem em suas orações desses nossos irmãos.

E na sexta-feira, dia 6 de agosto de 2021, você é nosso grande convidado para a Santa Missa pelos Cristãos Perseguidos, às 15h (horário de Brasília). Nesse mesmo dia, às 18h (horário de Brasília), rezaremos juntos o Terço pelos Cristãos Perseguidos. Tudo com transmissão pelas redes sociais da ACN [Youtube e Facebook].

O artigo 18.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz: “Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.”

No entanto não é isto que se vê em boa parte do mundo…

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Cardeal teme “desânimo” dos fiéis por restrições à missa em latim


O cardeal Raymond Burke criticou o motu proprio Traditionis custodes, com que o papa Francisco restringiu o uso da liturgia anterior ao Concílio Vaticano II, pela dureza com que trata os fiéis ligados à missa tradicional. O cardeal americano, que é um defensor do uso da missa antiga, disse ao jornal National Catholic Reporter, dos EUA. "Rezo para que os fiéis não cedam ao desânimo que tal dureza necessariamente gera, mas que, com a ajuda da graça divina, perseverem em seu amor pela Igreja e por seus pastores", disse.

Burke disse que não entende como o novo Missal Romano pode ser a "expressão única da lex orandi (a lei sobre o que se reza) do Rito Romano", como diz o novo motu proprio. Segundo Burke, o rito pré-conciliar da Missa "é uma forma viva do Rito Romano e nunca deixou de ser assim”.

O cardeal afirma não ter testemunhado, em sua longa experiência pastoral, a "situação gravemente negativa" que Francisco descreve na carta enviada aos bispos com o texto do motu próprio, justificando suas medidas. Embora alguns fiéis possam ter certas "ideias errôneas", disse Burke, geralmente "têm um profundo amor pela Igreja e por seus pastores na Igreja" e "de forma alguma contribuem para uma ideologia cismática ou sedevacantista". “Na verdade, estes fiéis têm sofrido muito para permanecer na comunhão da Igreja sob o Pontífice Romano", acrescenta.

Para o cardeal, que chefiou a Signatura Apostólica, a mais alta instância judicial da Igreja, se existem situações "de uma atitude ou prática contrárias à sã doutrina e disciplina da Igreja, estas devem ser tratadas individualmente pelos pastores da Igreja, pelo Romano Pontífice e pelos Bispos em comunhão com ele".

Fiéis conservam missa antiga por ser uma das riquezas litúrgicas católicas, diz dom Rifan


O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, dom Fernando Arêas Rifan, afirmou que a missa na sua forma antiga é “um enriquecimento da liturgia católica” e que muitos fiéis a conservam “não por motivos heterodoxos”, mas por esta riqueza. A declaração foi feita em um artigo publicado nesta segunda-feira, 19, sobre o motu proprio Traditionis custodes, do papa Francisco, que restringe as missas celebradas sob o rito tridentino.

O motu proprio de Francisco revoga a permissão que Bento XVI havia concedido para que todos os sacerdotes pudessem rezar a missa segundo o Missal Romano de 1962. A partir de agora, cabe ao bispo autorizar o uso da missa tradicional em sua diocese. Além disso, o bispo deve indicar um ou mais lugares onde se pode usar a liturgia na forma extraordinária, “mas não em igrejas paroquiais e sem erigir novas paróquias pessoais”.

A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney foi criada em 2002 pelo papa São João Paulo II, como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da Diocese de Campos (RJ). Ela possui um bispo próprio, atualmente dom Fernando Rifan. Como afirma em seu site, a Administração Apostólica tem como sua característica “o amor à Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, bem como a celebração dos demais sacramentos segundo os livros litúrgicos em vigor em 1962, conforme lhe foi concedido por São João Paulo II no seu decreto de ereção canônica, ‘Animarum bonum’”.

Em seu artigo intitulado ‘Unidade na diversidade da liturgia’, dom Rifan afirmou: “Nós, da Administração Apostólica, e muitíssimos outros fiéis do mundo inteiro, conservamos a Missa na sua forma antiga, não por motivos heterodoxos, mas por ser uma das riquezas litúrgicas católicas”.

Segundo ele, “infelizmente, essa intervenção do papa atual foi provocada pelos abusos de muitos chamados tradicionalistas, que, não observando o que desejava Bento XVI, instrumentalizaram a missa na forma tradicional para atacar o Papa e o Concílio Vaticano II”. Entretanto, disse que esses indivíduos “não são a maioria nem os mais importantes, mas são os que mais gritam e aparecem nas redes sociais”. Segundo ele, “é incomparavelmente maior o número daqueles fiéis que aderem à forma antiga do Rito Romano por razões corretas, nem a instrumentalizam, nem negam a ortodoxia e o valor do Concílio Vaticano II nem a reforma litúrgica dele oriunda, a chamada Missa de Paulo VI, ou a forma normal do Rito Romano”.

Padres comentam restrições do papa à Missa tradicional


Quatro sacerdotes se pronunciaram depois que o Vaticano publicou o motu proprio Traditiones custodes com o qual o papa Francisco restringiu a celebração da missa tradicional ou tridentina. No documento publicado em 16 de julho, o papa estabeleceu que o bispo é quem deve autorizar ou não a celebração, em que lugar, desde que não numa igreja paroquial.

O padre Francisco José Delgado afirmou: “Acho que o mais inteligente agora é, de forma tranquila e sossegada, defender a verdade acima das leis injustas. O papa não pode mudar a tradição por decreto, nem dizer que a liturgia posterior ao Vaticano II é a única expressão da lex orandi no rito romano”, escreveu em um tuíte. O padre Delgado é pároco das paróquias Lominchar e Palomeque em Toledo, na Espanha. Ele fez referência ao artigo 1 do motu proprio que afirma: “os livros litúrgicos promulgados pelos Santos Pontífices Paulo VI e João Paulo II, em conformidade com os decretos do Concílio Vaticano II, são a única expressão da lex orandi do Rito Romano”. Lex orandi pode ser traduzido como “lei da oração”. “Como isso é falso, a legislação que brota desse princípio é inválida e, de acordo com a moral católica não deve ser observada, o que não implica desobediência. Bastaria simplesmente ignorá-la, mas acho que, neste caso, não é suficiente”, afirmou o sacerdote. “É nosso dever, como sacerdotes fiéis, exercer a obrigação moral de defender a verdade, pública e notoriamente, dando a cara perante as possíveis consequências. Convido todos os meus irmãos fiéis a fazer isso”, acrescentou.


“Até hoje não senti a necessidade de celebrar a missa tradicional. Sim, assisti e rezei com o breviário anterior à reforma, mas nos meus trabalhos paroquiais, não achei imprescindível fazê-lo. Mas isso, graças ao Francisco, muda a partir de hoje”, acrescentou. O sacerdote disse que agora tem como propósito “começar a celebrar, quanto antes e de forma privada, a missa tradicional. Obviamente não posso impô-la aos meus fiéis, mas posso fazê-lo quando não interfira com as minhas obrigações paroquiais”.

“Além disso, considero que é necessário tornar público este fato de alguma forma. Estou fazendo isso aqui, mas acho que seria muito conveniente que se organizasse algum tipo de iniciativa que desse visibilidade aos que fizéssemos este gesto”, afirmou o padre Delgado.

O padre Alfredo Hher, L.C., sacerdote mexicano de Guadalajara, afirmou no Twitter que solicitou a autorização formal do seu arcebispo “para continuar celebrando a Eucaristia em ambas as formas do rito romano”. O padre escreve que, para ele, “a celebração da santa missa tradicional é uma fonte de espiritualidade e fervor sacerdotal. E considero que, para os fiéis, é também uma riqueza e fonte de espiritualidade”, algo feito “sempre cuidando da beleza, da dignidade e da fidelidade às rubricas e normas litúrgicas”.

O pe. Gabriel Maria Abascal, sacerdote mexicano e autor do livro “Depende de mim”, publicou no Twitter: “Se fôssemos totalmente coerentes com a tradição tal como alguns a entendem, deveríamos celebrar a Eucaristia exatamente da mesma forma como Jesus o fez. E isso não acontece há cerca de 1,9 mil anos”.

“Posso admirar a missa tridentina e acho ela linda, mas defendê-la como a única forma de fazer com que Cristo desça à terra demonstra uma falta de formação eclesiológica. A Igreja abrange toda a história: a presente, a passada e a futura”, afirmou.

Papa regula a Missa Tridentina: progressismo ou castigo de pai?

 
O Papa Francisco lançou na sexta-feira, 16, a Carta Apostólica Traditionis Custodes, na qual limita muito as possibilidades de uso da liturgia pré-conciliar (que chamamos de Missa Tridentina) e vai além, revogando boa parte das permissões concedidas por Bento XVI na Summorum Pontificum.

Mas por que Francisco fez isso? As respostas estão na carta que ele lançou junto com o novo documento.

Vamos começar pela Traditionis Custodes (em português, significa “Guardiões da Tradição”), uma clara referência aos bispos, que se tornam o ponto central dessa história, pois agora têm a responsabilidade de autorizar e regular todas as atividades que envolvam a Missa Tridentina.

Esse poder de regulação é maior do que simplesmente autorizar as missas. Os bispos deverão nomear os padres que serão autorizados a celebrar no Missal de Pio V, assim como já acontece no caso das celebrações dos ritos orientais. Os padres que forem ordenados após a data de lançamento da Traditionis Custodes terão ainda mais dificuldade, pois precisarão de autorização da Santa Sé para estas celebrações.

Mas não é apenas isso. Francisco também proíbe a celebração da Missa Tridentina nas igrejas paroquiais e obriga que suas leituras sejam feitas na língua vernácula (no nosso caso, o português), utilizando-se as traduções atuais aprovadas pelas Conferências Episcopais. Aqui no Brasil, isso significa o dever de seguir os textos dos lecionários usados nas missas “normais”, traduzidos e aprovados pela CNBB.

O Papa também proibiu a formação de novos “grupos tradicionais” e recomendou que os bispos verifiquem a pertinência de manter os que já existem.

Em suma, foi quase uma revogação da Summorum Pontificum de Bento XVI.

MAS POR QUE O PAPA FEZ ISSO?

Essa resposta é claramente encontrada na carta que ele dirige a todos os bispos, na qual se diz triste e preocupado com o mau uso feito pelas concessões dadas por Bento XVI.

Francisco deixa claro que não há uma rejeição a nada que seja pré-conciliar, mas entendeu que precisava dar uma resposta aos grupos que vêm utilizando a Missa Tridentina como uma forma de criar guetos na Igreja Católica.

    Passados treze anos [da promulgação da Summorum Pontificum], instruí a Congregação para a Doutrina da Fé a enviar [aos bispos] um questionário sobre a aplicação do “Motu Proprio Summorum Pontificum”. As respostas recebidas revelaram uma situação que me entristece e preocupa, confirmando a necessidade de intervenção. Infelizmente, o objetivo pastoral dos meus Predecessores que tinham a intenção «empregar todos os esforços para que aqueles que verdadeiramente desejam a unidade possam permanecer nesta unidade ou redescobri-la», muitas vezes foi seriamente negligenciada. Uma possibilidade oferecida por São João Paulo II e, com magnanimidade ainda maior, por Bento XVI, para recompor a unidade do corpo eclesial em relação às várias sensibilidades litúrgicas, foi utilizada para aumentar distâncias, endurecer diferenças, construir contrastes que ferem a Igreja e dificultam o seu progresso, expondo-a ao risco de divisões. - Carta de Francisco aos Bispos, 16/07/2021

A carta fala ainda da necessidade de se enxergar a unidade da Igreja através da sua liturgia e reforça o papel dos bispos como verdadeiros guardiões da Tradição.

Eu sei que tem muita gente de bem contrariada com isso, mas não se pode negar que muitos tradicionalistas radicais vivem atacando o papa tanto pelas costas quanto publicamente. Agora, com uma canetada, o Papa deu a resposta que eles merece. Desenhando: