sábado, 21 de agosto de 2021

Padre sequestrado por talibãs se diz preocupado com o Afeganistão



O padre Alexis Prem Kumar, que em 2014 esteve sequestrado por 8 meses pelos talibãs, disse estar “muito preocupado com a súbita tomada do Afeganistão pelos talibãs”.

O sacerdote jesuíta foi sequestrado em 2 de junho de 2014 e libertado em 22 de fevereiro de 2015 por intervenção do governo da Índia. Ele foi diretor do Serviço Jesuíta de Refugiados (JRS) no Afeganistão durante 5 anos. Atualmente, o padre Alexis trabalha para o JRS no Sri Lanka.

“Estou preocupado com os trabalhadores, que têm que enfrentar terríveis consequências, e pelos dois jesuítas indianos do JRS que ainda não puderam regressar à Índia devido aos acontecimentos repentinos”, disse o padre Alexis ao jornal indiano Matters India. O padre disse temer pelos “estudantes, especialmente pelas estudantes e seu futuro, seus sonhos” e em geral “por todo o povo do Afeganistão, que é conhecido por sua grande cultura e tradição e que enfrenta agora assassinatos brutais, sofrimento, pobreza, analfabetismo e fundamentalismo”.

“Ouvi o porta-voz talibã Suhail Shaheen. Ele afirmou que os talibãs já anunciaram a anistia para as pessoas do país: as mulheres terão acesso à educação, incluindo a universidade, podem usar qualquer tipo de hijabe, não necessariamente burca, e os talibãs terão um governo inclusivo e se aproximarão da comunidade internacional para reconstruir a nação. Sua entrevista me dá esperança, mas dada a sua visão do mundo fundamentalista, a mudança não terá lugar imediatamente. Existe suspeita e temor entre as pessoas de que a democracia, a liberdade e a igualdade das mulheres não fazem parte da ideologia dos talibãs”, disse o sacerdote.

Ele também disse que espera “contra a esperança” e que sua esperança está “evoluindo” após o seu próprio cativeiro e libertação.

“Se eu pude ser libertado depois de oito meses e 20 dias de cativeiro talibã, então existe a possibilidade de paz no Afeganistão. Minha experiência de vida com o povo afegão durante três anos também me faz acreditar que, se os talibãs permitem uma maior participação das mulheres na vida pública, existe a possibilidade de paz”, afirmou.

“O Afeganistão tem mais de 30 milhões de habitantes. Mas tem uma vasta terra com muitos minerais, gente trabalhadora e uma crescente população educada.”


Por: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário