sábado, 14 de agosto de 2021

Arcebispo de Ribeirão Preto proíbe missa tradicional em sua arquidiocese


O arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, proibiu a missa tradicional em sua arquidiocese. A informação foi divulgada através de uma instrução para aplicação do motu proprio Traditionis custodes, com o qual o papa Francisco restringiu o uso do Missal Romano de 1962m anterior ao Concílio Vaticano II, e condicionou a celebração segundo o rito extraordinário à autorização do bispo local.

“Tendo ouvido o Conselho Presbiteral, pelas presentes letras determino: na Arquidiocese de Ribeirão Preto usaremos somente a única expressão da lex orandi do Rito Romano, ou seja, os livros promulgados por São Paulo VI e São João Paulo II”, afirmou dom Moacir.

O arcebispo disse ter tomado esta decisão considerando as palavras do papa Francisco na carta aos bispos que acompanha o motu proprio, em que o pontífice disse: “tomo a firme decisão de revogar todas as normas, instruções, concessões e costumes anteriores ao presente motu proprio”.

Além disso, dom Moacir citou alguns trechos do motu proprio que orientaram sua decisão, como o artigo 1, que afirma que “os livros litúrgicos promulgados pelos santos pontífices Paulo VI e João Paulo II, em conformidade com os decretos do Concílio Vaticano II, são a a única expressão da lex orandi do Rito Romano”.

O arcebispo disse também ter considerado o artigo 2 do motu proprio, segundo o qual “ao bispo diocesano, enquanto moderador, promotor e guardião de toda a vida litúrgica na Igreja particular a si confiada, compete regular as celebrações litúrgicas na sua diocese. Portanto, é de sua exclusiva competência autorizar o uso do Missale Romanum de 1962 na diocese, seguindo as orientações da Sé Apostólica”.

Dom Moacir Silva foi nomeado arcebispo de Ribeirão Preto pelo papa Francisco em 24 de abril de 2013 e assumiu o governo da arquidiocese em junho do mesmo ano. Anteriormente, foi bispo da diocese de São José dos Campos (SP).  De 2007 a 2011, foi presidente da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Por: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário