sexta-feira, 15 de maio de 2020

Governador de Pernambuco nega a proibição de missas e cultos online

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou na última segunda-feira (11) uma série de medidas mais rígidas para combater a Covid-19 que passarão a valer a partir deste sábado, dia 16, e vão até o dia 31 deste mês de maio nas cidades de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
 
Contudo, um série de dúvidas e questionamentos foram levantadas uma vez que não foi citada a permissão das transmissões de missas, cultos e demais celebrações religiosas de forma online, logo surgiu uma preocupação grande nesse sentido.
 
Em um comunicado, dom Fernando, bispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, já havia transmitido o seguinte comunicado à população:
 
“Diante do novo Decreto do Governo de Pernambuco, os padres têm me procurado para saber como fica o acesso dos padres e equipe litúrgica às celebrações transmitidas pelas redes sociais. Entrei em contato com Sileno, da equipe do governo. O mesmo confirmou que será garantido o direito às celebrações on-line. Disse que está para sair umas normas explicando como identificar a equipe de celebração para o acesso às Igrejas. Isso vai servir para as igrejas em geral. Portanto, fiquem tranquilos e aguardem essas orientações. Fraternalmente, Dom Fernando". será garantido o direito às celebrações on-line. Disse que está para sair umas normas explicando como identificar a equipe de celebração para o acesso às Igrejas. Isso vai servir para as igrejas em geral. Portanto, fiquem tranquilos e aguardem essas orientações. Fraternalmente, Dom Fernando". 
Para tratar do assunto, o governador se reuniu com alguns líderes religiosos por videoconferência na tarde de quinta-feira (14).
 
Paulo Câmara tranquilizou a população pernambucana, em especial, os que residem nas cinco cidades que serão afetadas pelo decreto e esclareceu que “as igrejas tem um papel fundamental e importante. Eu estou publicando um novo decreto, já permitindo nessas cinco cidades, a garantia do ir e vir dos pastores, padres, missionários e de quem tá ajudando as igrejas quanto às celebrações online”.
___________________________________
Com informações: Portal Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário