terça-feira, 12 de maio de 2020

A mensagem de Fátima traz esperança para enfrentar a pandemia


A aparição da Virgem Maria a Francisco, Jacinta e Lúcia, há 103 anos, permanece ainda atual, sobretudo no contexto atual que vive a humanidade.

 

No fim de 1917, ano em que aconteceu a manifestação mariana em Fátima, o mundo sofreu com a epidemia da chamada gripe espanhola, que causou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas.

 

Com os primeiros casos relatados durante a Primeira Guerra Mundial, as forças armadas de cada país ofuscaram a presença da enfermidade em seus campos de concentração, a fim de não demonstrarem sua fragilidade às tropas rivais. Dessa forma, a proliferação da doença originada pelo vírus influenza tomou proporções fora de controle e se tornou uma pandemia mundial em 1918.

 

Entre as vítimas aquela pandemia estavam Francisco, que morreu em 4 de abril de 1919, com apenas 10 anos, e Jacinta, morta em 20 de fevereiro de 1920, aos 9 anos.

 

PRÓPÓSITO

 

Em uma das usas aparições em Fátima, a Virgem Santíssima revelou que os dois irmão morreriam cedo, mas que deveriam confiar inteiramente no plano de Deus, pois seu amor é maior do que qualquer mal existente no mundo.

 

A vida de Francisco após as visões de Nossa Senhora, foram marcados pelo sofrimento e a fragilidade de sua saúde, sobretudo após ser acometido pela gripe espanhola. Contudo, ele oferecia seus sofrimentos pela conversão dos pecadores e a salvação da humanidade.

 

OFERTA DA VIDA

 

Nesse período, o jovem Pastorinho também sofreu com a saudade da Eucaristia, pois sua enfermidade o impedia de ir a Igreja onde costumava rezar diante do Santíssimo Sacramento. 

Jacinta, após a morte do irmão, ainda sofreu muito em um hospital de Lisboa. Em sua biografia, relata-se que seu maior consolo era poder avistar o sacrário da capela do hospital através da janela de seu quarto.

 

A vidente de Fátima também morreu sozinha. Sua família e amigos não puderam estar com ela as restrições da epidemia. A única coisa que ela queria antes de morrer era a Eucaristia, mas não foi possível. 

Portugal volta às missas públicas com comunhão self-service em bandeja plástica

Em uma reportagem, neste domingo, o padre José Luís Rodrigues, da paróquia de São José, em Funchal, Madeira, Portugal, apareceu servindo a sagrada comunhão em uma bandeja plástica. (SicNoticias.pt, 10 de maio).

 
Veja o que nos ensina a Santa Igreja sobre a Sagrada Comunhão em sua instrução sobre a liturgia Redemptionis Sacramentum:
 
[117.] Os vasos sagrados, que estão destinados a receber o Corpo e a Sangue do Senhor, devem-se ser fabricados, estritamente, conforme as normas da tradição e dos livros litúrgicos.[205] As Conferências de Bispos tenham capacidade de decidir, com a aprovação da Sé apostólica, se é oportuno que os vasos sagrados também sejam elaborados com outros materiais sólidos. Sem dúvida, requer-se estritamente que este material, de acordo com a comum valorização de cada região, seja verdadeiramente nobre, de maneira que, com seu uso, tribute-se honra ao Senhor e se evite absolutamente o perigo de enfraquecer, aos olhos dos fiéis, a doutrina da presença real de Cristo nas espécies eucarísticas. Portanto, reprove-se qualquer uso, para a celebração da Missa, de vasos comuns ou de escasso valor, no que se refere à qualidade, ou carentes de todo valor artístico, ou simples recipientes, ou outros vasos de cristal, argila, porcelana e outros materiais que se quebram facilmente. Isto vale também para os metais e outros materiais, que se corroem (oxidam) facilmente. 

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Museus Vaticanos se preparam para reabrir o público


Os Museus Vaticanos estão se preparando para reabrir gradualmente ao público após o fechamento de suas portas desde 9 de março, causado pela pandemia de coronavírus, Covid-19.
 
Assim informou o secretário-geral do Governatorado do Vaticano, Dom Fernando Vérgez Alzaga, em entrevista ao Vatican News.
 
“Temos uma grande necessidade de trabalhar na realidade concreta, sem esquecer que as pessoas são os protagonistas que dão vida aos Museus Vaticanos e que a experiência real do Museu dá vida às pessoas”, refletiu Dom Vérgez depois de afirmar que as visitas virtuais também podem ser aprimoradas.
 
No entanto, o Secretário-Geral do Governatorado do Vaticano acrescentou que "o virtual jamais poderá substituir a realidade, pois, para dar valor à arte são necessários olhos e coração".
 
Nesse sentido, os Museus Vaticanos reabrirão junto com o restante dos museus da Itália, mas isso acontecerá com diferentes condições, entre elas, será obrigatório o uso de máscara, a entrada será mediante reserva antecipada e serão evitados grupos grandes.
 
"Fechamos as portas ao público, cientes de que a salvaguarda da saúde vem em primeiro lugar", destacou Dom Vérgez, que acrescentou que durante esse período de fechamento do público, "decidimos realizar apenas as atividades que considerávamos mais essenciais, para as quais contamos apenas com cerca de trinta funcionários ao dia. Uma porcentagem muito baixa se considerarmos que a grande família de funcionários e colaboradores dos Museus é composta por quase mil pessoas, incluindo guardiões, historiadores de arte, restauradores, equipe administrativa e as várias empresas de serviços”.
 
Além disso, o Secretário-Geral do Governatorado do Vaticano lembrou que no site dos Museus Vaticanos é possível visitar "virtualmente" os Museus, incluindo a Capela Sistina.
 

Sobre o limbo...


O limbo, entendido como lugar de plena felicidade natural, mas sem a Visão Beatífica (pena de dano), não era consenso unânime entre os Santos Padres. Ao enfrentar os pelagianos, Santo Agostinho ensinou que as crianças mortas sem o Batismo Sacramental iriam para o inferno propriamente dito, onde sofreriam penas mitigadas.
 
No séc. XVII, ainda encontramos o Cardeal São Roberto Belarmino ensinando isto, e recusando a felicidade natural do limbo:
 
O lugar (das ditas crianças) é o cárcere inferior, lugar horrível e tenebroso, onde certamente não podem ser felizes os que aí habitam - De amissione gratiæ 1. VI cc 6 et 2
 
De Fé Católica se deve crer que os pequeninos mortos sem batismo estão condenados e carecerão para sempre não só da bem-aventurança celeste, mas também da natural - Ibid., c. 2
 
O que era consenso unânime entre os Santos Padres é que quem morre apenas com o pecado original, sem pecado atual, não pode salvar-se, por causa da pena (de dano) devida ao pecado original.
 
— Mas o Papa Pio VI não proclamou infalivelmente a doutrina do limbo?
 
Não! Vejamos o que ele disse:
 
O papa declara falsa, temerária, injuriosa às escolas católicas, a proposição segundo a qual deve ser rejeitado como uma fábula pelagiana o lugar dos infernos, chamado vulgarmente limbo das crianças, no qual as almas daqueles que morrem somente com o pecado original são punidas com a pena de dano sem a pena do fogo - Bula Auctorem fidei; cf. DB 1526
 
Para entender a fala do Papa Pio VI, é preciso revisitar a história. No passado, os pelagianos haviam proposto um lugar onde as crianças estariam salvas, porque não teriam o pecado original (negação do pecado original e suas consequências). Para os pelagianos, apenas os pecados pessoais condenam. Consequentemente, as crianças salvar-se-iam sem o Batismo. Como vimos, Santo Agostinho reagiu fortemente contra isso, e afirmou que as crianças mortas sem o Batismo não têm esperança de salvação.
 
Voltando ao contexto do Papa Pio VI, se havia os que simplesmente seguiam Santo Agostinho, como São Roberto Belarmino, havia também os jansenistas, que além de “seguir Santo Agostinho”, ainda negavam o limbo como uma heresia pelagiana — cf. Sínodo Jansenista de Pistoia, 1786. E é aqui que se nos fica clara a intenção do Papa Pio VI, em 1794: o que ele condena não é a recusa do limbo, mas a acusação jansenista de que o limbo seja “fábula” pelagiana. O que o Papa está dizendo é que o limbo não é doutrina pelagiana, porque não nega o pecado original e suas consequências ao postular uma felicidade natural. Portanto, o Papa defende a ortodoxia (e não a infalibilidade) do limbo.
 
Agora releiam a fala do Papa Pio VI, transcrita acima.
 
Em todo caso, assim como o Papa Pio VI defendeu o direito de se ensinar a doutrina do limbo, Papas como Paulo III, Bento XIV e Clemente XIII permitiram que se ensinasse a doutrina de Santo Agostinho — não a acusão dos jansenistas, evidentemente.
 

Medo de Fátima

Fátima será cercada por 3.500 policiais. Medo de que a Santíssima Virgem interceda por meio das orações no aniversário de Suas aparições e impeça os planos do Maligno e de seus sequazes?
 
O Santuário de Fátima está sendo fortemente vigiado para que nenhum peregrino possa nele entrar no aniversário das aparições, informam os meios de comunicação (en.news).
 
A operação envolve 3.500 policiais, e será realizada em duas fases. Até o dia 12 de maio, a polícia impedirá o acesso ao Santuário, aos estacionamentos e às áreas circundantes, aconselhando os peregrinos que retornem a suas casas.
 
Os dias mais complicados serão os dias da aparição (12 e 13 de maio). Então, as forças policiais utilizarão oficiais a cavalo, cães e unidades de intervenção para “proteger” o Santuário dos peregrinos. 

Enquanto cristãos ficam em confinamento, governo comunista chinês destrói igrejas e remove cruzes


Apesar dos esforços na China para impedir a disseminação do Covid-19, as autoridades dos países asiáticos não removeram suas políticas de perseguição contra a comunidade cristã.
 
O governo comunista chinês continuou sua campanha contra o cristianismo durante o surto de coronavírus no país, destruindo cruzes e demolindo uma igreja enquanto as pessoas estavam presas.
 
O governo comunista usou a desculpa de proibir reuniões para impedir a propagação do vírus como uma oportunidade de fechar, saquear igrejas e remover quaisquer símbolos cristãos, como a cruz de Cristo.
 
Em 13 de março, uma igreja no condado de Guoyang, província de Anhui, viu sua cruz ser removida pelas autoridades. Um vídeo compartilhado pela Irmandade Cristã Chinesa de Justiça documentou o momento em que o guindaste removeu a cruz vermelha do telhado da igreja.
 
Um cristão com o sobrenome Chen disse ao grupo de vigilância da China China Aid que esta igreja geralmente tem 40 frequentadores participando de seus cultos. As autoridades usaram o bloqueio como uma oportunidade para remover a cruz da igreja.

sábado, 9 de maio de 2020

SE: Prefeitura interdita igreja apenas por estar com uma das portas abertas


Nesta sexta-feira (08) católicos vieram às redes sociais para denunciar o abuso de autoridade.
 
O fato ocorreu na cidade de Aracaju na Igreja de São Salvador. Enquanto um funcionário estava limpando a igreja, com uma das portas abertas, fiscais da prefeitura chegaram ao local e não quiseram conversa. Mandou fechar a igreja e, em seguida, colocaram uma placa de interdição. 

Vaticano: hospitais belgas adeptos à eutanásia não são mais católicos



A morte legalizada, ministrada por alguém como um “tratamento” aos que sofrem por uma “condição de saúde sem esperança”. Na Bélgica isso é possível desde 2002 e a esta visão do doente e da doença alinharam-se desde 2017 os hospitais da Congregação dos Irmãos da Caridade, fundada no final do século XIX. Uma decisão que determinou a escolha da Congregação para a Doutrina da Fé, depois de três anos de confronto acirrado sem nenhum passo atrás por parte da associação que administra por conta dos religiosos. “É com profunda tristeza – explica a Congregação – que se comunica que os Hospitais Psiquiátricos administrados pela Associação Provincialat des Frères de la Charité ASBL na Bélgica de agora em diante não poderão mais ser considerados entidades católicas”.

O início da história

Em uma carta de 30 de março passado, assinada pelo prefeito do Dicastério Vaticano cardeal Luis Ladaria Ferrer e pelo secretário arcebispo Giacomo Morandi afirmava-se: “Por trás daquela ‘dor’, há a história de uma disputa delicada e complexa que opôs o princípio inatacável da vida, segundo a visão cristã às considerações de uma normativa que o relativiza”. A própria carta endereçada ao Superior Geral da Congregação, Frei René Stockman, explica o desenrolar do caso, que iniciou pouco mais de três anos atrás quando no site da Congregação dos Irmãos da Caridade da Bélgica, foi publicado um documento no qual “se admite, em algumas condições, a praxe da eutanásia em uma estrutura hospitalar católica”.