VIAGEM
APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10
DE SETEMBRO DE 2019)
SANTA
MISSA
HOMILIA
DO SANTO PADRE
Campo
Diocesano de Soamandrakizay, Antananarivo, Madagascar
Domingo,
8 de setembro de 2019
Disse-nos o Evangelho que «seguiam com [Jesus]
grandes multidões» (Lc 14, 25). À semelhança daquelas multidões que se
aglomeravam no percurso de Jesus, também vós viestes em grande número para
acolher a sua mensagem e segui-Lo. Mas, como bem sabeis, não é fácil seguir os
passos de Jesus. Vocês não repousaram e tantos de vós, passaram aqui a noite.
Realmente o evangelho de Lucas lembra-nos, hoje, as exigências deste
compromisso.
É importante notar que estas indicações são
dadas no quadro da subida de Jesus para Jerusalém, entre a parábola do banquete
– onde o convite é aberto a todos, especialmente às pessoas rejeitadas que
vivem nas ruas e nas praças, nas encruzilhadas – e as três parábolas ditas da
misericórdia, onde se organiza a festa quando a pessoa perdida é reencontrada,
quando aquele que parecia morto é recebido, festejado e devolvido à vida pela
possibilidade dum novo recomeço. Qualquer renúncia cristã só tem sentido à luz
da alegria e da festa do encontro com Jesus Cristo.
A primeira exigência convida-nos a verificar
as nossas relações familiares. A vida nova que o Senhor nos propõe parece
incómoda e transforma-se numa injustiça escandalosa para quantos creem que é
possível limitar ou reduzir o acesso ao Reino dos Céus apenas aos laços de
sangue, à pertença a um grupo determinado, a um clã ou a uma cultura
particular. Quando o «parentesco» se torna a chave decisiva e determinante de
tudo o que é justo e bom, acaba-se por justificar e até mesmo «consagrar»
alguns comportamentos que levam à cultura dos privilégios e da exclusão:
favoritismos, clientelismos e, consequentemente, corrupção. A exigência do
Mestre faz-nos elevar o olhar, dizendo: quem não for capaz de ver o outro como
um irmão, deixar-se comover pela sua vida e situação, independentemente da sua
origem familiar, cultural e social, «não pode ser meu discípulo» (Lc 14, 26). O
seu amor e dedicação são um dom gratuito, invocado por todos e para todos.
A segunda exigência mostra-nos a dificuldade
de seguir o Senhor, quando se pretende identificar o Reino dos Céus com os
próprios interesses pessoais ou com o fascínio duma ideologia qualquer que
acaba por instrumentalizar o nome de Deus ou a religião para justificar atos de
violência, a segregação e até o homicídio, o exílio, o terrorismo e a marginalização.
A exigência do Mestre encoraja-nos a não manipular o Evangelho com tristes
reducionismos, mas construir a história na fraternidade e solidariedade, no
respeito gratuito da terra e dos seus dons contra todas as formas de
exploração, encorajando-nos a viver o «diálogo como um caminho, a colaboração
comum como conduta, o conhecimento mútuo como método e critério» (Documento
sobre a fraternidade humana, Abu Dabhi, 4 de fevereiro de 2019); não cedendo à
tentação de certas doutrinas incapazes de ver o bom grão e o joio crescerem
juntos enquanto se espera o Senhor da messe (cf. Mt 13, 24-30).
E, quanto à última exigência, como pode ser
difícil partilhar a vida nova que o Senhor nos oferece, quando nos sentimos
continuamente impelidos a buscar a justificação em nós mesmos, crendo que tudo
provenha exclusivamente das nossas forças e daquilo que possuímos! Quando a
corrida para acumular riqueza se torna molesta e oprimente – como ouvimos na
primeira Leitura –, exacerbando o egoísmo e o uso de meios imorais. A exigência
do Mestre é um convite a recuperar a memória agradecida e tomar consciência de
que a nossa vida e as nossas capacidades, mais do que conquista pessoal, são
fruto de um dom (cf. Francisco, Exort. ap. Gaudete e exsultate, 55) tecido por
Deus e pelas mãos silenciosas de muitas pessoas, cujos nomes só conheceremos na
manifestação do Reino dos Céus.