quarta-feira, 20 de março de 2019

É pecado comer carne de porco?

 
ÍNDICE

1.0 - A Revogabilidade da Lei de Deus
1.1 - Introdução
1.2 - Razões das Leis de Alimentações
1.3 - Observância do Pentateuco (Torah)
1.4 - A imutabilidade do caráter de Deus
1.5 - Ineficácia da antiga legislação
1.6 - É Possível Revogar a Lei de Deus?
1.7 - Os Dez Mandamentos Aperfeiçoados
1.8 - Lei Moral
1.9 - Lei Cerimonial
1.10 - Os judeus não faziam distinção da Lei
1.11 - Festa das Tendas Lv 23,33-36; Dt 16,13-17
1.12 - Dias de Festa 2Crônicas 31,3; Esdras 3,2
1.13 - Luas Novas 2Crônicas 31,3
1.14 - Quais Mandamentos?
1.15 - Atos 10,11-16 (A visão de Pedro)
1.16 - Gênesis 9,4 (Sangue)
1.17 - Deuteronômio 14,8 (Porco impuro/não rumina)
1.18 - Levítico 11,7-8 (Porco impuro/não rumina)
1.19 - Isaías 65,3-5; 66,17 (Os que comem carne de porco serão consumidos)
1.20 - II Coríntios 6,17 (Sai dessa/impuro)
1.21 - Atos 15,1-29 (Concílio de Jerusalém)
1.22 - ICoríntios 8, 8.10.13 (alimento não aproxima nem separa de Deus)
1.23 - Colossenses 2,16-17 (questão de comida ou bebida)
1.24 – Marcos 7,1-5.15-19/Mateus 15,11 -20 (comer com mãos sujas)
1.25 - I Timóteo 4,1-5 (não rejeitar coisa alguma que se usa com ação de graça) 
1.26 - 1Coríntios 10, 25-32 (Imolado ao ídolo/Comer de tudo que se vende no açougue)
1.27 - Utilidades do Velho Testamento
1.28 - 10 razões para diferenciar as leis

2.0 - SUÍNO
2.1 - O Suíno
2.2 - Suíno/benefício

1.0          - A Revogabilidade da Lei de Deus.

Ainda temos que obedecer integralmente o Velho Testamento? Paulo era favorável ao consumo de alimentos impuros?

1.1            - Introdução.

Quando Eles dizem “Cristo nos libertou da Lei” estão aludindo à Lei de Moises e não a Lei de Deus.

Não dá para entender porque eles não sacrificam animais a Deus até hoje.

Estes sacrifícios constam da Lei de Deus, confiram 2 Crônicas 31,3  ou Lucas 2,24.

Eles legalizam a restrição alimentar apontando para o Velho Testamento. Nós refutamos essa restrição mostrando o Novo Testamento. Eles mostram o “transitório” nós mostramos o “permanente”.

O Novo Testamento em suas inúmeras passagens diz que não precisamos seguir normas alimentícias do Velho Testamento. Eles contestam com perspicácia do coração e não com a razão.
O propósito das leis alimentares era separar os israelitas dos outros povos.

Aceitos os gentios no cristianismo, essa regra alimentar não tinha mais razão de ser.

“Na Tv Globo/Jornal Nacional de 09/02/19, foi noticiado que dentro de pouco tempo, no Brasil, serão feitos transplantes do Rim de porco para o homem”.

Que bom que o Senhor Deus na Sua imensa Sabedoria tenha criado um animal com órgãos bem semelhante ao nosso. Os que fazem hemodiálises que o digam.

(Assembleia de Deus)

“Na avaliação dos cientistas, pesquisadores e professores [que participaram do Zootec 2004, VI Congresso Internacional de Zootecnia e o XIV Congresso Nacional de Zootecnia, em Brasília], a alta tecnologia está transformando a suinocultura e trazendo resultados surpreendentes. Para se ter uma ideia das mudanças, eles agora elevam o suíno à categoria de indispensável na melhor qualidade de vida do homem. [1]

Se o objetivo de Levíticos 11 fosse a saúde, Deus certamente teria proibido o boi, por causa de seu alto nível de colesterol e permitido o coelho que é cientificamente mais do que comprovada uma das melhores carnes para o consumo, podendo ser dada até mesmo para recém-nascidos, algo que jamais pode-se pensar em fazer com a carne de boi, por exemplo. [2]

(Anti-adventistas)

“2- Quem tocasse no cadáver também ficava "imundo" até a tarde. Se isso significasse contaminado por germe, por que seria só até a tardeSerá que o germe só sobrevive até a tarde?

3- Um animal morto por si não podia ser comido por Israelitas, mas poderia ser vendido para estrangeiros e consumido por eles!!

Isso prova que as regras restrições alimentares não estavam relacionadas a ser nocivo a saúde!!

Dt 14:21  Não comereis nenhum animal que morreu por si. Podereis dá-lo ao estrangeiro que está dentro da tua cidade, para que o coma, ou vendê-lo ao estranho, porquanto sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus”. [3]

Mary

“Quem desobedece a Deus nesta categoria de alimentação peca no mandamento: não matarás! Pois está encurtando o tempo de vida e não somos donos de nosso corpo nesta Terra.” [4]

É interessante esta colocação, mas pergunto: Você usa óleo de Soja? Se usar, está coerente com o que prega?

Quando você chupa bala, por exemplo, o que você faz com a embalagem (ou outra embalagem) Você está coerente? (preservar a natureza nada tem a ver com saúde do corpo?)

Você é obesa (o)? – Você está coerente com o que prega?

Se você come carne vermelha gordurosa, está coerente com o que prega?

Se você tem seios grandes e não faz cirurgia, está coerente com o que prega?
Se você adia qualquer cirurgia ou consulta médica, está coerente com o que prega?

Você faz a prevenção (homem também) regularmente?– Você está coerente com o que prega?

Se você quer ser coerente com o que prega, além da oncológica, deve fazer outras prevenções, faz?

(Católico)

O principio da lei (V.T.) é mantido quando a Bíblia no Novo Testamento sempre indica a importância da santidade e da pureza (em todas as áreas da vida), que são as marcas de um santo (de um separado, consagrado a Deus). Restrições alimentares, portanto, já não são necessárias.  [5]

(Católico)

“No judaísmo, pautado pela Lei de Moisés, havia e há, ainda hoje, uma rígida distinção entre alimentos puros e impuros. Ora, para o cristianismo tal distinção não tem mais nenhum valor. O próprio Jesus afirma isto claramente: “‘Nada há no exterior do homem que, penetrando nele, o possa tornar impuro...’ Assim ele declarava puros todos os alimentos” (Mc 7,14.19)...

É isto que São Paulo diz aos gálatas. Leia a Epístola! Isto é central no cristianismo: nós não temos mais nenhuma obrigação de cumprir os preceitos do Antigo Testamento! A única lei nossa é a lei do Novo Mandamento, a lei do amor: amar a Deus e aos irmãos como Jesus...até a morte, até dar a vida! “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro, cumpriu a Lei. Portanto, a caridade (= o amor) é a plenitude da Lei” (Rm 13,8-10).”
[6]

(Católico)
Será preciso lembrar que as disposições concernentes a Israel no Antigo Testamento tinham caráter de preparação para a vinda do Messias — por conseguinte, caráter provisório e figurativo de realidade vindoura ainda mais rica de conteúdo. A escolha do povo de Israel não tinha outro sentido no plano de Deus senão o de criar, em meio à corrupção doutrinária e moral crescente através dos séculos, um núcleo de fiéis que, nutrindo a crença e a esperança no verdadeiro Deus, se tornasse o receptáculo e transmissor das graças messiânicas para o mundo inteiro. [7]

“Devemos observar ainda, que todas essas leis cerimoniais foram ab-rogadas depois de Jesus Cristo... Considerados no seu significado típico e simbólico, os ritos escritos no Levítico continuam e continuarão a ser instrutivos.” Introdução ao Levítico – Bíblia Sagrada – Edições Paulinas. 

1.2 - Razões das Leis de Alimentações.

As razões de Deus ter criado as Leis de alimentações está explicitamente na Bíblia.

A Lei era uma diferenciação do Povo Consagrado.
Lv 20,24: ... que vos separou dentre os povos.
Lv 20,26: ... Eu vos separei dos outros ...

O texto sagrado não diz que a restrição alimentar esteja ligada à saúde, mas deixa explícito que tem a ver com santidade.
Lv 19,2: ... sede santos,... 
Lv 20,26: Sereis para mim santos...

1.3 - Observância do Pentateuco (Torah).

Se a observância do Pentateuco fosse primordial para a Salvação, fica uma pergunta; porque Jesus não ensina isso?

Jesus ensina e ratifica que seus ensinamentos é que são essenciais para nossa Salvação.

Perguntaram a Jesus o que se deve fazer para praticar as obras de Deus. A resposta não foi guardar certo dia, nem a lei e nem os Dez Mandamentos, e sim acreditar Nele.

Jo 6,28: perguntaram então: “Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?”

Jo 6,29: Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Os ensinamentos de Jesus não são no sentido de observar o Pentateuco e sim Seus ensinamentos.
1Jo 3,23: este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho...

Jo 13,34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros...

Jo 14,15: se me amais, observareis os meus mandamentos.

Jo 14,21: Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama...

Jo 15,10: se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor,...

1.4 - A imutabilidade do caráter de Deus.

(Adventista)

Com a destruição de toda vida vegetal durante o dilúvio..., surgiu uma emergência a que Deus fez frente dando permissão para comer a carne de animais.

Promulgaram-se novas instruções escritas acerca de animais limpos e imundos (Lev. 11; Deut. 14).

A imutabilidade do caráter de Deus (Tia. 1: 17) exclui a possibilidade de se interpretar esta passagem como uma permissão para sacrificar e comer qualquer animal. Os que eram imundos para um propósito não podiam ser limpos em outro. [8]

- É certo que o caráter de Deus não muda, mas, leis alimentícias não são “sombras” do caráter de Deus. Primeiro comiam se plantas depois carne de animais etc, mudou somente a Lei, mas não o caráter de Deus.

Criaturas não pode mudar Lei Divina, mas e o próprio Deus?
As alterações que Jesus fez não implica na mudança do caráter de Deus.

Falando sobre a Lei perfeita, (Tg 1,25) Tiago cita a Lei já aprimorada de Jesus. Esses ensinamentos é mudança da Lei de Deus sem alterar Seu caráter. Queiram ou não a Lei de Deus foi alterada, mas a Essência não.

Tg 1,26: ..., mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religiosidade é vazia.

Tg 1,27: ...: assistir os órfãos e as viúvas ... e guardar-se livre da corrupção...

Tg 2,13: ...; a misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento.

Tg 2,18: ..., que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas obras!

Tg 3,8:   mas a língua,...: ela é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero.

Tg 3,17: a sabedoria, ... é, ...cheia de misericórdia e de bons frutos, ... e sem fingimento.

Tg 4,4:    adúlteros,... todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.

Tg 4,11: ... Quem fala mal ... Ora, se julgas a Lei, não és cumpridor da Lei, mas sim, seu juiz.

Tg 4,17: aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca.

Tg 5,16: confessai os vossos pecados uns aos outros, ...

1.5 - Ineficácia da antiga legislação.

Diz o autor da Carta aos Hebreus: “Está abolida a antiga legislação (ver nota em seguida), por causa de sua ineficácia e inutilidade. Pois a lei nada levou à perfeição. Apenas foi portadora de uma esperança melhor que nos leva a Deus” (Hb 7,18-19).

Nota: “NÃO está escrito antiga legislação referente “LEI CERIMONIAL”, por quê? Simples; é que os judeus não faziam essa separação.”

Os mandamentos do Decálogo, considerados por uns como irrevogáveis, São Paulo diz outra coisa: o amor mais a caridade é o pleno cumprimento do Decálogo. E daí?

Segundo São Paulo, as Leis do Novo Testamento se resumem em Amor a Deus e ao próximo.
(Rm 13,8-10). 8 ... eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, é o pleno cumprimento da Lei.  

Diz Jesus: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mt 5,17).
A antiga Lei era imperfeita. O próprio autor da Carta aos Hebreus o confessa: “Se a primeira aliança tivesse sido sem defeito, certamente não haveria lugar para outra” (Hb 8,7).

Não foi somente um ou outro ponto que Jesus aboliu. É toda a Lei. Atenção, é toda a Lei, quer seja de Deus ou de Moisés.

1.6 - É Possível Revogar a Lei de Deus?

O que diz Paulo?

2Cor 3,7-11 - (7) Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, (8)quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? (9)Pois, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério da justificação. (10)Em comparação com esta glória muito superior, já não aparece mais como glória o que naquela época tinha sido glorioso. (11)Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

Nesse texto Paulo está mencionando Êxodo.

Ex 34,28-30 confira:

(28) Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. (29) Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo na mão as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. (30) Aarão e os israelitas todos, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele.

Versículos que se entrelaçam.

2Cor 3,7 – gravado em Pedras          - com Ex 34,28 - escreveu em tábuas (pedra Ex 34,1 e Dt 10,1)
2Cor 3,7 -  não podiam fitar o rosto - com Ex 34,30 – tiveram medo
2Cor 3,7 – por causa do seu fulgor   - com Ex 34,29 -  rosto resplandecia

Continuando análise do texto de Paulo:

2 Coríntios (3,9) - se o ministério de condenação foi glorioso, “muito” mais glorioso há de ser o ministério da “justificação”.  Em outras palavras: Se o decálogo foi glorioso, agora, os ensinamentos de Cristo serão mais gloriosos ainda.

2 Coríntios (3,11) - os Mandamentos (V.T.) são identificados por Paulo como: “passageiro”, nesse mesmo versículo, Paulo identifica os ensinamentos de Cristo como: “o que permanece”.

Com isto fica claro que o Decálogo foi “transitório”, e o que é transitório não permanece para sempre, isto é, foi passível de alterações.

Ele (o Decálogo ou as dez Palavras) foi aperfeiçoado, não suprimido (Mt 5,17).

Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro, cumpriu a Lei. Portanto, a caridade (= o amor) é a plenitude da Lei (Rm 13,8-10).

Quem estaria com a razão Paulo ou Eles?

1.7 - Os Dez Mandamentos Aperfeiçoados.
(Evangélico)

"A Lei Moral ou Lei de Deus (Dez Mandamentos) vem da eternidade. Os princípios desta Lei são base do governo de Deus. São imutáveis como o Seu Legislador. A Lei é por natureza indestrutível, nem um mandamento pode ser tirado do Decálogo. Permanece todo ele irrevogável e assim permanecerá para sempre... Lucas 16:17." [9]

Para Eles as Leis Levíticas (ou Torah – os 5 primeiros livros) foram abolidas por Cristo, mas os Dez Mandamentos que estavam dentro da Arca da Aliança são irrevogáveis.

Mas, a própria Bíblia não usa Leis do Senhor referindo somente a Lei do Senhor, Lei de Moisés referindo somente a Lei de Moisés.

-O Próprio Cristo diz que o Mandamento “não matar” foi dado por Moisés cf João 7,19.

Jo 7,19: Moisés não vos deu a Lei? ... Por que procurais matar-me?”

“Não matar” faz parte do Decálogo, fica uma pergunta; É Lei de Deus ou de Moisés?

Resposta – É que os judeus não faziam distinção de Lei.

Nas maldições do capítulo 27 de Deuteronômio, os preceitos morais e cerimoniais não são separados. Sabe por quê?

- Porque para os judeus não existia separação de Lei.

Dt 27,15: Maldito seja o homem que fizer uma escultura ou imagem fundida ...

Dt 27,21: Maldito quem tiver relações com algum animal! ...

Dt 27,24: Maldito quem matar o próximo à traição!...

Dt 27,25: Maldito quem aceitar suborno para assassinar...

-Em 2 Crônicas (34,14) o livro das leis cerimoniais é chamado “Lei do Senhor”, já em Esd (7,6) o mesmo livro é chamado de “Lei de Moisés”.

2Cr34,14:... descobriu o livro da Lei do Senhor, dada por Moisés.

Esd 7,6: ... bom conhecedor da Lei de Moisés, dada pelo Senhor...

-Em Neemias o livro das leis cerimoniais é chamado “Lei de Moisés”; alguns versículos depois é chamado de “Lei de Deus”. E a distinção de moral/cerimonial?

-NE 8,1: ... o livro da Lei de Moisés
-NE 8,8: ... livro da lei de Deus

Há quem ensina ser o Decálogo uma lei moral, enquanto a parte da legislação que trata das cerimônias de sacrifícios e festas religiosas é chamada de lei cerimonial.

Esse pensamento não é bíblico. Os judeus não dividiam sua lei em moral e cerimonial etc.

A lei de Deus é todo o Pentateuco (Js 24.26; Ne 8.8,18). 

Js 24,26: ... no livro da Lei de Deus...
NE 8,8: ... o livro da Lei de Deus...
NE 8,18: ... o Livro da Lei de Deus...

Para os judeus não havia distinção entre os Dez Mandamentos e a Torah (Pentateuco).

Não existe qualquer menção na Bíblia que diga que determinada Lei é Moral etc..

No Novo e no Velho Testamento “Lei” aparece 597 vezes; em nenhuma delas é especificado “moral” ou “cerimonial” “ou...”.