quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pensamentos da Sabedoria




“O Espírito do Senhor enche o universo,
e Ele, que mantém unidas todas as coisas,
não ignora nenhum som.

Por isso, quem fala iniquamente, não tem desculpa,
não poderá eludir a Justiça vingadora.

Indagar-se-á sobre os planos do ímpio,
o barulho de suas palavras irá até o Senhor,
como prova de seus crimes.
Um ouvido cioso ouve tudo,
nem o rumor dos murmúrios lhe escapa.

Guardai-vos, pois do murmúrio inútil,
poupai a vossa língua da maledicência;
não há frase furtiva que caia no vazio,
a boca caluniadora mata a alma.

Não procureis a Morte com vossa vida extraviada,
não vos proporcioneis a ruína
com as obras de vossas mãos.

Pois Deus não fez a Morte
nem tem prazer em destruir os viventes.
tudo criou para que subsista;
são salutares as gerações no mundo;
nelas não há veneno destruidor,
e o Hades não reina sobre a terra.

Porque a Justiça é imortal!” (Sb 1,7-15)
Recentemente, já escrevi alguns textos comentando trechos do Livro da Sabedoria. Às vezes se pensa que este livro é um pequeno tratado filosófico... Não é isto!

O Autor sagrado, viveu às vésperas da era cristã, em Alexandria do Egito, numa época em que era moda muitos judeus abraçarem a cultura da moda, o helenismo pagão, fascinante, “politicamente correto”: todo mundo era helenista, todo mundo pensava assim, fazia assim, vivia assim... Por que os judeus deveriam ser diferentes, fechados?

Assim, a grande tentação, que a muitos engoliu, era entrar num tipo de diálogo com o mundo gentio helenista, que, pouco a pouco, dissolveria a identidade do Povo de Deus, em nome da tolerância, da convivência, da compreensão, da paz romana do Imperador Augusto... Tratava-se, no fundo, de uma vida sem o Deus de Israel, o Deus da Aliança! Seria o deus de todos, o deus senhor de todos: da filosofia, de César, de todos os povos... Muitos judeus helenizados, mundanizados, ironizavam os judeus piedosos e fieis e deles zombavam...

O Autor sagrado escreve para apontar a ilusão dessa paganização do judaísmo, dessa helenização infiel! O Texto santo previne: os ímpios vão se perder; os justos, os piedosos, viverão com o Senhor para sempre a Vida imortal, Vida de Deus, Vida de ressurreição... O Deus verdadeiro não é simplesmente o deus de todos, mas o Deus de Israel, revelado nas Escrituras, que está presente a tudo e todos na potência do Seu Espírito!

Espalhados no mundo romano de então, o Autor sagrado recorda aos judeus que é o Espírito do Senhor Deus de Israel que tudo sustenta com o Seu Ser divino: Ele dá consistência e harmonia a todas as coisas, Ele em Quem tudo foi criado; Ele tudo dirige, Ele nada desconhece, nada escapa de Suas mãos, de Seu influxo de Vida!

O judeu, naquela época, e o cristão, hoje, não devem se sentir perdidos na imensidão de um mundo hostil nem desanimar: tudo está nas misteriosas mãos do Senhor; Seu Espírito Santo tudo penetra, tudo sustenta, tudo guia, tudo conhece e reconhece: “não ignora nenhum som”... O cristão de hoje, como o judeu de ontem, deve compreender que o Deus verdadeiro não é o “deus” de que todos falam com a maior desenvoltura, mas o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que Se revelou nas Escrituras e em Jesus nos revela a verdade e o sentido e os critérios de uma verdadeira existência segundo a Sua santa vontade!

Por isso mesmo, o crente esteja atento: Deus o observa; conhece seus pensamentos, sabe suas palavras... Ai daqueles que zombam de Deus, que pregam a infidelidade aos Seus preceitos com murmúrios inúteis e língua de maledicência! 

terça-feira, 22 de agosto de 2017

"Em memorial de Mim!"




A fé, no sentido bíblico, não é nunca uma realidade meramente privada, individual!

Um israelita piedoso jamais dirá: “Creio em Deus privadamente e pronto. Estou salvo!”

Um cristão dos primeiros séculos jamais diria: ‘Aceito Jesus como meu Salvador individual, particular. Estou salvo!”

Esta ideia de fé não tem nada a ver com a Santa Escritura!

Na mentalidade das Santas Escrituras, a fé é adesão a uma história, a história de um povo que caminha com Deus: no Antigo Testamento, crê, é entras na Aliança que o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó fizera com Israel no Sinai; na Nova Aliança, crê é acolher Jesus como Messias Salvador e pelo Batismo, entrar no Novo Povo, Igreja nascida da água e do Espírito de Cristo. Assim, a história de Israel e da Igreja torna-se minha história; história do amor apaixonado de Deus pelo Seu povo e por toda a humanidade.

Desconhecer ou esquecer esta história é desconhecer o Senhor, é perder a possibilidade de entrar em verdadeiro diálogo existencial com Ele e com os irmãos, caindo-se num sentimentalismo subjetivo e intimista! Esquecer esta história é a origem de todo o pecado: “Apenas fica atento a ti mesmo! Presta muita atenção em tua vida, para não te esqueceres das coisas que os teus olhos viram, e para que elas nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida” (Dt 4,9).

Quando o Povo de Deus esquece o seu Senhor - que é sua segurança, riqueza e esperança - perde o rumo e começa a buscar falsas seguranças: “o homem vive somente de pão”; “sereis como deuses”. Era esta a queixa que o Senhor apresentou através de Oséias: “Israel esqueceu Aquele que o fez e construiu palácios!” (8,14).

Por isso mesmo o Povo santo deve fazer contínuo memorial de tudo quanto o Senhor fez por ele. A fé é, assim, um fazer memorial, um voltar sempre, no rito sagrado, àquilo que o Senhor realizou em nosso favor: no Antigo Testamento, libertando o Seu povo; no Novo Testamento, ressuscitando e glorificando para nós o Imolado Jesus! 

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Permanece firme naquilo que aprendeste


Algumas considerações sobre 2Tm 3,14 - 4,2:

1. São Paulo exorta a Timóteo:

“Caríssimo, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste”.

O que Timóteo aprendeu? A fé cristã no seio da Igreja. A fé não se descobre ou alimenta de modo individual e fechado em si mesmo. Se crer é um caminho pessoal, nunca é individual, fechado em si mesmo. É da Igreja que recebemos a fé e é a fé da Igreja que se faz nossa fé!

Esta fé é guardada e transmitida geração após geração por aquele órgão a que chamamos “Tradição” e, de modo especial, a “Tradição apostólica”, isto é, aquele núcleo, aquela semente que, desenvolvendo-se ao longo da história sob a guia do Espírito Santo e pelo ministério daqueles que receberam a Sucessão apostólica (os Bispos), vai-se explicitando a aprofundando cada vez mais.

Em muitas passagens do Novo Testamento podem-se encontrar referências a essa Tradição ou, como São Paulo gosta de dizer, a esse Depósito; trata-se do “Evangelho” ou “Palavra” que os Apóstolos pregaram oralmente sob a guia do Santo Espírito e permanece ininterrupta na vida e no sentir da Igreja de Cristo (cf. 1Ts 2,13; 2Ts 2,15; 2Tm 2,2).
 

domingo, 20 de agosto de 2017

A Religião Salva?


Em síntese: A Religião, entendida como instituição, não salva. Só Jesus Cristo, segundo o protestantismo, salva… Salva, porém, (dizem os católicos) mediante seu Corpo Místico que é a Igreja-instituição. A Religião, que consiste em aderir à Igreja, vem a ser o sacramento pelo qual passa a salvação que vem de Cristo. A instituição, que goza da assistência de Cristo, resguarda os fiéis contra o subjetivismo, que tende a destruir a mensagem revelada. Está claro, porém, que a fé será sempre o princípio dinamizador da vida do cristão na Igreja.
* * *
No diálogo ecumênico os interlocutores protestantes colocam a pergunta “Religião salva?”, pergunta à qual dão resposta negativa. Esta atitude merece consideração.

1. O problema

Eis a mensagem enviada a PR via internet:

“As palavras de Tiago, irmão do Senhor, líder espiritual da Igreja primitiva em Jerusalém, martirizado pelos judeus no ano 62, nos ensinam o que é religião:

A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é esta: ‘visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se não contaminado do mundo’ (Tg 1, 27).

Religião, portanto, é algo pessoal, algo que se desenvolve em duas dimensões: uma dimensão humana, terrena, na qual movidos por amor ao próximo e compaixão pelos necessitados, nós os auxiliamos em suas ‘tribulações’ (na sociedade judaica da época, por exemplo, os órfãos e viúvas eram os necessitados); a outra dimensão é a espiritual, em que nos relacionamos diretamente com o Deus e Pai, guardando-nos daquilo que este mundo tem a nos oferecer e que pode levar à corrupção do caráter e contaminação da alma. Coisas, enfim, que nos macularão e nos afastarão de Deus.

Vemos, então, que o coração da verdadeira religião não se manifesta na institucionalização de dogmas, credos ou ritos, mas na prática cotidiana do amor, porque Deus é amor e a sua lei é o amor. Como ensinou Jesus Cristo, nosso Salvador, a lei de Deus se resume a:

‘Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo’ (Lc 10, 27).

Porque Deus é único, e cada um de nós somos seres únicos, o que Ele espera de nós é que, por meio de Jesus Cristo, a cada dia vivamos esta religião pura e sem mácula”.

Dizem outros: a Religião é um conjunto de crenças, leis e práticas codificadas, aptas a atrofiar a fé, suscitando a impressão de que a pessoa religiosa pode obter efeitos mágicos.

Em nossos dias é o protestantismo neopentecostal que professa tais idéias, tendo em vista esvaziar os conceitos de Igreja e magistério da Igreja em favor da tese do livre exame da Bíblia: a cada crente se confere o direito de configurar o Cristianismo a seu modo, já que “Religião-lgreja” não salva.

Perguntamos:

2. Que dizer?

Proporemos seis observações a respeito: 

sábado, 19 de agosto de 2017

Como podemos usar o crucifixo?


“O teu Crucifixo. – Como cristão, deverias trazer sempre contigo o teu Crucifixo. E colocá-lo sobre a tua mesa de trabalho. E beijá-lo antes de te entregares ao descanso e ao acordar. – E, quando o pobre corpo se rebelar contra a tua alma, beija-o também”. São Josemaria Escrivá

O Crucifixo pode ser usado de diversas maneiras, a qualquer momento do dia ou da noite.

Assim, o crucifixo pode ser:

Levado consigo: da mesma maneira que muitas pessoas levam a fotografia daqueles que amam na agenda, na carteira, no celular, no computador ou no carro, as pessoas que amam a Cristo procuram sempre levar consigo um crucifixo.

Colocado em muitos lugares: a cruz preside  como sinal de paz e amor  a cidades, montanhas, igrejas, encruzilhadas e imóveis. Há crucifixos em milhões de lares ricos e pobres, nos escritórios, consultórios, salas de aula, etc. Uma dose muito eficaz é saudá-lo interiormente sempre ou se entra em algum lugar onde ele esteja presente, pendurado numa parede. 

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O papel do homem na família


O Catecismo da Igreja ensina que a família é um “sinal da Santíssima Trindade” na Terra; assim, pai, mãe e filhos formam uma comunidade de vida e de amor à imagem de Deus. Por isso, a família é fundamental e insubstituível. Ela é a base de todo plano divino. O homem, o pai, representa a figura de Deus. Seu exemplo e bondade, mas também a firmeza d’Ele, que deve levar os filhos a terem, por analogia, uma visão bela do Senhor, que é amoroso, honesto, puro e desapegado.

A criança precisa ter um pai e uma mãe para poder firmar sua personalidade masculina ou feminina diante da figura paterna e materna. O pai é, sobretudo para os meninos, um modelo de vida, um ponto de segurança e estabilidade. Para a esposa, ele é segurança; ela gosta de “apoiar-se” nele, consolar-se em seus ombros. A mulher chora com facilidade, mas estremece quando vê o homem chorar. 

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Pe. Zezinho responde a pastor que comparou a Imagem de Nossa Senhora com uma garrafa de Coca Cola.


Ecumenismo é o respeito que um crente em Deus tem pelos outros crentes, mesmo que não orem nem creiam do mesmo jeito. Basta-lhes saber que o outro ama o mesmo Deus e que Deus também ama os outros crentes. Neste sentido são irmãos de fé. E, espero, irmãos na caridade que Jesus nos ensinou a viver.

Tenho 76 anos e, pela sua atuação na TV, o pastor Agenor Duque está a menos tempo pregando a fé cristã! Também não conheço seus escritos e sua formação em filosofia, sociologia ou teologia. Realmente não sei qual é a sua vertente cristã!

Mas recentemente ele nos brindou com uma agressão totalmente desnecessária ao ridicularizar uma de nossas imagens de Maria. Temos muitas imagens dela através do mundo mostrando que a mãe de Jesus é mãe para negros, índios, europeus, esquimós, árabes, escravos e libertos, porque a vemos vestindo a dores, as vestes e as cruzes de quem sofre.

O pastor Duque também se veste de mendigo e supostamente quer dizer alguma coisa com aquelas vestes de quem sofre e não visa riqueza nem lucro!

Mas recentemente ele COMPAROU A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA COM UMA GARRAFA DE COCA- COLA, simbolicamente deixou cair a garrafa dizendo que aquela garrafa não ora, nem ouve , nem pode ajudar a sua plateia-assembleia ! É claro que estava ridicularizando nossas imagens e símbolos e também nossa Bíblia, porque a nossa Bíblia e as Bíblias que imagina que ele usa também não falam porque são feitas de papel.

Quis dizer que é mais fiel a Jesus do que nós católicos porque ele não pede oração à mãe de Jesus nem acredita na intercessão dos santos do céu, embora ele mesmo na TV intercede por seus fiéis como santo pastor da terra que ele afirma ser ! Quem ora pelo seus fiéis está intercedendo. Maria faz a mesma coisa no céu onde o Filho a levou. Ou será que o pastor acha que Jesus ainda não levou sua mãe para o céu ??? 

CNBB estimula Jornada de Oração e Jejum pelo Brasil por ocasião do Dia da Pátria


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos para uma Jornada de Oração pelo Brasil, a ser realizada nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país, de 1º a 7 de setembro próximo. Os bispos decidiram mobilizar os cristãos, por meio da oração, após a análise da realidade brasileira feita na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral da entidade, dias 10 e 11 de agosto.

O Dia de Oração e Jejum sugerido é o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil. Além da carta, enviada a todos os bispos brasileiros, foi enviada também uma oração (confira abaixo), a mesma enviada por ocasião da celebração de Corpus Christi, com uma pequena adaptação na última prece.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os cristãos e pessoas de boa vontade que querem um Brasil melhor, mais fraterno e não dividido se unam.

“Nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemos chegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada. A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil. Nós esperamos que esse dia de jejum e oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade.”

Um dos trechos da oração, encaminhada a todos os bispos do país pelo Consep, pede:

“Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos”.

Veja a íntegra da oração: