domingo, 29 de dezembro de 2013

Indulgência plenária a todos os que rezarem o Te Deum no último dia do ano civil.


A Santa Madre Igreja concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que rezarem o Te Deum no último dia do ano sob as seguintes condições: Ter se confessado antes da Missa e ter assistido à mesma e rezar no final a oração do Te Deum.

Disponibilizamos aos nossos leitores o Te Deum, hino de ação de graças cantado tradicionalmente dia 31 de dezembro pelos benefícios recebidos no ano que termina.

Lembramos que a Igreja concede Indulgência Plenária a todas as pessoas que, em comunidade, nas igrejas e oratórios públicos ou semipúblicos, rezarem ou cantarem o Te Deum em ação de graças no último dia do ano civil (cf. Enchir. Indulgentiarum, n. 60).


Letra em Latim:

Te Deum laudamus
te Dominum confitemur.
Te æternum Patrem omnis terra veneratur.

Tibi omnes Angeli; tibi cæli et universæ Potestates;
Tibi Cherubim et Seraphim incessabili voce proclamant:
Sanctus, Sanctus, Sanctus,
Dominus Deus Sabaoth.

Pleni sunt caeli et terra maiestatis gloriæ tuæ.
Te gloriosus Apostolorum chorus,
Te Prophetarum laudabilis numerus,
Te Martyrum candidatus laudat exercitus.

Te per orbem terrarum
sancta confitetur Ecclesia,
Patrem immensæ maiestatis:
Venerandum tuum verum et unicum Filium;
Sanctum quoque Paraclitum Spiritum.

Tu Rex gloriæ, Christe.
Tu Patris sempiternus es Filius.
Tu ad liberandum suscepturus hominem,
non horruisti Virginis uterum.
Tu, devicto mortis aculeo,
aperuisti credentibus regna cælorum.

Tu ad dexteram Dei sedes, in gloria Patris.
Iudex crederis esse venturus.
Te ergo quæsumus, tuis famulis subveni:
quos pretioso sanguine redemisti.

Æterna fac cum sanctis tuis in gloria numerari.
Salvum fac populum tuum, Domine,
et benedic hereditati tuæ.
Et rege eos, et extolle illos usque in æternum.

Per singulos dies benedicimus te;
Et laudamus Nomen tuum in sæculum, et in sæculum sæculi.
Dignare, Domine, die isto sine peccato nos custodire.

Miserere nostri Domine, miserere nostri.
Fiat misericordia tua, Domine, super nos,
quemadmodum speravimus in te.

In te, Domine, speravi:
non confundar in æternum.

Reveillón: vacine-se contra o bicho macumbeiro!


Abre a champagne, Povo Católico!!! (repare… povo CATÓLICO. Se você não é católico, não estamos falando com você).

Olha só quem está pulando onda
pra ter mais sorte no ano que vem…
Estamos perto da grande festa da virada, na qual todos colocam a esperança de que a vida melhore, o salário aumente, o amor apareça e que a Miss Mundo finalmente consiga estabelecer a paz mundial. E para que tudo isso seja possível, em lugar de pedirmos a Deus, muitos católicos esquecem sua doutrina e são mordidos por uma espécie de bicho macumbeiro: acendem velas na praia, pulam sete ondinhas, comem romã e escolhem a cor “certa” da camisa (ou das roupas íntimas), entre várias outras maluquices.


A festa de ano novo é muito engraçada.  Por algum motivo insólito, depositamos a esperança da nossa vida na mudança do último dígito do ano, como se algum deus da matemática premiasse a todos por isso.  O fato é que nós todos adoramos um ciclo.  Repare que tudo a nossa volta obedece uma rotina de ciclos bem definidos e comemoramos sempre que eles se renovam (aniversário, metas da empresa, períodos da faculdade, ano letivo etc).  Tudo muito bonito.  Mas definitivamente não é motivo pra se acreditar que alguma coisa vá melhorar por causa disso.


No dia 31/12, a Praia de Copacabana vira um circo.  À tarde, boa parte das pessoas está fazendo o Pacotão Macumba Light, que consiste em cavar um buraco na areia e acender uma vela, que dizem ser para as almas… mas pra quê elas precisariam disso no reveillón?  Será que as almas vão à praia e precisam de buracos iluminados pra se encontrar?  Depois, tem que pular sete ondinhas e fazer um pedido, que aliás, não sei pra quem é. À noite, ainda tem que mastigar um monte de caroços de romã, fazer mais pedidos e escolher uma camisa branca pro mundo ficar em paz.

Muito católico faz essas besteiras (eu diria que é a maioria absoluta). Isso quando não partem para o Pacotão Macumba Agressiva, que inclui presença no terreiro demarcado ilegalmente nas areias da praia e barquinho cheio de traquitanas pra iemanjá, que só serve pra encher a praia de lixo no dia seguinte.

Pronto!  Depois de tanto treco, vai tudo melhorar!  Mas também como é que vai piorar?  Imagine um cara de branco, molhado, suado, cheio de areia, dentro de um terreiro, montando um barquinho com pentes e sabonetes baratos para lançá-lo ao mar.  Tudo isso, com a boca cheia de caroços de romã, no meio de uma multidão de mais de 2 milhões de pessoas!  Só pode melhorar mesmo…

Toda essa loucura é, no fundo, uma tentativa de “garantir” que no ano seguinte a vida seria melhor, passando por cima da burocracia divina.  Afinal, você sabe o que quer e Deus é que não te obedece, não é mesmo?  Acreditem, muitos católicos acham válido tomar esses “atalhos” esotéricos.

Mas nada disso serve pra nada.  Passada aquela noite de macumba, você vai estar na mesma faculdade, no mesmo colégio, no mesmo trabalho, com o mesmo salário… essas coisas só vão mudar se VOCÊ SE MOVER PARA ISSO.  E mover-se tem a ver com viver a vida e aproveitar as oportunidades. Não com o dígito final do ano!

Todas essas coisas só servem mesmo é para ofender a Deus.  O primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas” fala da Fé, Esperança e Caridade.  E tudo isso que falamos aí vai contra a nossa fé.  Só por causa da virada do ano, deixamos de depositar as nossas esperanças em Cristo para recorrer a toda sorte de mandingas para concretizar as nossas vontades.  Isso é literalmente virar as costas pra Ele, se achando capaz de resolver as coisas sozinho.  Já vimos esse filme no Jardim do Éden… e já vimos também no que deu.

Aí você pergunta: “puxa… a minha vida é tão dura.  Deus podia dar uma forcinha, não é?”.  Claro!  Mas siga o lema de São Bento: “Oração e Trabalho”.  Reze todos os dias e como bom filho, peça o que você quer ao seu Pai.  Mas não se esqueça de fazer por onde!  Deus não age na nossa vida como um mágico que muda tudo, mas como um Pai que sabe quais são os melhores caminhos para seus filhos.

Então, além de emagrecer, parar de fumar e tomar jeito na vida, faça mais uma proposta de fim de ano: Rezar e Trabalhar muito. Esse é o verdadeiro caminho para a mudança.


Um FELIZ 2014 a todos!!!!
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Fonte: O Catequista

Oração do Papa Francisco pelas famílias


Oração à Sagrada Família composta e recitada 
pelo Papa Francisco após o Angelus
Domingo, 29 de dezembro de 2013

Jesus, Maria e José,
em vós contemplamos
o esplendor do amor verdadeiro,
a vós, com confiança nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.


Sagrada Família de Nazaré,
jamais nas famílias se faça experiência
de violência, fechamento e divisão:
qualquer um ferido ou escandalizado
tenha logo consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
o próximo Sínodo dos Bispos
possa trazer novamente a todos a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, ouvi nossa súplica, Amém!

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Fonte: Rádio Vaticano

No último Angelus do ano, Papa reza pelas famílias


ANGELUS
Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 29 de dezembro de 2013


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste primeito domingo depois do Natal, a Liturgia nos convida a celebrar a festa da Sagrada Família de Nazaré. De fato, todo presépio mostra Jesus junto com Nossa Senhora e São José, na gruta de Belém. Deus quis nascer em uma família humana, quis ter uma mãe e um pai, como nós.

E hoje o Evangelho nos apresenta a Sagrada Família no caminho doloroso do exílio, em busca de refúgio no Egito. José, Maria e Jesus experimentam a condição dramática dos refugiados, marcada por medo, incertezas, necessidades (Mt 2, 13-15. 19-23). Infelizmente, nos nossos dias, milhões de famílias podem reconhecer-se nesta triste realidade. Quase todos os dias a televisão e os jornais dão notícias de refugiados que fogem da fome, da guerra, de outros perigos graves, em busca de segurança e de uma vida digna para si e para as próprias famílias.

Em terras distantes, mesmo quando encontram trabalho, nem sempre os refugiados e os imigrantes encontram acolhimento verdadeiro, respeito, apreço pelos valores de que são portadores. As suas legítimas expectativas se confrontam com situações complexas e dificuldades que parecem às vezes insuperáveis. Por isso, enquanto fixamos o olhar na Sagrada Família de Nazaré no momento em que foi forçada a fazer-se refugiada, pensemos no drama de quantos migrantes e refugiados que são vítimas de rejeição e da escravidão, que são vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. Mas pensemos também nos outros “exilados”: eu os chamarei de “exilados escondidos”, aqueles exilados que podem existir dentro das próprias famílias: os idosos, por exemplo, que às vezes são tratados como presenças incômodas. Muitas vezes penso que um sinal para saber como vai uma família é ver como são tratados nessa as crianças e os idosos.


Jesus quis pertencer a uma família que experimentou estas dificuldades para que ninguém se sinta excluído da proximidade amorosa de Deus. A fuga ao Egito por causa das ameaças de Herodes nos mostra que Deus está lá onde o homem está em perigo, lá onde o homem sofre, lá onde é fugitivo, onde experimenta a rejeição e o abandono; mas Deus está também lá onde o homem sonha, espera voltar à pátria na liberdade, projeta e escolhe pela vida e dignidade sua e dos seus familiares.

Este nosso olhar hoje para a Sagrada Família se deixa atrair também pela simplicidade da vida que essa conduz em Nazaré. É um exemplo que faz tanto bem às nossas famílias, ajuda-as a se tornarem sempre mais comunidades de amor e de reconciliação, na qual se experimenta a ternura, a ajuda mútua, o perdão recíproco. Recordemos as três palavras-chave para viver em paz e alegria em família: com licença, obrigado, desculpa. Quando em uma família não se é invasor e se pede “com licença”, quando em uma família não se é egoísta e se aprende a dizer “obrigado” e quando em uma família um percebe que fez algo ruim e sabe pedir “desculpa”, naquela família há paz e alegria. Recordemos estas três palavras. Mas podemos repeti-las todos juntos: com licença, obrigado, desculpa. (Todos: com licença, obrigado, desculpa!). Gostaria também de encorajar as famílias a tomar consciência da importância que têm na Igreja e na sociedade. O anúncio do Evangelho, de fato, passa antes de tudo pelas famílias, para depois alcançar os diversos âmbitos da vida cotidiana.

Invoquemos com fervor Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, e São José, seu esposo. Peçamos a eles para iluminar, confortar, guiar cada família do mundo, para que possa cumprir com dignidade e serenidade a missão que Deus lhes confiou.
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Fonte: Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

sábado, 28 de dezembro de 2013

Homossexualismo Genético?


Olho para sociedade hoje, e vejo influências vindas de todos os lados, porém em sua maioria para alegria de todos ainda é facultativa e reflexiva em seus algozes de argumentação e réplica, ou seja, você tem o direito de concordar ou não com o pensamento proposto, porém me parece que o sentido de democracia se esvazia quando certos temas são tratados em público e ainda mais quando a opinião vai ao sentido oposto aquilo que a mídia em massa decidiu acatar como “verdade suprema”; estou falando sobre o homossexualismo; antes de qualquer coisa, gostaria de deixar algumas considerações básicas para você bem ler este artigo, esvazie sua mente sobre tudo que você leu, assistiu ou adquiriu sobre este assunto, seja ele a favor ou contra o homossexualismo, tenha em mente que aqui não se trata de um artigo preconceituoso, mas ao contrario, um texto bem conceituado e embasado, trate este artigo como informação de início para uma investigação longa sobre o assunto, que é o que ele realmente propõe.

O Homossexualismo é visto hoje na sua maioria esmagadora como uma condição inata do ser humano, algo como que biológico ou até mesmo genético, se fizéssemos uma grande pesquisa hoje em nossas escolas, e meios sociais constataríamos sem sombras de dúvidas uma opinião como a da que “o homossexualismo é algo ‘natural’”, porém será que a ciência realmente constata isso?

Não, nenhum estudo genético, biológico, ou psiquiátrico concorda com esta alegação, você pode estar se perguntando, “como você pode afirmar isto”? Bom primeiramente com a lógica, se este tipo de constatação já tivesse sido realizado pela ciência, nada mais impediria do homossexual ser tratado como um novo sexo ou até mesmo como evolução do mesmo, e impedir, por exemplo, que em nossas escolas houvesse um ensino diferenciado seria impossível, já que empiricamente isso já seria uma verdade comprovada, mas isso não é verdade, é bem real que houve investidas políticas para que isso se tornasse real (Por exemplo, a cartilha gay), porém sem nenhuma constatação real científica, o que há é um “Disse, me disse” um cientista disse para outro e outro falou para um, mas nunca uma palavra final, algo que fosse irrefutável, ao contrario disso o Psiquiatra Norte americano L. J. Hatterer afirmou: Os Psiquiatras chegaram finalmente a Conclusão de que os fatores genéticos, hereditários, constitucionais, glandulares e hormonais não tem nenhuma importância como causa da homossexualidade. (L. J. Hatterer, Changing Homosexuality en the male, Mc Graw-Hill, New York, 1970), porém como era de se esperar isto nunca chegou à grande mídia.

Não há fatos científicos que comprovem a veracidade da condição gay por natureza, ao contrario deste fato o Geneticista Dr. John S. H. Tay, escritor do Livro “Nascido Gay”? Onde ele afirma não ser possível a condição gay por natureza, por não existir fatores genéticos que propiciem isso, ou seja, não há cromossomo gay, apenas macho e fêmea, assim como não existe hormônio homossexual, somente macho e fêmea. Recentemente um Homem chamado Dr. Francis Collins afirmou que “NÃO HÁ PROVA DE QUE O HOMOSSEXUALISMO SEJA NATURAL OU QUE ALGUÉM NASÇA HOMOSSEXUAL” acontece que este homem ele é diretor do projeto GENOMA o maior projeto de genética do mundo, ele é diretor do instituto de saúde dos EUA, considerado o maior geneticista do mundo, ex-ateu convertido ao Catolicismo, o Dr. John S. H. Tay em suas pesquisas com gêmeos monozigóticos (aqueles que são geneticamente idênticos) diz que em 35% dos casos quando um dos irmãos é gay o outro é hétero, ora se o homossexualismo fosse ou pretendesse ser genético, em 100% dos casos os irmãos monozigóticos teriam de ter a mesma opção sexual do outro, mas isto não acontece, esta é uma prova científica que ninguém nasce gay.


Bom, mas se o homossexualismo não é natural, como ele se da? Ai chegamos a uma resposta concreta que ninguém da alta mídia gosta de ouvir, ler ou saber, e provavelmente 99% das pessoas que estão lendo este artigo. Depois de ler e estudar vários autores e livros sobre este assunto eu vejo como mais plausível a resposta de Gerard Van den Aardweg, ele é um psicólogo e terapeuta holandês, é Phd em psicologia, ele passou toda sua vida estudando o homossexualismo e os impulsos sexuais, em seu livro “Homossexualidade e Esperança” da Editora Diel, ele da a resposta para a origem deste estado da homossexualidade; ele explica que a maioria os desejos homossexuais se dão por um complexo de inferioridade, mas todos por motivos psicológicos ou traumáticos, ele explica que a Criança ou adolescente geralmente tende a supervalorizar o seu EU, e muitos casos vendo que ele é diferente em algumas habilidades, condição corpórea, economicamente é inferior ao seus colegas, e etc… A Criança tende a alimentar em si uma auto-compaixão que agregando ao egocentrismo natural da Criança tende a aumentar a auto-compaixão, e neste desenvolvimento psicológico doentio do “ninguém me ama ninguém me quer” naturalmente ele busca carinho, e compaixão de seus amigos, porém vale lembrar que o primeiro grupo que toda criança tende a buscar aceitação é o grupo das pessoas do mesmo sexo, e quando a criança se encontra em um nível de rejeição, ela começa se auto-compadecer de si mesma, porém o adendo se da por outro fator, o Gerard Van den Aardweg explica que na pré-puberdade, puberdade e adolescência comecem os desenvolvimentos sexuais psicológicos onde hormônios e desenvolvimentos psicológicos começam a desfrutar de uma vez, é normal em algumas crianças e adolescente surgirem sentimentos por pessoas do mesmo sexo, ou até mesmo desenhos, animais ou outras coisas mais, desejos eróticos por diversos tipos de seres ou até objetos. Mas o fato primordial para entender o homossexualismo como uma neurose como descreve o prof. Gerard Van den Aardweg seria por que neste estado de desenvolvimento sexual, se a criança já desenvolve em si o complexo de inferioridade e de auto-compaixão, se esta pessoa sentir-se inclinada pelos desejos homossexuais passageiros ela vai procurar consolo e aceitação daquele amigo mais próximo, ou de outra criança ou adolescente que sofre do mesmo complexo, podendo desenvolver um sentimento de paixão até mesmo pelo amigo do mesmo sexo, já que se da uma quebra na sua carência (momentaneamente, pois o complexo de inferioridade é incessante), e dependência de ser “amado”, porém ao passar do tempo a maturidade sexual vai chegando ao seu final e os desejos heterossexuais são inevitáveis, mas se o adolescente ou adulto continuar a alimentar seu complexo de inferioridade, é como se ele impedisse psicologicamente que estes desenvolvimentos sexuais se conclua e chegue aos desejos heterossexuais, pelo menos conscientemente, porque no subconsciente afirma Gerard Van den Aardweg todo ser humano é heterossexual, ai se da o fator de que algumas pessoas afirmarem que “sempre foram gays” ou que “já nasceram gays” e alguns afirmarem terem desejo sexuais por ambos os sexos, mas na verdade é por que o desenvolvimento do complexo de inferioridade e depois do inicio do desenvolvimento sexual psicológico se da bem cedo, vários outros autores afirmam com propriedades e pesquisas que outros fatores também colaboram o aparecer do homossexualismo são abusos sexuais, traumas sexuais familiares, o ambiente onde é criado e ensinado, a criação por parte de homossexuais; a criança é totalmente influenciável, por isso a tática Gay das cartilhas na escolas, querem formar crianças ensinadas a serem homossexuais, como se fosse uma nova raça, impondo sobre elas uma condição que não lhe pertence por natureza.

Por fim quero falar da imposição social do homossexualismo, como vimos acima não existem provas que o homossexualismo é genético, biológico, ou natural, pelo contrario, sabemos que ele não é de estado inato, mas sim de condição imposta ou adquirida, mas a mídia e as grandes influências mundiais querem impor isto a todos nós como real, como se o ser gay é apenas mais uma variante do macho e fêmea quem sabe até uma evolução das duas, mas na verdade  não é. Existe hoje toda uma cultura gay sendo colocada nas escolas, em forma de ensino sexual, musicas, novelas, filmes, roupas, ensinando a como ser um homossexual feliz, mas o fato aponta que a grande maioria dos homossexuais sofrem de depressão ou outros complexos mesmo em meio a pessoas que os aceitem, mas nunca passa isto na mídia, raramente sabemos de uma história de um relacionamento homossexual que durou tanto quanto um relacionamento sadio hétero não se trata de querer influenciar na vida privada e ninguém, o que cada um faz em quatro paredes é problema único e exclusivo da pessoa, porém não pode ser imposto a ninguém uma escolha pessoal. Recentemente o deputado Marcos Feliciano que defende o projeto de lei de João Campos, o PDC 234/2011 apelidada de “Cura gay” pretende dar juridicamente liberdade aos psicólogos para tratar os homossexuais, eles argumentam que se assim fizéssemos estaríamos tratando o homossexualismo como uma doença, mas ora se não conseguimos provar que o homossexualismo é de ordem natural, e conseguimos chegar a conclusão que é de ordem psicológica, por que não dar aos psicólogos o direito de tratar um homossexual? Hoje se um psicólogo resolver fazer isto pode ele ser processado por homofobia, ou rechaçado publicamente pela grande massa gay, em plena democracia, vivemos uma ditadura da ideologia gay, a avenida paulista se inflama de gays e lésbicas mostrando seus órgãos genitais que é crime pelo código penal Brasileiro alias vale a pena ressaltar todos batem palma e quando acaba o desfile de devassidão, sobram camisinhas usadas pelas calçadas a fora, e todos batem palma e aceitam como normais crianças levadas pelos pais a estes lugares, influenciando desde cedo há uma concepção de depravação sexual, até mesmo entre alguns homossexuais a parada gay chega a ser rechaçada. Triste ver que seres providos por Deus de racionalidade se deixam levar por propagandas sem argumentações, e aceitamos pacificamente as imposições de ideias, e deixamos nossos filhos ser doutrinados em meio a doentia ditadura gay, não se trata de preconceito, se trata de lógica. Se Bandeiras se estendem dizendo “Orgulho Gay” por que não levantar a minha pra dizer “Tenho orgulho de ser hétero”?
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Autor: Pedro Henrique Alves
Fonte: Pro Ecclesia Catholica 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A Origem da palavra MISSA


Três etimologias foram lembradas: o grego músis (iniciação), o hebráico missah (unctio?) e o latim missa.

a) A origem da palavra não pode ser nem o grego nem o hebraico. A razão é simples. Como o Cristianismo veio do Oriente, todas as palavras litúrgicas de origem grega ou hebraica são registradas na Liturgia ou na Literatura das Igrejas Orientais. Ora, isto não sucede com a palavra missa, que é privativa da Igreja Latina.

b) Logo, missa vem do latim. E aqui podemos supor duas origens: o feminino do adjetivo missus, que quer dizer enviado, e um substantivo missa, com o sentido de demissão, ato de despedir, despedimento.

O adjetivo missa não pode ser a origem do termo litúrgico, porque, nesse caso, seria preciso pensar num substantivo oculto. Exemplos:  gramática (arte), domingo, ou dominga (dies, dos dois gêmeos em latim), reta (linha), expresso (trem) etc. Por isso, os autores que derivam missa de um adjetivo subentendem a palavravítima e dizem que a frase Ite, missa est equivale a: Ite, victima missa est. Mas esta frase não tem sentido. Com efeito, a sua tradução é: Ide-vos, a vítima foi enviada. Ora,  uma vitima não se envia. É destruída. Em nenhum sacrifício há lugar para se supor que se envie uma vítima.

Portanto, só resta uma hipótese – o substantivo missa. De fato, este substantivo é uma segunda forma do termo clássico missio, derivado do verbo mittere, e cujo significado é o que demos acima: ato de mandar embora. A substituição da forma abstrata missio por uma forma concreta missa é, aliás, processo linguístico comum no latim. Oblatio, collectio e ultio foram substituídos respectivamente por oblata, collectaulta. Os novos substantivos promessa remessa vieram de promissa remissa, que estão em lugar de promissio remíssio, da mesma raiz que missa.

Lembremos, por fim, que a palavra saiu da expressão Ite, missa est e indicava apenas uma parte do ofício e não o ofício todo. É o que acontece com os termos confissão  comunhão, usados pelo sacramento da Penitência e pela Eucaristia. Na realidade são partes ou fases do sacramento.


Aliás, a expressão já existia no latim antes de passar para o uso eclesiástico. Ite, missa est era a fórmula usada para terminar as audiências do paço e dos tribunais de justiça. Diz Avito de Viena: “Nas igrejas e nas cortes do imperador e do prefeito se diz missa est quando o povo é despedido da audiência.” (1)

Na Regra de S. Bento, encontra-se sempre a fórmula missae fiunt no fim das horas canônicas para significar: fim das orações. Neste mesmo sentido está empregada a palavra na Peregrinatio Sylviae, em Santo Isidoro de Sevilha e outros.

No sentido atual, o termo é encontrado pela primeira vez na Epístola que Santo Ambrósio escreveu a sua irmã Santa Marcelina.(2) Referindo-se aos distúrbios provocados pelos Arianos durante um ofício religioso, diz ele: “Porém eu fiquei em meu lugar e comecei a dizer a missa:Missam facere cepi”(3).

Parece ter havido dois ite, missa est na missa primitiva. Com o primeiro se despediam os catecúmenos, conforme diz Santo Agostinho:“Depois do sermão se faz a missa (despedida) dos catecúmenos”. (4) Com o segundo, que permanece até hoje, se despediam os fiéis. É o que consta da Peregrinatio Sylviae: “O sacerdote abençoa os fiéis e faz-se a missa, isto é, a despedida”.(5)

(Texto retirado do livro ”A Missa, dogma-liturgia”, do Cônego F.M. Bueno de Sequeira, com censor e imprimatur de 1949. Ed. Andes)


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Notas:
(1) Avito de Viena, bispo Epist. I, LIX, pág. 199, Patres Latini.
(2) Santo Ambrósio, bispo de Milão, faleceu em 397.
(3) Epistola I, XX.
(4) “Post sermonem fit missa catechumenorum”.

(5) “Benecit fideles et fit missa”.
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Disponível em: A Origem do Rosário

Roupa de Missa: dicas pra não irritar a Dorotéia


“Deus não olha as nossas roupas. Ele só se importa com o nosso coração”. Essa é uma meia verdade. Deus não liga para as nossas roupas, mas se importa muito, isso sim, com as intenções que temos ao nos vestir, e com o que sinalizamos para as demais pessoas com o nosso visual.

Se você é daqueles que diz quer não importa a roupa que a pessoa veste, mas sim o seu caráter, eu te faço um desafio: seja homem ou mulher, vá numa entrevista de emprego ou a um casamento de um amigo vestido com camiseta regata, short e chinelo. Topa?

Proponho também um exercício imaginativo: você está tranquilão na laje, todo melecado com óleo, pegando um bronze de sunga (se for homem) ou de maiô (se for menina). De repente, do meio das nuvens, soa uma voz como de trovão, dando a notícia bombástica: “Jesus está voltando! Ele vem te visitar!”. Duvido que você resistirá ao impulso quase que imediato de vestir uma roupa mais composta, em consideração ao Senhor.

A forma como um cristão se veste não é primordial; mas nem por isso a questão deixa de ser importante. Ainda mais quando se trata da roupa com que vamos visitar Jesus na igreja. Recato é bom e Deus gosta!

O sacerdote não sobe ao altar se não estiver coberto com as vestes sagradas, por causa do grande respeito que deve ao Divino Jesus e à sua função sacerdotal. E quanto a nós? Queremos participar da missa vestidos de qualquer jeito? Valei-nos, Jesus, Maria e José!



Muitos leitores têm nos pedido informações sobre a roupa adequada para entrar no templo e, em especial, para participar da Santa Missa. Então, damos aqui algumas orientações, partindo basicamente do padrão exigido pelo Vaticano.


A placa acima informa o tipo de trajes permitidos e proibidos para o acesso ao Museu Vaticano, à Capela Sistina e à Basílica de São Pedro. Tá desenhado, mas vamos descrever…

MULHERES:

·                    É proibida a entrada com decotões, blusas sem mangas, saias curtas ou shorts.
·                    Barriga de fora, nem pensar!
·                    Devem usar blusa de manga (pode ser manga curta), saia ou bermuda na altura dos joelhos, no mínimo.
·                    Pode haver decote na blusa, desde que seja discreto.

HOMENS:

·                    É proibida a entrada com blusas sem mangas e bermudas.
·                    Devem usar calça e blusa de manga curta, ao menos.
·                    Nem precisa dizer que barriga de fora não rola, néam?

Faz todo o sentido que as igrejas locais de todo o mundo eduquem os fiéis a adotarem esses padrões de vestimenta. Contudo, as realidades locais podem admitir variações sobre esse padrão. Por exemplo: numa comunidade indígena, não é imoral que os nativos participem da missa vestidos somente com tangas.

Atenção, meninas da civilização: não venham com esse papo de que vocês têm ascendência indígena, pra entrar na igreja sensualizando. É bem capaz de vocês receberem um castigo dos Céus, ficando com as tetas caídas que nem as das índias!

Em algumas dioceses, os padres consideram tolerável que os homens usem bermudões para entrar na igreja. No Rio de Janeiro, por exemplo, bermudão na altura dos joelhos é praticamente o uniforme do domingo. Então, é compreensível que a pessoa esteja na casa de um familiar ou em uma atividade de lazer, e de lá vá direto pra missa.

Bermudão pra homem é o traje ideal para a missa? Não, mas, em certas regiões, é tolerável. Os homens que não estejam com calças, porém, não devem ser convocados para exercer funções no presbitério: leituras, apoio da patena etc. Mas, caso esteja recebendo o Sacramento do Batismo ou Crisma (ou se for padrinho), o homem deverá necessariamente estar de calças.

Quanto às mulheres, podem usar calça na missa, desde que não seja daquelas que exaltam o formato das suas “coisas” na frente e atrás. Se estiver de legging, vale usar uma blusa longa por cima, cobrindo o que se deve.

E, em todo o lugar, as NOIVAS mandam muito mal: muitas entram na igreja com o colo completamente nu, ou então usam um decote que deixa os peitos saltando. Meninas, se vocês optarem por um vestido tomara-que-caia ou sem mangas para o dia do casamento, providenciem um bolero pra cobrir as costas e ombros durante o rito (isso vale também pras madrinhas e convidadas).

Se a pessoa já foi caridosamente advertida, e ainda assim insiste em continuar a entrar na igreja em trajes inapropriados, o padre tem até mesmo o direito de lhe negar a comunhão, conforme a exortação do Cardeal Sbaretti, de 1930. Porém, esse tipo de advertência é cada vez mais rara: em nossas paróquias, domina o silêncio e a aparente indiferença dos sacerdotes sobre o problema.


Especialmente o clero e os catequistas não devem ser omissos, mas lembremos que a conscientização dos fiéis sobre os trajes na igreja é mais eficaz quando feita com tato, em vez de duras repreensões. Até porque a maioria não erra nesse ponto por maldade, mas sim pela falta de uma devida catequese. Esse tato, é claro, não necessariamente inclui o nosso blog… A nossa catequese é de boteco!


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Fonte: O Catequista

Um padre e sua santa loucura – reflexão sobre a beleza.


Faltavam somente dois meses para o Natal, quando ele começou a quebrar igreja. Ele sabia bem que aquela é uma paróquia pobre, e ainda assim não se deteve: pôs “na chón” todo o presbitério. E digo mais: o autor do bota-abaixo não fez isso sozinho, mas contou com o suporte moral e material dos paroquianos!

Dois meses depois – dois meses! – na Noite de Natal, o Menino Deus foi acolhido em um novo presbitério…


O resultado ficou digníssimo e encantador. Bem diferente do presbitério de antes, que parecia improvisado e era despido de graciosidade e de harmonia estética. São exemplares o empenho de todos os fiéis que colaboraram com essa obra e a santa loucura do Padre Demério Gomes, da Arquidiocese de Niterói – RJ. Em sua página no Facebook, o padre escreveu:

“Há três meses assumi o pastoreio de minha primeira paróquia. Naquela ocasião dissemos que o centro de nosso ministério seria a Santíssima Eucaristia. Não poderia ser distinto, pois dEla vive a Igreja. No primeiro mês já tínhamos conseguido restaurar e adquirir todos os objetos litúrgicos, e lançamos uma proposta de um novo presbitério para acolher o Senhor em Seu Natal. Coisas de padre jovem e louco… Nossa paróquia é pobre e não conta com muitos recursos, mas a fé dos fiéis superou as limitações materiais.”


Deus Pai quis que Seu Filho fosse recebido neste mundo em um berço de palha. E muita gente usa isso como desculpa para justificar a falta de adorno artístico em certos templos católicos e o desleixo com as coisas sagradas, “afinal, Jesus gosta é de simplicidade”. Acorda, sem noção: você não é Deus Pai, você é um servo!

Caso São José e Nossa Senhora – esta prestes a dar à luz – batessem na sua porta pedindo um lugar, você os colocaria no melhor quarto da casa, ou os mandaria pro quartinho dos entulhos? Quem sabe seria uma boa opção colocar a Virgem num colchonete furado no canto da sala… Que tal?

O povo esquece que o mesmo Jesus que nasceu na pobreza apreciou muitíssimo a homenagem da mulher que derramou um vaso inteiro de perfume de nardo sobre Sua cabeça (o valor equivaleria, hoje, a milhares de reais). Alguns dos presentes acharam que aquilo era “desperdício”, pois o perfume poderia ser vendido para ajudar os pobres; mas Jesus disse que a mulher fez bem, e por isso sua boa obra seria lembrada para sempre (Mc 14,3-9).

Influenciados por podres ideologias, alguns católicos não se incomodam com a penúria estética de suas igrejas. Já falamos sobre isso no post sobre as igrejas feias (veja aqui) e sobre o objetivo da arte sacra (veja aqui). Esse é o mesmo tipo de gente que, quando realiza uma obra para os pobres, faz sempre algo de gosto duvidoso, bem fuleira. Quanta diferença do pensamento de Padre Pio de Pietralcina!