terça-feira, 26 de julho de 2011

DEDICAÇÃO DA IGREJA (Parte 3) - Significado


Celebra-se anualmente o aniversário da consagração ou bênção da Igreja, sob o nome de “DEDICAÇÃO DA IGREJA”. Como Salomão, por ordem de Deus, consagrara, solenemente o Templo em Jerusalém, assim a Santa Igreja, com belas e comoventes cerimônias, dedica e consagra os seus templos, antes de os entregar ao culto publico.

Com esta consagração, torna-se sagrado o lugar ou edifício que fica reservado exclusivamente aos atos do culto divino; usá-los para outros fins, não religiosos, seria uma profanação e até um sacrilégio. Se já os antigos respeitavam os templos, que erigiam aos seus deuses falsos, quanto mais nós, cristãos, devemos tratar respeitosa e santamente os templos e as igrejas que são destinados ao culto de Deus e à celebração dos misterios divinos! “À casa de Deus, se deve santidade”, afirma o profeta.



Costuma a Igreja consagrar ou benzer solennemente os edifícios destinados ao culto público e assim, imprimir-lhes um caráter de santidade. Cometendo-se num tal lugar um pecado grave, comete-se um sacrilégio. Derramando-se, criminosamente sangue humano dentro de uma Igreja consagrada ou solenemente benta, ou perpetrando-se nela um homicídio ou empregando-a para uso vil e indecoroso, ficará a Igreja violada, necessitando de reconciliação, sem a qual não se pode celebrar nela ato algum religioso.

Daí se vê como a igreja vela pela santidade desses lugares destinados ao culto divino. Acompanhemo-la nestes sentimentos. Entremos na igreja com sumo respeito, lembrando-nos sempre, de que, estando nela, estamos em lugar santo. Respeito, veneração e adoração dominem nosso interior e exterior.

Quem viaja pelo interior, mesmo de trem, vê pequenas capelas com a inscrição: CASA DE ORAÇÃO. São capelas protestantes. Não podem dizer coisa melhor das suas capelas, do que chamá-las: "Casa de Oração”. Da mesma forma, costuma-se encontrar em algumas famílias, um oratório, num pequeno quarto, reservado para preces, ao qual muito bem poderíamos dar o mesmo nome: "Casa ou sala de oração”.


Mas as nossas igrejas, não possuem outra unção, outra santidade e têm de fato outra denominação, que só elas podem usar: “Casa de Deus!”. Sim, nossas igrejas, são mais que um salão, onde os fiéis se reúnem para rezar, cantar e ouvir sermões ou escutar a leitura do Evangelho. Nossas igrejas são de fato, realmente a habitação de Deus. São a sua morada, seu tabernáculo, sua casa.

Os anjos, avistando uma igreja católica, dizem: “Ecce tabernaculum Dei cum hominibus!”  que significa: "Eis o tabernáculo de Deus entre os homens!" Em nossa igreja Deus habita em pessoas, Jesus reside nela, não só de passagem, nem somente nas grandes solenidades, mas sempre, dia e noite. Ele está presente com corpo e alma, humanidade e divindade. A igreja é, de fato, a sua casa, a sua habitação.Os templos católicos são “Casa de Deus e Porta do Céu”.


Oh! Com quanta satisfação avistamos as nossas igrejas!
Como somos rico, riquíssimos! Deus habita entre nós!!!
 
Devemos ir à igreja, muito mais alegremente do que os judeus acorriam ao Templo. Pois este com toda sua grandeza, arte e riqueza, não possuía um tesouro tão rico como nós. Em nossas igrejas habita Deus em pessoa. Por isso a minh’alma exulta, quando posso entrar em uma igreja, meu coração palpita de alegria e contentamento, quando me aproximo do altar, pois me aproximo de Deus, que desde a minha juventude me encheu a alma de doçura espiritual. Sim, minh’alma anseia por entrar e se demorar na casa de meu Deus.

A igreja é o palácio do grande Rei, nosso Deus, onde é dada audiência aos fiéis. Na igreja, recebo a graça das graças, Jesus, na Santa Comunhão! O templo católico é o teatro das maiores maravilhas da bondade de Deus. É o teatro das mais belas e mais importantes emoções da minha alma. Com razão posso cantar:  


“Bendito seja o santuário,/Em que achei consolação
Meu bom Jesus , o teu sacrário/A paz me trouxe ao coração.

Ó Jesus, a minh’alma exulta quando posso achegar-me a vós, e, receber-vos na Santa Comunhão. Será, portanto a minha delícia visitar-vos no Sacrário, adorar-vos na santa Hóstia e abrigar-vos em meu coração.

Vendo a vossa igreja, a minh’alma exulta, porque vendo a vossa igreja, imensos desejos me invadem a alma, desejos de vos receber na santa Comunhão. Alimente e aumente estes santos desejos, para que eu, atraído pelo vosso amor, corra a hospedar-vos em meu peito.

Jesus, minha vida, consolo em meu pranto
Meu único encanto!
Eu quero em teu peito ter doce morada.


Por isso é importante observar na igreja silêncio absoluto e rigoroso respeito. As comunhões desta semana quero oferecer a Jesus em reparação das irreverências cometidas nas igrejas.


OBS.: Algumas alterações (correções, adições e omissões) foram feitas no texto para que ficasse melhor compreensivo. Traduzido do português de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário