sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arquidiocese de São Luís convida fiéis para Ordenação Diaconal de Ayrton Frank


Muita alegria e satisfação marcam o seminarista Ayrton Frank Castro Pinheiro (29 anos) às vésperas de sua Ordenação Diaconal que acontecerá neste sábado, 27 de fevereiro. Marcada para às 17h, a celebração eucarística acontece na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha – bairro Anjo da Guarda -, em São Luís do Maranhão. Ayrton será ordenado pelo bispo auxiliar de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto.

“A graça de Deus é”, na opinião Ayrton, “o que move um jovem a querer ser padre nos dias de hoje”. Segundo o futuro diácono, ser padre é algo radical, que pode chegar a provocar medo no jovem. De acordo com sua explicação, o que o jovem precisa é “estar aberto à vontade de Deus, ter uma percepção mais aguçada e também de pessoas que o auxiliem.”

De origem grega, a palavra diácono significa para a Igreja, “aquele que serve”.

Ao falar do diaconato, Ayrton lembra que o Vaticano II por meio da Lumen Gentium, ajuda a entender que “o diácono não é ordenado para o sacerdócio, mas para o serviço, sobretudo às pessoas necessitadas”, ou seja, mesmo padre ou bispo, o clérigo não deve esquecer que foi ordenado para servir.

“O papa Francisco tem insistido para que o clero esqueça aquela psicologia dos príncipes, ou seja, para que bispos e padres deixem de pensar que são príncipes, autoridades da igreja, porque a autoridade é de quem está a serviço”, comenta.


Convite da Ordenação Diaconal

Ayrton conta que, seguindo esse princípio, vai exercer o diaconato na Paróquia Nossa Senhora da Penha. Ele explica que “além dos serviços próprios como visita aos enfermos, aos encarcerados, às exéquias, às celebrações batismais e aconselhamentos pastorais, bem como à assistência aos matrimônios, de modo geral vai acompanhar a liturgia e a catequese”.

Depois do diaconato, Ayrton Frank será ordenado padre. Sua ordenação presbiteral está marcada para o dia 3 de setembro (sábado) na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac.
_____________________________________

Com informações de Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário