terça-feira, 8 de setembro de 2015

A origem do nome da cidade de São Luís do Maranhão

Os franceses pensavam em ter na ilha o mesmo progresso que o rei Luís XIII teve na França

Upaon-açu, esse era o nome da capital do Maranhão antes de se tornar São Luís. O atual nome da cidade se deu após a sua fundação feita por franceses, no período a tentativa era de criar a França Equinocial.

Daniel de La Touche, também conhecido como Senhor de La Ravardiére, foi quem renomeou a cidade, quando em março de 1612, ao chefiar uma expedição partiu do porto de Cancele, na Bretanha, em direção ao Brasil. Após a sua chegada no dia 8 de setembro foi levantada a cruz na ilha de Sant'Ana, e os colonos deram início à construção do Fort Saint Louis, o nome foi “aportuguesado” e passou ser chamado de São Luís. O povoado estava localizado em um ponto estratégico, que facilitava a defesa dos franceses que resolveram então trocar o nome do local, Upaon-açu então passou a se chamar povoado de Saint Louis. O nome seria uma maneira de homenagear o rei da França Luís XIII.

O rei Luís XII ficou popular porque durante seu reinado, a França teve um excepcional poder político, econômico, militar e cultural, no chamado "século de ouro de São Luís". Houve um grande desenvolvimento da justiça real, passando o monarca a representar o juiz supremo. Assim, os franceses, em homenagem a este rei, nomearam "São Luís" a nova cidade francesa, com o intuito de obter o mesmo progresso. 

Como explica o Historiador e presidente do Instituto Histórico e Artístico do Maranhão (IHGM), Euges Lima. “A origem do nome da cidade, vem do forte construído pelos franceses, que foi batizado por um dos líderes da expedição francesa (1612), chamado Razilly, com o nome de forte São Luís, em homenagem ao então rei de França e de Navarra, Luís XIII.”

Segundo o cronista, Bernardo Pereira de Berredo, autor do livro “Anais Históricos do Estado do Maranhão” do ano de 1749, o primeiro capitão General do Maranhão e comandante das forças portuguesas Jerônimo de Albuquerque Maranhão, manteve o nome São Luís, por duas razões a primeira pelo fato da região já esta conhecida pelo nome do forte de São Luís, onde hoje no local encontra-se o Palácio do Leões, a segunda teoria conta acerca do capitão desejar guardar para a posteridade a vitória da expulsão do Frances mantendo o nome de origem francesa Saint Louis”.
________________________________

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário