terça-feira, 29 de junho de 2021

Padre se retrata após homilia em que denunciou ensino de “poliamor” em escola


O bispo de Divinópolis, dom José Carlos de Souza Campos mandou o padre Chrystian Shankar se retratar de homilia proferida no dia 18 de junho em que denunciou, sem nomear, uma escola da cidade por estar ensinando sobre “poliamor” para crianças e adolescentes. Padre Shankar gravou um vídeo de retratação aos profissionais de educação e psicologia que se sentiram desrespeitados com a suposta generalização da crítica feita na homilia.

“Dom José conversou comigo, sempre muito ponderado, um pai, um amigo. Ele fez a seguinte colocação: o que o senhor disse, está coberto de razão, é um assunto sério, que acontece, esta família que te procurou trouxe um problema real”, disse o sacerdote. Entretanto, afirmou que “talvez a maneira como foi dito isso causou mal-estar em certos profissionais”. Por isso, pediu desculpas e se retratou pelo modo como falou, e não sobre o conteúdo da pregação.

Durante a homilia no dia 18 de junho, no Santuário Diocesano de Frei Galvão, em Divinópolis, padre Shankar contou que tinha sido procurado em sigilo por uma mãe que ouviu o filho em um telefonema sendo convidado por uma amiga para viver com ela e seu namorado uma relação a três. A mãe do adolescente entregou ao padre uma folha que teria sido usada na escola por uma psicóloga para discutir em sala de aula “novas modalidades de amor e de família”.

O sacerdote leu o conteúdo do material entregue pela mãe e comentou o caso. Alertou para o fato de acontecer em muitas escolas e buscar destruir a família e perverter as crianças. “Pegam as crianças que não têm valor ainda. Ensinando os pequenininhos que é assim, eles vão viver assim. A criança é uma tábua rasa. O plano deles é este”, disse.

O vídeo da homilia repercutiu nas redes sociais e, principalmente, na cidade de Divinópolis. Pessoas e entidades ligadas aos professores e psicólogos acusaram o sacerdote de ter ofendido essas duas classes profissionais.

Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da diocese mineira ficou estabelecida a necessidade de que o padre “se retrate do modo universalizado, irreverente e pouco respeitoso com que falou dos profissionais da educação e da psicologia, mesmo que tenham suas pedagogias e abordagens próprias para seus trabalhos específicos”. A nota afirma ainda que o problema “fica localizado no modo de falar, nas referências aos sujeitos envolvidos, e não no assunto tratado, mesmo que o tema mereça muitos aprofundamentos ainda”.

Nesse sentido, durante uma live em seu Instagram no sábado, 26 de junho, o padre Shankar se retratou e pediu desculpas “por aqueles profissionais sérios, os bons profissionais que se sentiram injustamente atingidos pela minha fala”. “É lógico e claro que não foi a minha intenção. Mas, aqui a intenção não conta. Conta que me foi pedido que fizesse a retratação porque muitos entenderam que eu estava falando de todos os professores e todos os psicólogos, apesar de que o assunto era bem situado, aquela situação, aquela psicóloga, aquele professor, mas deu a entender, por interpretações diversas, que eu estava generalizando”, afirmou.

O sacerdote também falou sobre a nota da diocese de Divinópolis e afirmou que muitos, ao comentá-la, prenderam-se apenas na retratação. Porém, chamou a atenção para o fato de que o mesmo documento diz que o tema abordado na homilia “toca a compreensão doutrinal da Igreja Católica acerca do amor, do relacionamento, do matrimônio, da sexualidade, da vida” e que “há um direito institucional, constitucional e democrático de trazer a público e anunciar a verdade acerca desta matéria na ótica da fé cristã”.

“A Igreja, a partir da Palavra de Deus, da sagrada tradição e do magistério eclesiástico, tem uma palavra sim”, disse Shankar. “Nós que somos cristãos católicos temos uma palavra e temos uma opinião sobre amor, relacionamento, matrimônio, sexualidade e vida. E a nossa opinião é através da ótica cristã”.

Segundo ele, disso se pressupõe “que é minha obrigação, é um dever que se me impõem como sacerdote” falar sobre o assunto. “Não posso abrir mão daquilo que é meu dever de orientar o povo de Deus naquilo que tange à nossa fé cristã católica, baseada na Bíblia, no magistério da Igreja e na sagrada tradição”.

Em seguida, o sacerdote disse considerar que, embora tenha feito a retratação, não era necessária, pois não foi sua intenção falar de todos os profissionais de educação e psicologia. Para ele, o que aconteceu foi “um jogo muito bem orquestrado”, no qual “conseguiram com muita maestria e inteligência desviar o foco do assunto, desviar a problemática”. “Eu assisti a alguns vídeos e ninguém toca na gravidade da matéria, ninguém toca na gravidade do que foi pregado”, afirmou. De acordo com ele, “tentaram puxar para a classe” e, assim, atrair os professores e psicólogos, desviando o foco “para o lado ideológico e político”.

“Essa questão da classe dos professores e psicólogos não confere com a verdade. Um grupo se sentiu atingido e esse grupo estendeu para a classe. E qual foi o grupo que mais se sentiu atingido? São os que defendem essa ideologia, são os que defendem este tipo de ensino escolar”, afirmou.

No entanto, o sacerdote disse que teve apoio de profissionais da educação e da psicologia. “Eu recebi o telefone de quatro diretoras, mensagens de inúmeros professores louvando a atitude. Muitos psicólogos amigos que têm parceria comigo no Frei Galvão, essas pessoas não se sentiram atingidas”. Além disso, padre Chrystian Shankar falou de inúmeras parcerias que tem com professores e psicólogos em Divinópolis, apoiando o trabalho realizado por esses profissionais.
________________________________________
ACI Digital

6 comentários:

  1. Pobre desta cidade que tem professores tais, mas felizmente tem um padre que, contra tudo e contra todos, está mentalmente e espiritualmente são, ainda. Entretanto, esta cidade já foi ganha pelos luciferianos e parece que o seu bispo vai se encarregar "paternalmente" de corromper este padre.

    ResponderExcluir
  2. Ele só disse a verdade do catecismo.
    Infelizmente sofreremos com tudo isso ainda, o anticristo está vindo precisamos estar juntos com a verdade. N

    ResponderExcluir
  3. Não podemos dormir 😴
    Rezemos por esse padre e por todos aqueles que dizem a verdade

    ResponderExcluir
  4. Dizer a verdade hoje em dia é clime! Onde já se viu! Deus está no comando! Estamos com o senhor padre! Fico decepcionada com as atitudes das pessoas! Por isso que cada dia que passa fica mais difícil se criar um filho! Os pais tentam ensinar e educar os filhos mas está difícil!

    ResponderExcluir
  5. Vai pregar a mentira comedo dessa categoria podre de bosta pq fazem sexo pela o cu 2 homem nojento ?

    ResponderExcluir
  6. O Padre não tinha nada que se retratar porque nem o professor nem a psicóloga se retrataram do que "ensinaram".
    O Padre denunciou a mentira e o erro com força, coragem e entusiasmo. Ao retratar-se deu imagem de fraco e de se ter enganado e os outros é que estavam certos. Por isso, é que o mundo anda perdido na confusão, no relativismo moral, já não sabemos o que é certo e errado, está tudo misturado para perdição das almas.

    ResponderExcluir