sábado, 28 de abril de 2012

Símbolos da JMJ chegam à Arquidiocese de São Luís


Pelo mar, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegaram à ilha de São Luís, na manhã desta sexta-feira (27). Representantes da diocese de Pinheiro viajaram de ferry-boat para entregá-los aos jovens católicos da capital maranhense. A recepção aconteceu no Porto da Ponta da Madeira, com a presença de autoridades religiosas e civis, dando início à programação do Bote Fé São Luís.

Depois de assinado o termo de responsabilidade pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski, os símbolos foram para as mãos dos jovens, que repetiram os gestos já realizados em cerca de 40 países. “Esta cruz foi apresentada pela primeira vez na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. É a mesma cruz que agora os jovens da nossa cidade podem tocar”, disse Dom José Carlos.

A visita dos símbolos da JMJ faz parte da preparação para o evento que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro. “Esperamos que o espírito fraterno que se criou por meio dessa cruz seja fortalecido pelos jovens da nossa diocese. Deixem-se tocar pelo que ela significa: a vitória de Jesus sobre a morte”, recomendou o bispo auxiliar, ao relembrar o objetivo principal da jornada, que é integrar a juventude pela fé em Cristo.

O jovem João Evangelista, que integrava a caravana do Santuário Nossa Senhora da Conceição, do bairro Monte Castelo, foi um dos primeiros a tocar a cruz. “A sensação é de pegar em algo verdadeiramente sagrado. Não é uma cruz de madeira; é algo santo, que fortalece a nossa fé”, contou, emocionado.

Presente à acolhida, o vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira, saudou os jovens e disse acreditar na transformação do mundo pela fé. “A cruz está percorrendo os países, como desejou o papa, e chega à nossa cidade no ano em que se celebra 400 anos da chega do Evangelho em São Luís. Que isso seja sinal de esperança e libertação aos nossos jovens”, frisou.

Esse primeiro momento foi encerrado com uma apresentação cultural produzida pelo grupo Jovem Acolhedor, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e jovens da Comunidade Ebenezer. Em seguida, a cruz e o ícone foram levados em carro do corpo de bombeiros até a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
____________________________________________
Fonte: http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário