quarta-feira, 30 de agosto de 2017

São Cesário de Arles


Cesário nasceu em Chalon-sur-Saône filho de Burgúndios. No momento de seu nascimento, os reis germânicos regiam Borgonha. Ao contrário de seus pais, Cesário nasceu com um sentimento muito forte e intenso para a religião, que distanciou-o de sua família grande parte de sua adolescência. Cesário saiu de casa aos dezessete anos e estudou com Bispo Sylvester por alguns anos. Depois, ele encontrou seu caminho para o mosteiro de Léris, um mosteiro sobre uma ilha, que era conhecido por ser um dínamo importante para as forças criativas do trabalho na Igreja da Gália Romana. Após a formação como um monge em Lérins, ele se dedicou a ler e aplicar as escrituras na esperança de melhorar a qualidade ea organização da vida cristã e servir os pobres. Ele rapidamente se tornou mestre de toda a aprendizagem e disciplina do mosteiro, e foi nomeado despenseiro. No entanto, ele mostrou-se impopular em Lerins, quando, como despenseiro do mosteiro, ele reteve a comida de monges, porque sentiu que não estavam suficientemente austeros. Como resultado, o Abade Porcarius retirou Cesário de seu posto quando então ele começou a parar de comer; o abade interveio e mandou Cesário ostensivamente para atendimento médico. Depois de viver em Lerins por mais de uma década e ter sua saúde cada vez debilitada por excesso de esforço, Cesário procurou uma comunidade clerical diferente em Arles.

A comunidade cristã a qual ele se juntou promoveu-lo de volta à saúde e ele logo foi eleito pelo povo como seu bispo. Na meia-idade, ele tinha "tornado-se e permaneceu como principal estadista eclesiástico e força espiritual de sua idade". Sua preocupação com os pobres e doentes era famosa em toda a Gália. Quando chegou na cidade, Cesário diz que descobriu, completamente para sua surpresa, que o bispo de Arles - Aeonius - era um conterrâneo de Chalon. Aeonius mais tarde ordenou seu jovem conterrâneo diácono e depois presbítero. Durante três anos, ele presidiu um mosteiro em Arles, mas deste edifício não sobrou um só vestígio.

Com a morte de Aeonius, cidadãos e pessoas de autoridade procederam, como o próprio Aeonius tinha sugerido, eleger Cesário, que foi consagrado bispo em 502, tendo provavelmente cerca de 33 anos de idade. No cumprimento de suas novas funções, ele foi corajoso e exibiu grande poder de adaptação. Ele fez um grande esforço para induzir os leigos a participar do ofício sagrado. Ele também pediu para que os fiéis estudassem a Bíblia em casa, e tratar a palavra de Deus com a mesma reverência como os sacramentos.

Por duas vezes ele foi acusado de traição contra Alarico II e depois contra Teodorico , mas nas duas vezes ele foi honrosamente absolvido.

Em 512, fundou o mosteiro São João de Arles, onde sua irmã era abadessa. Em 513, o Papa São Símaco lhe impôs o pálio. Uma biografia de Cesário, foi escrita por seu discípulo Cipriano, bispo de Toulon.

São Cesário presidiu diversos concílios, em 506 , ele presidiu o Concílio de Agde, foi ele também que preparou os trabalhos, sugeriu e auxiliou nas decisões do concílio. Nomeado vigário da Sé Apostólica, para e Gália e a Espanha em 514, ele convocou e presidiu vários concílios; entre os quais;o Concílio de Arles, em 524, o Concílio de Carpentras em 527, o Concílio de Vaison em 529 e o II Concílio de Orange em 529, talvez o mais importante, no qual o Semipelagianismo foi condenado e foi adotada a formulação teológica da graça, como defendida por Agostinho de Hipona, contra aqueles que, a exemplo de João Cassiano, haviam dado um papel mais importante ao livre arbítrio. Mesmo estando ausente nos Concílio de Valência, em 530 e nos Concílios de Orleans em 533, 538 e 541, e no Concílio de Clermont, em 535, sua idéias serviram de inspiração e muitas delas foram adotadas.

Ele escreveu vários tratados: Libellus de mysterio sanctae Trinitatis, Breviarium adversus haereticos, Opusculum de gratia, Exhortationes e alguns livretos publicados pela Bibliotheca Patrum (Leida, 1677). Estes incluem os sermões e homilias, cerca de 238, alguns publicados em Basileia, 1558 e outros publicados pela Bibliotheca Patrum em Veneza, 1776.

Suas obras mais conhecidas são as duas regras monásticas que escreveu: Regula ad monachos, para comunidades monásticas masculinas, e Regula ad virgines, para comunidades monásticas femininas. A combinação das duas regras é conhecida como a Regra de São Cesário.

Até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.


Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Cesário de Arles, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, ara participarmos de sua glória. Amém. 

São Cesário de Arles, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário