terça-feira, 15 de novembro de 2022

Advento um novo começo


Muito em breve encerraremos o Ano Litúrgico para, mais uma vez, iniciar um novo. Essa renovação no calendário civil acontece somente no último dia de dezembro, com a conhecida ‘festa da virada’. No entanto, a Igreja deseja recordar que a vida cristã é, antes de tudo, um dom do amor de Deus. Por isso, somente a Ele confiamos o princípio, o meio e o fim de todas as coisas.

Com o Advento – o tempo da alegre espera – começamos sempre de novo a grande preparação para celebrar a Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós que formamos a ACN temos ainda um vínculo todo especial com essa data, pois é também o marco inicial da nossa obra: no Natal de 1947 foi publicada a grande mensagem, intitulada “Sem lugar na hospedaria”.

Um lugar para Jesus nascer

De fato, ainda hoje não há lugar para Jesus em muitos locais e em muitos corações. Pior, querem tirar o lugar que é dEle em muitos locais e do coração de muitos irmãos e irmãs. Com José e Maria nós somos os peregrinos da história que carregam a Esperança. Precisamos replicar o desejo de voltar a acreditar no amor e não no ódio, fomentar a solidariedade e desestimular a ganância desenfreada, viver a paz e terminar com as guerras, escolher, portanto, a vida para todos.

Com o Advento que se aproxima, temos uma grande oportunidade de reconciliação, principalmente depois de um ano marcado por tantas disputas. Precisamos nos manter prontos e transformar o coração em uma aconchegante manjedoura, para que, enfim, Deus possa nascer na nossa história. Para isso, reaproximemo-nos daqueles que, por nossas escolhas e preconceitos, nos distanciamos. Façamos cair os muros que nós mesmos construímos e que nos separavam uns dos outros para, agora, erguermos pontes de amor, nas quais circulam o diálogo e a paz.

Este é o nosso pedido, esta é a nossa esperança!


Frei Rogério Lima
Assistente Eclesiástico Nacional da ACN

Nenhum comentário:

Postar um comentário