terça-feira, 18 de agosto de 2015

Significado dos sonhos para a Igreja Católica


Na vida humana, sinais e símbolos ocupam um lugar importante. Sendo o homem um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual, exprime e percebe as realidades espirituais por meio de sinais e de símbolos materiais. 

O sonho de Jacó
Gn 28,10-22
Como ser social, o homem precisa de sinais e de símbolos para comunicar-se com os outros, pela linguagem, por gestos, por ações. Vale o mesmo para sua relação com Deus. Assim, os sonhos são interpretados pelos homens como símbolos, sinais, que podem conter uma mensagem do mundo espiritual ou do inconsciente.

Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. E também usou e usa de sonhos para isso. Todavia, a atitude cristã correta consiste em entregar-se com confiança nas mãos da providência no que tange ao futuro, e em abandonar toda curiosidade doentia a este respeito. A imprevidência pode ser uma falta de responsabilidade.

Para a Igreja, todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe "descobrir" o futuro.

A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus. 

OS SONHOS SEGUNDO A PSICOLOGIA

O sonho é uma atividade psíquica com imagens e sons que se produzem durante o sono. Desperta através dos tempos o interesse dos filósofos, teólogos, psiquiatras, biologistas. 

Para Freud, o sonho se revela como a realização de um desejo e este numa linguagem codificada, dado que há coisas que a pessoa não deseja revelar a si mesma. Seria uma porta estreita dissimulada dando para lá onde a alma possui o que há de mais obscuro e mais íntimo. Cada um traz em si, no seu inconsciente lembranças que se podem chamar de arquétipos. 

O papa Inocêncio sonhou 
com um mendigo 
que sustentava a Igreja, 
prevendo a pessoa de 
são Francisco de Assis.
As características neurofisiológicas do estado de sonho são uma intensa atividade neuronial de todo o cérebro, em particular do córtex cerebral de uma parte e uma paralisia motora e sensorial de outra parte. Durante o sonho somos cegos, surdos, mudos, o tônus muscular fica abolido, os movimentos oculares rápidos, o semblante expressivo. Sonhamos em geral duas horas por noite. Bem analisados e compreendidos os sonhos podem ajudar a cada um a conhecer a si mesmo, pois há, por exemplo, sonhos frustrantes o que pode revelar alguma insegurança. 

Os psicólogos recomendam, inclusive, que pela manhã se recorde todo o desenrolar do sonho para uma proveitosa auto-análise. Junto dos analistas, porém, não se encontra uma explicação concorde do simbolismo das imagens noturnas. Cada um, contudo, pode relacionar o seu estado emocional com o que veio a sonhar. É preciso nunca se deixar por qualquer espécie de superstição e fobia.

OS SONHOS SEGUNDO AS ESCRITURAS

Na Bíblia, o sonho se apresenta como um meio de comunicação de Deus a determinadas pessoas. São célebres os sonhos de José do Egito (Gn 37,5-11); 40,5-22; 41,1-36); os sonhos de São José (Mt 1,20; 2, 13.19). Famosas, entre outras, estas passagens: "Mas Deus apareceu em sonhos a Abimelec e disse-lhe: Vais morrer, por causa da mulher que roubaste, porque é casada" (Gn 20,3); “Daniel era particularmente entendido na interpretação de visões e sonhos" (Dn 1,17). 

OS SONHOS SEGUNDO A PARAPSICOLOGIA

Deus se comunicava com
S. José através de sonhos.
Se entrarmos no campo da parapsicologia se percebe que eles podem ser veículos de precognição ou premonição. Trata-se de um fenômeno natural, fluindo das faculdades mesmas da alma humana, mas que nada têm a ver com profecia no sentido bíblico do termo, mesmo porque a profecia é um carisma divino outorgado a pessoas chamadas a uma missão específica. 

Há relatos históricos de sonhos premonitórios comprovados, sendo um dos mais relatados o de Abraham Lincoln que previu o seu assassinato, embora não soubesse onde nem quando se daria. Seu sonho foi a 22 de março de 1865 e ele foi assassinado dia 14 de abril no teatro Ford. O lugar de honra do Presidente estava guardado por um policial secreto, mas mesmo assim um fanático matou o Presidente dos Estados Unidos. Cumpre, porém, toda cautela e não se deve ficar acreditando em relatos sensacionalistas venham de onde vierem. 

OS SONHOS SEGUNDO A IGREJA

Está claro na Bíblia: 

"Pois assim disse o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Não vos deixeis engodar pelos profetas que se acham entre vós, nem pelos adivinhos. Não escuteis os sonhos que anunciam" (Jr 29,8).

Diante do que entendi sobre o Catecismo, a Bíblia e os conceitos da Psicologia sobre o sonho, creio que podemos prestar atenção em nossos sonhos, tentando entender suas mensagens, porém devemos ter cuidado, pois um sonho pode ser só um sonho mesmo. Nem sempre nossos sonhos são premonitórios. Devemos ter cuidado para não cairmos no fanatismo e na superstição, daí o conselho da Igreja de que é melhor nos entregarmos nas mãos de Deus pela oração sempre, pois ele sempre faz o que é melhor para a salvação de nossa alma.

NÃO BUSQUE INTERPRETAÇÕES EM LIVROS

Se o sonho for premonitório, só você saberá dar a verdadeira interpretação dele, pois o sonho falara através de símbolos, que só você sabe os significados, a partir de sua experiência de vida e conhecimento de mundo.

Se o sonho for uma mensagem divina, só você poderá interpreta-lo em plenitude, meditando em seu coração o que cada símbolo, pessoa, lugar, cor, etc ( presente no sonho) significa para você.

Se você sentir que esta tendo sonhos ruins e achar que pode ser alguma influencia maléfica, entregue-se a Deus em oração, com confiança em seu poder e misericórdia. Lembre-se que tudo concorre para o bem dos que amam a Cristo e Deus só quer nossa felicidade.

Para entregar um mau sonho a Deus, é um costume antigo, rezar pedindo a Deus que ele não se realize e rezar uma Salve Rainha, ou  fazer alguma oração a Nossa Senhora do Desterro ou pedir a intercessão de Santa Helena.

Santa Helena é a Padroeira dos sonhos premonitórios, pois em um sonho recebeu a revelação de que encontraria a Santa Cruz de Cristo.

ORAÇÕES


Novena poderosa a Nossa Senhora do Desterro

Quando se quer afastar qualquer mal, até mesmo pesadelos, sonhos ruins, seres espirituais ruins,etc. Há relatos de diversos milagres, entre eles: vista recuperada, filhos perdidos reencontrados, presos inocentes libertados, etc. Quando tiver um sonho ruim e quiser entregar a Deus para afastar aquele mau pressentimento, sem dizer nada a ninguém sobre o pesadelo, reze a oração e para afastar a realização desse pesadelo, pense nele ao dizer a  frase: "Desterrai". A partir daí, esqueça-o e não comente com ninguém.

Nossa senhora do Desterro, desterrai o mal de minha vida.

Ó Bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da Terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das ciladas, das pragas, dos desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, assaltantes e assassinos.

Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom.

Nossa senhora do Desterro, atendei o meu pedido! (em silêncio faça o seu pedido)

Rogai ao vosso Divino Filho Jesus, por minha família, para que ele desterre de nossa vida todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e nos enriqueça de sua divina graça e misericórdia.

Nossa Senhora do Desterro, desterrai o mal da minha vida!

Cobri-me com o vosso manto maternal e desterrai todos os males e maldições, e em especial atendei o meu pedido, que tanto necessito agora. Afugentai, ó Senhora, de minha casa a peste e os desassossegos.

Que por vossa intercessão, minha família e eu, possa obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas e convosco ser felizes por toda a eternidade. Amém.

Nossa Senhora do Desterro, desterrai o mal de minha vida!

Rezar 7 Pai-nosso, 7 Ave-Marias e 1 Credo ao Sagrado Coração de Jesus, pelas sete dores de Maria Santíssima,fazendo essa mesma oração por nove dias, de preferência com uma vela acesa.


Oração do Sonho de Santa Helena
(para pedir uma revelação em sonhos)

Oh, minha Santa Helena dos Gentios, vós viste Cristo a favor do mar, vós fizestes uma cama debaixo de um pé de junco verde e nela te deitastes, dormistes e sonhastes que o vosso filho Constantino era Imperador em Roma.

Assim, pois, minha nobre senhora como o vosso sonho foi verdadeiro, mostrai-me em sonho... (pergunta-se o que se quer saber).

Se isto tiver de acontecer, mostrai-me casa clara, igreja aberta, mesa bem ornada, campo verde e florido, luz acessa, água limpa e corrente ou roupa lavada. Se isto não tiver de acontecer, mostrai-me casa escura, igreja fechada, mesa desarrumada, campo seco, luz apagada, água turva ou roupa suja.

Rezar esta oração, um Pai Nosso e uma Ave Maria para Santa Helena todas as noites até sonhar com uma dessas coisas.

Esta oração é para ser avisado, em sonhos, de perigos e revelações que possam acontecer.

Minha beata Santa Helena, vós pecadora, hoje Santa, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele te encontrou, dizendo: "Que quereis de minha pessoa?" Vós respondestes: "Três cravos, Senhor. Um para consagrar e botar no mar, para defender de ondas e tempestades, defender os náufragos e salvar os perdidos no mar. Outro para o meu filho Constantino, para vencer guerras e batalhas em defesa dos cristãos, conversão dos hereges pagãos e todos os que praticam maldade e quebrantar as correntes do mal. Outro para sonhar e revelar-me todos os perigos, mostrar-me tudo o quanto vos pedir por meio de sonhos e visões, em bons sinais, com campos verdes, águas claras, festas e tudo novo, caso contrário, campos queimados, águas turvas e tudo velho."

Só se reza esta oração na véspera de quinta para sexta e de sexta para sábado, e se o sonho for ruim ao acordar rezam-se três pai-nosso,  Ave-Maria e um Credo.

Oração a Santa Helena

Pedir que nos livre dos maus pensamentos e de todas as aflições.

Gloriosa Santa Helena, casta esposa do imperador Constâncio I Cloro,  Vós recebestes do céu a valiosa graça de descobrires o local onde tinha sido oculta a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo derramou o seu sagrado sangue pela redenção da humanidade. Tiveste um sonho, no qual vistes a Santa Cruz nos Vossos braços. Descobristes a Cruz de Nosso Senhor, a Sagrada Coroa de espinhos, os sagrados cravos com que os seus algozes pregaram as suas mãos e os seus pés no madeiro. Destes um cravo ao Vosso filho, Constantino. Ficastes com outro e o terceiro atirastes ao mar, para amainar a tempestade que ameaçava afundar o barco em que conduzíeis a Santa Cruz. Pela Cruz que descobristes, pela Coroa de espinhas e pelos Cravos, eu Vos peço, Santa Helena, sede a minha advogada, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Defendei-me, Senhora, das tentações, dos perigos, das aflições, dos maus pensamentos dos pecados. Guiai-me nos meus caminhos, dai-me a força de suportar as provas que me forem impostas por Deus, livrai-me do mal. Assim seja.


Rezar um Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria, e uma Salve Rainha.
_______________________________
Disponível em: Breviário

4 comentários:

  1. bom dia.godtaria que voce me ajudasse a discernir um sonho .
    somjhar com uma peca de roupa .uma calca jeans ,cortada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vocês poderiam falar sobre sonhos lúcidos? A Igreja Católica tem alguma posição sobre esse tipo de sonhos? Acho q tive um sonho desses hoje, sabia que estava sonhando, analisando a moralidade do que se sucedia no sonho, mas não tenho certeza a ter q ponto estava lúcida o suficiente pra modificar alguma coisa no sonho. Era como se eu tivesse assistindo a um filme, mas estando dentro dele, eu assistia às cenas e participava como expectadora em parte e em parte como personagem mas não acho que estivesse 100% consciente (no sentido de poder manipular os pensamentos e fazer o q eu quisesse com os outros personagens ou mesmo comigo), embora participasse do sonho e soubesse em alguns momentos q eu q estava imaginando aquilo.

    ResponderExcluir