terça-feira, 28 de março de 2017

Vive triste, amargurado e lamentando-se sempre? Isto é o que o que diz o Papa Francisco


Ao comentar o Evangelho do dia em que Jesus cura um paralítico, o Papa Francisco disse que há muitas pessoas que vivem sempre tristes, lamentando-se de tudo e afetados pela preguiça, mas, se querem ser “curados”, só têm que escutar Jesus.

Na Missa desta manhã na Casa Santa Marta, explicou que Jesus pergunta ao doente: “Quer ficar curado?”. “É belo, Jesus sempre nos diz ‘Quer ficar curado? Quer ser feliz? Quer melhorar a sua vida? Quer estar cheio do Espírito Santo? Quer ficar curado?’ É a palavra de Jesus. Todos os outros que estavam ali – doentes, cegos, paralíticos – disseram: ‘Sim, Senhor, sim!’”.

“Mas aquele homem, estranho, respondeu a Jesus: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Sua resposta é uma lamentação: ‘Veja, Senhor, como é ruim e injusta a vida comigo. Todos os outros podem entrar e se curar e eu tento há 38 anos, mas não acontece nada’”.

O Papa explicou que “era como a árvore plantada nos braços de um rio, como diz o primeiro Salmo, ‘mas tinha as raízes secas’ e ‘as raízes não tocavam a água, não podiam extrair saúde das águas’”.

“Isto se entende pelo comportamento, pelas lamentações... sempre tentando dar a culpa ao outro: ‘Mas são os outros que vão antes de mim, eu sou um coitadinho que está aqui há 38 anos’. Este é um pecado feio, o pecado da preguiça, que é pior do que ter o coração morno, bem pior”.

“É viver, mas ‘viver sem vontade de ir avante, de fazer alguma coisa na vida; é perder a memória da alegria. Este homem não conhecia nem de nome a alegria, a havia perdido. Isto é pecado, é uma doença muito ruim. ‘Mas eu estou bem assim, me acostumei. A vida foi injusta comigo’. Sente-se o ressentimento, a amargura do seu coração”.

Então Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda’. O paralítico se cura; mas era sábado, os Doutores da Lei lhe dizem que não lhe é permitido carregar a cama e lhe perguntam quem o havia curado naquele dia. ‘É contra a lei, este homem não é de Deus’”. 

O paralítico “se levantou com a preguiça de quem vive porque o oxigênio é grátis”. “Daqueles que vivem sempre vendo que os outros são mais felizes e vivem na tristeza”, esquecendo-se da alegria.

“A preguiça – continuou – é um pecado que paralisa, que nos deixa paralíticos, que não deixa caminhar. Hoje também o Senhor olha por todos nós; todos temos pecados, mas vendo este pecado, nos diz: ‘Levanta’”.

“Hoje o Senhor diz a cada um de nós: ‘Levanta, pega a tua vida como ela é: boa, ruim, como for, pegue-a e vá adiante. Não tenha medo, vai adiante, com a tua cama’. Mas Senhor, não é do último modelo’. ‘Vai avante! Com a cama ruim, mas avante! É a sua vida e a sua alegria! ‘Quer ser curado?’, é a primeira pergunta que o Senhor nos faz hoje. ‘Sim, Senhor’. ‘Levanta’. E na antífona, no início da Missa, havia aquele trecho tão bonito: ‘Vós, que tendes sede, vinde às águas – são grátis, não há pagamento –. Vinde e bebei com alegria’”.

“E se dissermos ao Senhor ‘Sim, quero ser curado; sim, Senhor, ajuda-me porque quero me levantar’, saberemos como é a alegria da salvação”.
_________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário