Adsense Teste

quarta-feira, 29 de março de 2017

Morre no Rio de Janeiro o liturgista e ex-assessor da CNBB frei Alberto Beckhäuser


Morreu nesta terça-feira (28), em Petrópolis (RJ), frei Alberto Beckhäuser, referência em Liturgia para o Brasil. O religioso de 81 anos estava internado no Hospital da Beneficência Portuguesa e sofria de câncer no pâncreas, diagnosticado em janeiro deste ano.

Frei Alberto foi membro da Comissão de Tradutores dos Textos Litúrgicos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando funcionava no Rio de Janeiro, entre 1967 e 1973. Mais de dez anos depois, o religioso voltou à CNBB como assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, entre 1986 e 1991. A partir de 1995 voltou a ser coordenador de Traduções e Edições de Textos Litúrgicos da entidade.

Trajetória

O religioso entrou para o seminário em 1948 e foi ordenado padre em dezembro de 1962. Logo em seguida mudou-se para Roma, onde fez a Licença e o Doutorado em Teologia com Especialização em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Anselmiano. 

A vida de frade foi dedicada praticamente à formação. Foram quase 50 anos de aulas de Liturgia, incluindo a formação litúrgica dos frades; cursos, encontros nacionais e internacionais de Liturgia. Até o diagnóstico da doença, no início de 2017, lecionava Liturgia no Instituto Teológico em Petrópolis, no Seminário Diocesano de Petrópolis e na Pós-graduação de Liturgia, em São Paulo. Desde 2002, lecionava Liturgia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foram 35 anos de magistério e de animação da vida litúrgica, enfrentando os altos e baixos da reforma e da renovação litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II e promovidas a partir dele.

Da preocupação teológica e espiritual da Liturgia surgiram dezenas de livros sobre o assunto e numerosos artigos que serviram de referência no estudo litúrgico. O missionário e mestre franciscano da Sagrada Liturgia renovada do Concílio Vaticano II era referência para o Brasil, América Latina e Caribe.

O corpo de Frei Alberto Beckhäuser está sendo velado nesta quarta-feira, 29, na capela do Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis (RJ), e o sepultamento acontecerá após a missa de Exéquias, às 16h.
_____________________________________
CNBB