segunda-feira, 27 de março de 2017

Indonésia: Centenas de muçulmanos protestam contra a construção de uma Igreja Católica

Um policial conduz uma busca do interior de uma igreja em Surabaya, Indonésia,
para assegurar-se que a missa seja celebrada pacificamente (foto: Getty)

A polícia indonésia disparou gás lacrimogêneo na sexta-feira para dispersar os muçulmanos de linha dura que protestam contra a construção de uma igreja católica em uma cidade satélite da capital, Jacarta.

Várias centenas de manifestantes de um grupo chamado Forum for Bekasi Muslim Friendship fizeram uma manifestação turbulenta na frente da igreja de Santa Clara em Kaliabang, um bairro da cidade de Bekasi, depois das orações de sexta-feira.

Testemunhas disseram que a polícia disparou gás lacrimogêneo quando os manifestantes tentaram forçar o caminho para a igreja, que está em construção desde novembro. Alguns também jogaram pedras e garrafas no local.

O padre Raymundus Sianipar disse que a polícia pediu que ele deixasse a área por razões de segurança.

A maioria muçulmana da Indonésia reconhece seis religiões, mas os grupos islâmicos militantes freqüentemente protestam contra as religiões minoritárias ea polícia muitas vezes não intervêm. Membros de religiões minoritárias que não são reconhecidas pelo Estado enfrentam discriminação persistente.

Ismail Ibrahim, um clérigo e organizador do protesto, disse que não se dispersaria até que as autoridades cancelassem a licença de construção da igreja.

A igreja na parte norte de Bekasi tem sido alvo de protestos por muçulmanos de linha dura desde que obteve sua permissão em junho de 2015. Alguns afirmam que os líderes da igreja usaram cartões de identidade falsos para obter a permissão.

Em abril do ano passado um grupo muçulmano selou a igreja, rasgou seu sinal e exigiu que o prefeito cancelar a licença.

A Comissão de Direitos Humanos da Ásia iniciou um apelo em nome da igreja, pedindo que os apoiantes enviassem cartas para 10 líderes indonésios de topo, incluindo o presidente Joko "Jokowi" Widodo.

Cerca de 12.000 católicos na região de Bekasi atualmente se encontram em frentes de lojas ou locais comerciais que servem como locais informais de culto.
__________________________
Catholic Herald
Tradução: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário