domingo, 19 de março de 2023

I Pregação da Quaresma: “Renovar a novidade”


“IPSA NOVITAS INNOVANDA EST”
Renovar a novidade
Primeira Pregação, Quaresma de 2023

A história da Igreja do final do século XIX e início do século XX nos deixou uma amarga lição, que não deveríamos esquecer para não repetir o erro que a provocou. Falo do atraso (antes, da recusa) em se dar conta das mudanças ocorridas na sociedade, e da crise do Modernismo, que foi a sua consequência.

Quem estudou, mesmo superficialmente, aquele período, conhece o dano que daí acarretou tanto para um lado quanto para o outro, isto é, seja para a Igreja, seja para os chamados “modernistas”. A falta de diálogo, por um lado, levou alguns dos mais conhecidos modernistas a posições sempre mais extremas e por terminar claramente hereticais; por outro, privou a Igreja de enormes energias, provocando lacerações e sofrimentos sem sim em seu interior, fazendo-a debruçar sempre mais sobre si mesma e perder o passo com os tempos.

O Concílio Vaticano II foi a iniciativa profética para recuperar o tempo perdido. Ele realizou uma renovação, que, certamente, não é o caso de ilustrar novamente nesta sede. Mais do que seus conteúdos, interessa-nos, neste momento, o método inaugurado por ele, que é o de caminhar na história, ao lado da humanidade, buscando discernir os sinais dos tempos.

A história e a vida da Igreja não se detiveram com o Vaticano II. Cuidado ao fazer dele o que se tentou fazer com o Concílio de Trento, ou seja, uma linha de chegada e uma meta imóvel. Se a vida da Igreja se detivesse, seria como acontece a um rio, que chega a uma barreira: transformar-se-ia, inevitavelmente, em um pântano ou um brejo.

“Não se deve pensar – escrevia Orígenes no III século – que seja o bastante sermos renovados apenas uma vez; é preciso renovar a própria novidade: ‘Ipsa novitas innovanda est’”[1]. Antes dele, o recém-Doutor da Igreja Santo Irineu escrevera: A verdade revelada é “como um precioso licor contido em um valioso vaso. Por obra do Espírito Santo, ela rejuvenesce continuamente e faz rejuvenescer também o vaso que a contém”[2]. O “vaso” que contém a verdade revelada é a tradição viva da Igreja. O “precioso licor” é, em primeiro lugar, a Escritura, mas a Escritura lida na Igreja que, é a definição mais justa da Tradição. O Espírito é, pela sua natureza, novidade. O Apóstolo exorta os batizados a servirem a Deus “na novidade do Espírito e não na velhice da letra” (Rm 7,6).

Não apenas a sociedade não se deteve ao tempo do Vaticano II, mas sofre uma aceleração vertiginosa. As mudanças que um tempo ocorriam em um ou dois séculos, hoje ocorrem em uma década. Esta necessidade de contínua renovação não é outra coisa senão a necessidade de contínua conversão, estendida desde o fiel, individualmente, até Igreja inteira, em sua componente humana e histórica. A “Ecclesia semper reformanda”. O verdadeiro problema, portanto, não está na novidade; está mais no modo de encará-la. Explico-me. Toda novidade e toda mudança se encontram diante de uma encruzilhada; pode levar a duas estradas opostas: ou a do mundo, ou a de Deus; ou o caminho da morte ou caminho da vida. A Didaqué, um escrito redigido enquanto vivia ao menos um dos doze apóstolos, já ilustrava aos fiéis estes dois caminhos.

Agora temos um meio infalível para tomar sempre o caminho da vida e da luz: o Espírito Santo. É a certeza que Jesus deu aos apóstolos antes de deixá-los: “E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um Paráclito, para que permaneça sempre convosco” (Jo 14,16). E ainda: “O Espírito da Verdade, então ele vos guiará a toda a Verdade” (Jo 16,13). Não fará tudo de uma vez, ou de uma vez por todas, mas à medida que as situações se apresentarem. Antes de deixá-los definitivamente, no momento da Ascensão, o Ressuscitado assegura novamente aos seus discípulos a assistência do Paráclito: “Recebereis – diz – a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, até os confins da terra” (At 1,8).

É permitido roubar



O ministro das Comunicações foi pego em flagrante num dos vícios mais infames a que gente como ele costuma se entregar quando ganha um cargo no governo, ou, melhor dizendo, em governos que não têm sistemas mínimos de controle moral: usou um jato da FAB, com o combustível e demais despesas pagas integralmente por você, para ir a uma exposição de cavalos de raça em São Paulo. É um desaforo grosseiro. É também um xeque-mate: não há dúvida nenhuma de que ele fez a viagem, e que viajou num avião da Aeronáutica. Não importa que tenha, num tempo qualquer que os cavalos lhe deixaram, mantido umas conversas com diretores de empresas de telecomunicação. E daí? Se tinha mesmo alguma questão de trabalho para tratar, por que não tomou um avião de carreira, por uma fração do preço que custou o jato da FAB? O Brasil, segundo o presidente Lula, tem “33 milhões” de pessoas “passando fome” (ou “120 milhões”, segundo sua ministra do Meio Ambiente) e precisaria de cada tostão que tem no cofre para salvar essa multidão de pobres-coitados — mesmo porque diz que não tem dinheiro, e está socando imposto em tudo o que lhe passa pela frente para fazer caixa. Como, então, o ministro sai por aí gastando dinheiro dos mortos-de-fome oficiais, e sabe lá Deus de quem mais, para ver cavalos puro-sangue?

Pois bem: e o que aconteceu com o ministro? Não aconteceu nada, e é aí, bem aí, que está o ovo da cobra: o homem teve um encontro “altamente positivo” com o presidente Lula, explicou a ele as “acusações infundadas” e continua belo e formoso no seu emprego.

O ministro, para juntar insulto à injúria, ainda recebeu diárias do Erário para ter um dinheirinho no seu passeio. Desculpou-se dizendo que “o sistema gerou as diárias” — ou seja, o dinheiro apareceu no seu bolso, mas a culpa é do computador. Sim, ele disse que devolveu as diárias — mas, então, por que recebeu? Quanto ao resto, o ministro simplesmente não tem desculpa nenhuma, pois são fatos em estado puro; nem o Arcanjo Gabriel conseguiria explicar uma delinquência dessas. Também não há explicações para o uso de dinheiro público no asfaltamento da estrada que passa na frente de uma das fazendas de sua família no Maranhão. Nem para a ideia de ter mandado chips para os índios ianomâmis, ora envolvidos numa crise sanitária aguda, lá no meio do mato — algo tão útil como despachar um saco de gelo para o Polo Norte. Nem, enfim, para seu envolvimento com a nomeação de um funcionário fantasma para os Correios — um cidadão chamado Gaspar, acredite se quiser. Pois bem: e o que aconteceu com o ministro? Não aconteceu nada, e é aí, bem aí, que está o ovo da cobra: o homem teve um encontro “altamente positivo” com o presidente Lula, explicou a ele as “acusações infundadas” e continua belo e formoso no seu emprego. Se um negócio desses não dá demissão, o que poderia dar? Não há nenhuma razão, é claro, para que ele não faça o mesmo, ou pior, daqui a três dias. A coisa promete.

Passa pela cabeça de alguém que a atual justiça brasileira ou o Supremo Tribunal Federal venham a incomodar qualquer figura do governo Lula por prática de corrupção?

A luta contra o aborto e a essencial rede de apoio às famílias



Nos instantes seguintes à divulgação da decisão da Suprema Corte norte-americana de junho de 2022 que reverteu Roe v Wade e Planned Parenthood v Casey, as decisões de 1973 e 1992 que reconheciam um direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos, diversas lideranças pró-vida ressaltaram que aquele momento marcava não o fim da luta, mas o início da maior das batalhas pelo respeito à vida nascente. Primeiro, porque Dobbs v Jackson Women’s Health Organization não tornou o aborto ilegal; apenas afirmou que cabe a cada estado legislar sobre o tema, e por isso ainda haveria muita pressão política a fazer no nível estadual para defender o nascituro. Segundo, porque, para o movimento pró-vida, mais importante que tornar o aborto ilegal é fazer dele algo impensável.

Transformar o aborto em algo impensável não passa simplesmente por uma maior conscientização do que realmente é o aborto – a eliminação deliberada de um ser humano indefeso e inocente –, e dos requintes de crueldade envolvidos em sua realização. Trata-se, também, do estabelecimento de uma rede de apoio ampla e abrangente, de forma que nem chegue a passar pela mente de uma gestante a ideia de eliminar seu filho, tamanha a certeza de que ela será amparada ao levar a gravidez adiante, independentemente de sua situação. Por décadas o movimento abortista tentou colar nos pró-vida a pecha de “pró-nascimento”, insinuando que aos defensores da vida intrauterina importava apenas que o bebê pudesse nascer, sem a menor consideração pelo que seria dele e da mãe depois disso. A mera existência de inúmeras entidades que seguem apoiando mães em situação de vulnerabilidade muito tempo depois do nascimento do filho já é suficiente para desmentir essa acusação, mas agora um grupo de importantes conservadores norte-americanos propõe um passo adicional.

Uma sociedade que não fortaleça o vínculo matrimonial, que não valorize pais e mães, que não proteja as crianças desde o momento da concepção, que não aposte na conciliação entre trabalho e família está condenada a fracassar.

Santa Sé rechaça aprovação do Caminho Sinodal Alemão a bênção de uniões homossexuais



O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, rejeitou a decisão da Igreja Católica na Alemanha de abençoar uniões homossexuais.

Durante a apresentação do livro "L'Atlante di Francesco. Vaticano e politica internazionale” (Atlas de Francisco: Vaticano e política internacional), do padre Antonio Spadaro, diretor da revista jesuíta La Civilttà Cattolica, Parolin disse que a Igreja já se manifestou claramente sobre isso na disposição do Dicastério para a Doutrina da Fé que, em março de 2021, negou a possibilidade de abençoar uniões homossexuais na Igreja Católica porque a Igreja “não pode abençoar o pecado”.

Além disso, afirmou Parolin, uma Igreja local “não pode tomar uma decisão deste tipo que implique a disciplina da Igreja universal”.

No dia 10 de março, o Caminho do Sínodo Alemão aprovou oficialmente a bênção das uniões homossexuais. O texto aprovado pede aos bispos alemães “que oficializem em suas dioceses as celebrações da bênção dos que se amam, mas aos quais o matrimônio sacramental não chega”.

“Isso também se aplica a uniões do mesmo sexo com base em uma reavaliação da homossexualidade como uma variante normal da sexualidade humana”, acrescenta.

Para os bispos alemães, a proibição publicada pelo dicastério para a Doutrina da Fé “é implacável e até discriminatória”.

Dos 58 bispos participantes do Sínodo alemão, apenas nove votaram contra o texto que aprovava a bênção das uniões homossexuais e 11 se abstiveram.

À espera de um novo Triplex


Digamos que um ministro ou um outro marajá qualquer do governo Lula receba de presente de uma empreiteira de obras públicas, um dia desses, um apartamento triplex na praia das Astúrias, no centro do Guarujá. Ou, talvez, que uma outra empreiteira de obras pague as reformas de um sítio frequentado por outro ministro (ou pelo mesmo), com nota fiscal e tudo, incluindo adega e lago com pedalinho — na estância hidromineral de Atibaia, por exemplo. O que você acha, sinceramente, que iria acontecer? Pense dois minutos, ou até menos. O que o presidente da República iria dizer a respeito disso para o companheiro que ganhou os presentes? E o Supremo Tribunal Federal, ou alguma outra repartição da justiça, ou um juiz qualquer deste país — fariam o quê? O ministro seria demitido do cargo pelo presidente, na hora, com um discurso emocionado em prol da honestidade? Seria processado no STF, condenado no caso de ficar provada a sua culpa e colocado na cadeia para cumprir a pena? Até uma criança com 10 anos de idade sabe que não aconteceria nem uma coisa e nem outra — mas não mesmo, de jeito nenhum, com a mesma certeza que se pode ter que o mês de março vem logo depois do mês de fevereiro. Lula seria obrigado a dizer: “Aconteceu igualzinho comigo. Tamo junto”. O que ele poderia falar que não fosse exatamente isso? O STF iria chegar à conclusão imediata de que o ministro não fez nada de mais, que a acusação não tem provas, mesmo que houvesse a confissão dos corruptores e evidência física da corrupção — e que, de qualquer jeito, o CEP do processo está errado. Se Lula fez as mesmas coisas, e foi descondenado pelo STF, por que estaria errado com o ministro em questão? Quanto aos juízes — bem, nenhum juiz do Brasil, à esta altura, é maluco o suficiente para processar ladrão do PT, ou da esquerda”, ou do campo “progressista”. Provavelmente, é ele que acabaria preso. Ninguém merece, não é mesmo?

O interessante, nessa história imaginária, é que ela não tem nada de imaginário — e nem um miligrama de exagero. Quem seria capaz de apostar R$ 5 na possibilidade de punirem o delinquente? Não vai acontecer, pura e simplesmente. Já aconteceu uma vez, embora não se tratasse de ministro, e sim de um ex-presidente da República. Não vão deixar que aconteça de novo, nunca mais na vida. Quando aconteceu, foi um caos. No curto período em que todos foram iguais perante a lei neste país, e em que cada um, fosse quem ele fosse, teve de responder por seus atos, um ex-presidente foi para a cadeia, e ficou lá 20 meses. Teve empresário-milionário preso. Teve político, diretor de estatal e alto funcionário preso. Teve delação premiada, e até de graça. Teve todo tipo de confissão voluntária de culpa. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi condenado a mais de 400 anos de prisão por ladroagem. Pior que tudo para eles, talvez, bilhões de reais em dinheiro roubado tiveram de ser devolvidos, às vezes direto da Suíça. A coisa ficou tão ruim que à certa altura o próprio Lula, em pessoa, viu que estava no centro de uma calamidade sem precedentes, e quis jogar a culpa nos outros, como faz todas as vezes em que é pego em flagrante delito: “Fui apunhalado pelas costas”, disse ele. Hoje, Lula, o PT, o STF, os advogados garantistas e o Brasil que assinou a “carta” em defesa da “democracia” juram que nunca ninguém roubou um tostão — mas na época Lula dizia o exato contrário.

Na ONU, governo Lula não assina declaração que condena ditadura de Daniel Ortega

Lula e o ditador nicaraguense Daniel Ortega| Foto: EFE / Fernando Bizerra Jr.



O governo Lula decidiu não assinar uma declaração conjunta pactuada por 55 países que denuncia os crimes de Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (3) no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Segundo informações do UOL, representantes do governo brasileiro chegaram a sugerir mudanças no texto final pedindo que houvesse mais espaço para diálogo com a ditadura de esquerda instalada por Ortega. A proposta, entretanto, foi considerada inadequada pelos demais países.

Países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanha e França assinaram o documento, que foi endossada até mesmo por governos latino-americanos de esquerda, como Chile, Peru e Colômbia. O presidente chileno Gabriel Boric, por exemplo, destacou o caráter ditatorial de Ortega na ONU, enquanto representantes do Brasil permaneceram em silêncio.

Segundo a constatação de peritos da ONU, o regime de Daniel Ortega praticou crimes contra a humanidade. "Violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas”.

Há uma tentativa em curso para que a comunidade internacional imponha sanções a instituições e indivíduos envolvidos no cometimento dos crimes. "Os supostos abusos – que incluem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país – não são um fenômeno isolado, mas o produto do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático", diz trecho do relatório assinado pelos países.

O relatório da ONU afirma que há um padrão de execuções extrajudiciais conduzidas por membros da Polícia Nacional e por grupos armados pró-Ortega. O ditador obstruiu investigações sobre quaisquer mortes relacionadas ao regime. Desde 2018, mais de três mil organizações da sociedade civil foram fechadas pelo governo. Desde o ano passado, o ditador intensificou a perseguição à Igreja Católica ao prender padres e bispos, expulsar freiras missionárias do país e fechar emissoras de rádio e TV católicas.

A igreja como um lugar sagrado: beleza, transcendência e o eterno



Como podemos recuperar o significado do sagrado em nossos templos e santuários? Parece que perdemos a capacidade de fazer novas construções que exalam aquele sentido inefável do "sagrado", palavra que podemos usar corretamente para tratar da presença do Todo-Poderoso. Por que poucas das igrejas construídas nas últimas décadas indicam que a construção da igreja em si e as celebrações que ocorrem dentro dela são sagradas?

As estruturas eclesiásticas recentes muitas vezes parecem "deste mundo", e não "do outro mundo". São "terrenas", não "celestiais", mais seculares do que sagradas. Nesta era cada vez mais secular, nossas casas de culto, misturando-se com a arquitetura contemporânea, correm o risco de se tornarem meros teatros e salas de reunião em vez de lugares sagrados e proféticos.

Mas por que devemos promover e restaurar a arquitetura sagrada, se ela se perdeu? Procuramos restaurar a prática de uma arquitetura sagrada porque ela é parte de nosso patrimônio católico, da mesma forma que as imagens da Anunciação, da Última Ceia e da Crucificação. Elas são um catecismo em pintura, mosaico e pedra. No entanto, comparar até mesmo as igrejas modernas mais aclamadas pela crítica com os exemplos típicos dos primeiros cristãos ou da Renascença é pôr em questão qualquer noção de progresso nas artes. Como nossas obras eclesiásticas serão julgadas em relação a nossos antepassados, que foram capazes de criar grandes obras de arte apesar de seus recursos limitados e tecnologia rudimentar?

A grande apreciação das igrejas clássicas e medievais por peregrinos e historiadores de arte indica fortemente que estes edifícios continuam a ser relevantes para a cultura contemporânea, e que o homem moderno ainda tem um senso do sagrado. Enquanto as igrejas medievais e as antigas basílicas continuarem sendo lugares de liturgia e devoção, a arquitetura sagrada não pode ser perdida. Na verdade, hoje estamos testemunhando um número crescente de patronos esclarecidos e arquitetos talentosos que estão trazendo um novo renascimento na arquitetura sagrada, promovendo o senso do sagrado nas nossas casas de Deus.

Um lugar separado

Criar lugares de culto tridimensionais é fundamental para a natureza humana. A arquitetura sagrada é uma maneira de articular o sentido da vida para nós mesmos, para nossas comunidades, para as gerações futuras… e para honrar a Deus, pois, embora Ele não precise de nosso culto nem de nossos templos de pedra, Ele os merece. Nossa resposta à cruz é devolver Seu amor em nossos pensamentos e atos, alimentando os famintos e também construindo igrejas. Quando entramos em contato com o Todo-Poderoso, estamos em solo sagrado. A ação de graças e a adoração nos levam a colocar de lado aqueles lugares onde Deus tornou sua presença conhecida para seu povo: a montanha santa, a sala superior, a tenda no deserto e o templo na Cidade Santa. Embora nenhum desses lugares possa conter a Divindade, eles oferecem testemunho de Sua benevolência e de Sua presença entre nós.

Desde os primeiros dias do cristianismo, os crentes reservam lugares para o culto corporativo e a oração particular. Vemos exemplos pungentes disso na cidade de Dura Europo e na decoração das catacumbas. Com o édito de Milão, os arquitetos de Constantino se depararam com o desafio de criar grandes edifícios sagrados em Roma, na Terra Santa e no Império Bizantino. Sua solução foi criar lugares santos através de uma arquitetura processional de naves com colunatas e santuários apsados, com coros altos e baldaquinos. Todas as inovações posteriores (até meados do século 20) podem ser vistas como uma continuidade com estas encarnações arquetípicas do sagrado.

Mas o edifício de uma igreja não é por definição "sagrado", apesar de sua arquitetura e iconografia? Não é a dedicação da igreja, a pedra do altar, os lugares para os sacramentos, os ícones sagrados e os fiéis que ali adoram que tornam um edifício um espaço sagrado? Sem estes aspectos, a Catedral de Chartres na França e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, são meramente obras geniais de arquitetura e não lugares sagrados. Portanto, em um só nível, o abrigo mais vil pode ser um edifício sagrado em virtude da sagrada Liturgia e da sagrada Eucaristia realizada no seu interior. Mas em outro nível, a arquitetura das belas igrejas, seja Sainte-Chapelle em Paris ou St. Vincent Ferrer em Nova York, encarna o sentido do sagrado de forma tão completa que é possível falar dele como uma "arquitetura sagrada". E assim testemunhamos o grande efeito de Chartres e São Pedro sobre crentes e descrentes, devido em parte a seus espaços elevados, construção durável, iconografia requintada e representação como a casa de Deus dentro da paisagem.

sábado, 31 de dezembro de 2022

A Igreja em luto: morre aos 95 anos o Papa Emérito Bento XVI



A Santa Sé comunicou, com profundo pesar, neste sábado, 31 de dezembro, o falecimento do Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos de idade, no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde ele vivia desde a renúncia ao pontificado, em fevereiro de 2013.

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, consta no comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Sala de Imprensa da Santa Sé.