domingo, 13 de outubro de 2019

Cardeal Sarah: "A Igreja Católica sofre porque muitos padres perderam o sentido do sagrado"


O cardeal Robert Sarah disse que o Sínodo dos Bispos na Região Pan-Amazônica, sendo uma assembléia regional de bispos, não é o fórum para discutir o celibato sacerdotal – um assunto “insuportável” para o mundo moderno porque “alguns ocidentais não podem mais tolerar esse escândalo da cruz.”

O assunto é um dos muitos que o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos discute nesta entrevista exclusiva de 13 de setembro com o correspondente Edward Pentin, incluindo as razões pelas quais ele decidiu escrever seu último livro,  The Day Is Now Far Spent  ( Ignatius Press ).

Ele aborda a atual crise na Igreja e na sociedade e acredita que ela é impulsionada principalmente pelo ateísmo, não colocando Deus no centro de nossas vidas, bem como o desejo predominante de impor “a opinião pessoal como verdade”. Aqueles que anunciam “revoluções e mudanças radicais”, adverte, são falsos profetas “e não estão “interessados no bem do rebanho”.

O cardeal guineense também discute os efeitos positivos e negativos da reforma litúrgica e diz que o “demônio” espera nossa “morte espiritual”, é o que faz com que alguns proíbam a missa de forma extraordinária do rito romano. “Como não podemos ficar surpresos e profundamente chocados com o fato de que, o que era regra ontem, é proibido hoje?”, ele pergunta, e pede para que “nos afastemos das narrativas que se opõem”.

Qual é a principal preocupação que você deseja transmitir aos leitores em seu livro?

Não entenda mal este livro. Não desenvolvo teses pessoais ou pesquisas acadêmicas. Este livro é o clamor do meu coração como padre e pastor.

Sofro muito ao ver a Igreja despedaçada e em grande confusão. Sofro tanto ao ver o evangelho e a doutrina católica desconsiderada, a Eucaristia ignorada ou profanada. Sofro muito ao ver os sacerdotes abandonados, desanimados e [testemunhando aqueles] cuja fé se tornou morna.

O declínio da fé na presença real de Jesus, a Eucaristia, está no centro da atual crise da Igreja e seu declínio, especialmente no Ocidente. Nós, bispos, padres e fiéis leigos, somos todos responsáveis ​​pela crise da fé, a crise da Igreja, a crise sacerdotal e a descristianização do Ocidente. Georges Bernanos escreveu antes da guerra: “Repetimos constantemente, com lágrimas de desamparo, preguiça ou orgulho, que o mundo está se tornando cristianizado. Mas o mundo não recebeu a Cristo – non pro mundo rogo – somos nós que o recebemos por ele; é de nossos corações que Deus se retira; somos nós que nos cristianizamos, miseráveis! ”( Nous Autres, Français, “ We French ”- em Scandale de la V érité , “Escândalo da Verdade”, Points / Seuil, 1984).

Queria abrir meu coração e compartilhar uma certeza: a profunda crise que a Igreja está enfrentando no mundo e principalmente no Ocidente é fruto do esquecimento de Deus.

Se a nossa primeira preocupação não é Deus, 
então todo o resto entra em colapso.

Na raiz de todas as crises, antropológicas, políticas, sociais, culturais, geopolíticas, há o esquecimento da primazia de Deus. Como o Papa Bento XVI disse durante seu encontro com o mundo da cultura no Collège des Bernardins em 12 de setembro de 2008, “o ‘ quaerere Deum’– ‘busca de Deus’, o fato de estar atento à realidade essencial de Deus é o eixo central sobre o qual toda a civilização e cultura são construídas. O que fundou a cultura da Europa – a busca de Deus e a vontade de se deixar encontrar por ele, de ouvi-lo – continua sendo hoje o fundamento de toda verdadeira cultura e a condição indispensável para a sobrevivência de nossa humanidade. Pois a recusa de Deus, ou uma total indiferença por Ele, são fatais para o homem. ”

Tentei mostrar neste livro que a raiz comum de todas as crises atuais é encontrada nesse ateísmo fluido, que, sem negar a Deus, vive na prática como se ele não existisse.

Na conclusão do meu livro, falo desse veneno do qual todos somos vítimas: ateísmo líquido. Ele se infiltra em tudo, até nossos discursos como clérigos. Consiste em admitir, juntamente com a fé, modos radicalmente pagãos e mundanos de pensar ou viver. E nos satisfazemos com esta coabitação não natural! Isso mostra que nossa fé se tornou líquida e inconsistente! A primeira reforma a ser feita está em nossos corações. Consiste em não fazer mais pacto com mentiras. A fé é o tesouro que queremos defender e a força que nos permite defendê-lo.

Esse movimento que consiste em “colocar Deus de lado”, transformando Deus em uma realidade secundária, tocou o coração de padres e bispos.

Deus não ocupa o centro de suas vidas, pensamentos e ações. A vida de oração não é mais central. Estou convencido de que os padres devem proclamar a centralidade de Deus através de suas próprias vidas. Uma igreja onde o padre não carrega mais essa mensagem é uma igreja que está doente. A vida de um padre deve proclamar ao mundo que “somente Deus basta”, que a oração, ou seja, esse relacionamento íntimo e pessoal, é o coração de sua vida. Esta é a profunda razão do celibato sacerdotal.

O esquecimento de Deus encontra sua primeira e mais séria manifestação no modo de vida secularizado dos sacerdotes. Eles são os primeiros a ter as boas novas. Se suas vidas pessoais não refletem isso, o ateísmo prático se espalhará por toda a Igreja e a sociedade.

Acredito que estamos em um ponto de virada na história da Igreja. Sim, a Igreja precisa de uma reforma profunda e radical que deve começar com uma reforma do modo de ser e do modo de vida dos padres. A Igreja é santa em si mesma. Mas impedimos que essa santidade brilhe através de nossos pecados e preocupações mundanas.

É hora de abandonar todos esses encargos e finalmente deixar a Igreja aparecer como Deus a moldou. Às vezes acredita-se que a história da Igreja é marcada por reformas estruturais. Estou certo de que são os santos que mudam a história. As estruturas seguem e perpetuam apenas as ações dos santos.

A noção de esperança é um elemento fundamental do trabalho que você faz, apesar do título sombrio do livro e das observações alarmantes que você faz sobre o estado de nossa civilização ocidental. Você ainda vê razões de esperança em nosso mundo?

O título é sombrio, mas é realista. Na verdade, vemos toda a civilização ocidental em ruínas. Em 1978, o filósofo John Senior publicou o livro A Morte da Cultura Cristã . Como os romanos do século IV, vemos os bárbaros tomarem o poder. Mas desta vez, os bárbaros não estão vindo de fora para atacar as cidades. Os bárbaros estão lá dentro. São aqueles indivíduos que recusam sua própria natureza humana, que têm vergonha de serem criaturas limitadas, que querem pensar em si mesmos como demiurgos sem pais e sem herança. Essa é a verdadeira barbárie. Pelo contrário, o homem civilizado está orgulhoso e feliz por ser um herdeiro.

Convencemos nossos contemporâneos de que, para sermos livres, não devemos depender de ninguém. Este é um erro trágico. Os ocidentais estão convencidos de que receber é contrário à dignidade da pessoa. No entanto, o homem civilizado é fundamentalmente um herdeiro; ele recebe uma história, uma religião, uma língua, uma cultura, um nome, uma família.

Recusar-se a aderir a uma rede de dependência, herança e filiação nos condena a entrar na selva pelada da competição a partir de uma economia auto-suficiente. Como ele se recusa a se aceitar como herdeiro, o homem se condena ao inferno da globalização liberal, onde os interesses individuais se chocam sem outra lei que não seja a do lucro a todo custo.

No entanto, o título do meu livro também contém a luz da esperança, porque é extraído da petição dos discípulos de Emaús no Evangelho de Lucas: “Fique conosco, Senhor, pois já é quase tarde” (24:29). Sabemos que Jesus acabará se manifestando.

Nossa primeira razão de esperança é, portanto, o próprio Deus. Ele nunca nos abandonará! Acreditamos firmemente em sua promessa. Os portões do inferno não prevalecerão contra a Santa Igreja Católica. Ela sempre será a Arca da Salvação. Sempre haverá luz suficiente para quem busca a verdade com um coração puro.

Mesmo que tudo pareça estar sendo destruído, vemos as sementes luminosas do renascimento emergindo. Gostaria de mencionar os santos ocultos que carregam a Igreja, em particular, os religiosos fiéis que colocam Deus no centro de suas vidas todos os dias. Mosteiros são ilhas de esperança. Parece que a vitalidade da Igreja se refugiou ali, como se fossem oásis no meio do deserto – mas também famílias católicas que vivem concretamente o Evangelho da vida, enquanto o mundo as despreza.

Os pais cristãos são os heróis ocultos do nosso tempo, os mártires do nosso século. Finalmente, quero prestar homenagem a tantos padres fiéis e anônimos que fizeram do sacrifício no altar o centro e o significado de suas vidas. Oferecendo diariamente o Santo Sacrifício da Missa com reverência e amor, eles carregam a Igreja sem o conhecer.

Coaching e a teologia da prosperidade


O que nessas últimas décadas denunciamos e condenamos como prática de outras Igrejas, agora trazemos com força total, através do coaching, para dentro da Igreja católica: a teologia da prosperidade.

Enumeramos aqui alguns dos argumentos usados pelos “cristãos” católicos adeptos do coaching:

“Durante todo o tempo de sua existência, a Igreja católica usou dos pecados capitais para impedir que seus fiéis tivessem ascensão financeira. Segundo eles, esses pecados devem ser abolidos; o coaching abre os olhos dos fiéis católicos e lhes dá as ferramentas para obterem prosperidade financeira, ascensão social; Jesus era próspero, muito rico mesmo, pois, exercia uma profissão muito nobre, carpinteiro; Jesus tinha casa no mar da Galileia, algo só possível aos abastados; Ele tinha muito dinheiro, por isso Judas era seu tesoureiro”.

Diante dessas falácias e tantas heresias sustentadas pelos “coachs cristãos”, vemos a fé católica sendo ferida na sua integridade, ao mesmo tempo em que é um desvio e deslealdade à exigente imitação de Cristo: “não podeis servir a Deus e à riqueza”.

A ascensão do coaching na Igreja Católica seduz milhares de fiéis com a apresentação de um Deus mágico, que abole qualquer tipo de sacrifício.

“Tal então é o modelo deles, que nem os profetas anunciaram, nem o Senhor ensinou, nem os apóstolos transmitiram, mas do qual eles se orgulham de ter um conhecimento perfeito, muito além de todos os outros. Eles recolhem suas opiniões de outras fontes que não são as Escrituras; e, para usar um provérbio comum, eles se esforçam para tecer cordas de areia, lutando para adaptar as parábolas do Senhor, as palavras dos profetas e as palavras dos apóstolos às suas afirmações particulares, dando-lhes uma aparência de veracidade”.

 “Ninguém pode servir a dois senhores. Por isso não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Poucas frases do Evangelho, como essa, colocam o homem diante de uma escolha tão precisa e radical: ou Deus ou o dinheiro. Não se trata do dinheiro que serve à vida, mas o dinheiro que se torna fim. Esse dinheiro, como finalidade de vida, Senhor, em lugar de Deus, é o grande ídolo, que tem numerosos adoradores, também, entre os cristãos de hoje. O “Moloc” de hoje é o dinheiro, pois, a boca fala do que lhe transborda o coração, e a nossa língua gira muitas vezes ao redor do dinheiro. Em certos ambientes, parece até que não se sabe falar de outra coisa a não ser de dinheiro: de como ganhá-lo, de quanto ganham os amigos.

Todos, mais ou menos, estamos envolvidos nessa nova idolatria. Perguntemo-nos antes o que devemos fazer como cristãos. Antes de ser uma ofensa a Deus, essa idolatria do dinheiro é uma escravidão.

Contrassínodo em Roma critica o Papa sobre Amazônia


Uma centena de ultraconservadores críticos do Papa Francisco, a quem acusam de seguir os princípios progressistas da Teologia da Libertação, que propaga “ódio” e “mentiras”, reuniram-se no sábado (5) em Roma, em uma espécie de contrassínodo sobre a Amazônia.

“Lamento que, para o sínodo que será inaugurado neste domingo, não tenha sido convidado nenhum indígena que pense diferente da corrente desses missionários”, disse à AFP o indígena brasileiro Jonas Marcolino, paralelamente a um encontro realizado em um hotel elegante e central da capital italiana.

Marcolino, pertencente ao grupo étnico Macuxi, da região de Roraima, defende “o capitalismo e o progresso”. “Vim aqui para dizer que os povos indígenas querem liberdade econômica, dignidade humana, querem trabalhar, crescer e ser respeitados”, diz para uma plateia de uma centena de pessoas, entre elas o cardeal americano Raymond Burke, que lidera o setor ultraconservador contrário às reformas de Francisco.

“O que a Igreja pede em nossa região é odiar o branco, proibir a abertura de estradas, de eletricidade. É que mostra ódio e não pode ser assim”, afirma, ao se referir à corrente teológica que, segundo ele, apoia-se “no marxismo e no antagonismo entre as classes sociais”.

“Falo sobre os efeitos desta teoria, porque os resultados não são bons”, sustenta Marcolino, que estudou direito internacional e ambiental e lidera a Associação de Defensores dos Indígenas do Norte de Roraima.

As críticas às propostas do encontro de três semanas convocado pelo Papa no Vaticano roubam a atenção dos objetivos do sínodo, que deseja mobilizar o mundo em defesa da Amazônia e seus habitantes.

Secretário-Geral do Sínodo responde a críticas ao Instrumentum laboris


O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, respondeu àqueles que criticam o Instrumentum laboris ou documento de trabalho do Sínodo da Amazônia.

"Há críticas ao Instrumentum laboris e a primeira coisa que devo dizer é que não é um documento pontifício", disse o Cardeal italiano em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, na Sala de Imprensa do Vaticano.

O Purpurado explicou que o texto é o resultado de dois anos de trabalho durante os quais “os povos amazônicos foram escutados e essa expressão foi coletada não apenas em uma única assembleia”, mas em várias, nas quais “os bispos, responsáveis diretos da evangelização, escutam o povo e devem registrar isso. Foram dois anos de preparação e essa é a síntese”.

O Secretário-Geral do Sínodo também indicou que, “se há um cardeal ou um bispo que não concorda e vê que há conteúdos que não correspondem, tudo bem. Contudo, direi que é necessário escutar e não julgar, porque (o Instrumentum laboris) não é um documento magisterial. É o documento de trabalho que será entregue aos padres sinodais e que será a base para poder começar os trabalhos e construir o documento final do zero”.

Em seguida, o Cardeal Baldisseri disse que "as críticas são boas, no sentido de que podem mostrar certos elementos que, no andamento do trabalho, com este alerta, podem contribuir para um trabalho bem feito alinhado com a Igreja".

O Purpurado indicou que a assembleia sinodal tem uma “dimensão consultiva e não declarativa. Todo o trabalho que fazemos é para ajudar o Santo Padre, que no final do percurso, ele mesmo decide se publicará uma instrução ou uma carta apostólica pós-sinodal. Esse será o documento final e será assinado pelo Papa”.

Por sua vez, o Cardeal Claudio Hummes, Relator Geral do Sínodo, disse que o Instrumentum laboris "não é um documento do Sínodo, mas para o Sínodo", que foi redigido após ouvir cerca de "80 mil pessoas". "No final, tudo no Sínodo será cum Petrum e sub Petrum" (com Pedro e sob Pedro), ou seja, com o Papa e sob sua autoridade, disse o Cardeal.

Sobre a postura dos bispos alemães que apoiam a possibilidade de ordenar homens casados, os chamados viri probati, idosos conhecidos por sua virtude, o Cardeal Baldisseri disse que os prelados do país europeu “podem se expressar. Fazem parte da Igreja e estão se expressando, nada mais”.

Estamos à beira de um ecossocialismo na Igreja?


O Papa Bento XVI quando escreveu o livro: “Jesus de Nazaré” afirmou que, da mesma forma como o diabo tentou nosso Senhor sugerindo-Lhe que transformasse pedras em pães, assim também a Igreja, ao longo de seus milênios de existência, foi e é tentada pelo mesmo adversário a erradicar a miséria do mundo matando a fome de seus habitantes. Por vezes, líderes da Igreja, inclusive alguns bens intencionados, sentiram-se fracassados por acreditarem ser esta a missão exclusiva da Igreja nesta Terra e impotentes diante da afirmação do próprio Mestre: “Pobres, sempre tereis entre vós”. (Jo12,8).

Como bem recordou recentemente o Cardeal Sarah: “A Igreja está gravemente equivocada quanto à natureza da crise real se ela acha que a sua missão essencial é oferecer soluções para todos os problemas políticos relacionados com a justiça, a paz, a pobreza, a recepção de migrantes etc., enquanto negligencia a evangelização”. Embora tudo isso seja importante, claro, ela jamais deve descurar de sua missão primária que é a de levar Cristo aos homens. Somente Ele pode revelar o homem ao próprio homem! (Veritatis Splendor).

Na década de 70, um grupo de teólogos na América Latina, inspirando-se no método sócio-analítico-marxista, fez uma releitura da Sagrada Escritura e da própria Teologia e criaram a Teologia da Libertação. Partindo do pressuposto verdadeiro de que Cristo Jesus liberta o homem de todas as suas prisões, sobretudo daquela que é a origem de todas as demais: o pecado; caíram no erro de reduzir a pobreza material a uma espécie de categoria teológica como a única inerente ao homem!

Tal análise, caiu consequentemente numa visão unilateral esquecendo-se de que, como nos diz o livro do Apocalipse, diante de Deus todo homem é miserável, pobre, cego e nu! (Cf. Ap. 3,17). Ou seja, lutando pela bandeira ideológica de um partido dos pobres com o propósito de que todos tivessem o que chamavam de “vida plena”, não se deram conta de que ainda que todas as necessidades materiais do homem sejam supridas, este mesmo homem tem uma alma que é imortal e que tem sede de um Deus que é infinito!

É por esta razão que, embora muitos países de primeiro mundo tenham as necessidades materiais básicas de sua população supridas, mesmo assim, gastam em demasia com ansiolíticos e antidepressivos, pois, como nos disse nosso Senhor, a vida de um homem não consiste na acumulação de bens. (cf. Lc12,16).

Assim, o que era previsível aconteceu: os pobres buscavam os mantimentos mensais nos círculos de reflexão marxista e iam se alimentar da Palavra nas seitas protestantes, que, neste meio tempo, nadaram de braçada! De fato, nosso Senhor respondeu ao maligno: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra da boca de Deus”. (Mt4,4).

Percebendo seu método ineficaz de se disseminar, caindo no descrédito e em plena agonia, a mesma famigerada Teologia da Libertação, percebendo ainda que seu conceito de “pobre” era ineficaz e muito distante que estava e está de compreender a pobreza evangélica que é algo muito mais abrangente, ressurge com o mesmo método, mas com uma nova bandeira: uma espécie de “ecossocialismo”, uma releitura marxista de nossos tempos. O “crucificado” não é mais o pobre material, mas a “Mãe Terra” que grita por libertação! A mesma ideologia trocou de roupa!

Cardeal Sarah: "Opor-se ao papa é estar fora da Igreja".

Ao fazer tal declaração, o Cardeal Sarah nos adverte que precisamos ter cuidado ao nos referirmos ao Vigário de Cristo na terra. Por mais que os ânimos estejam inflamados, precisamos manter o respeito à pessoa do Santo Padre o Papa. Podemos debater sobre possíveis problemas sobre o atual pontificado, mas nunca faltando com o respeito.

O cardeal guineense Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e os Sacramentos, disse que as pessoas que o retratam como oponente do Papa Francisco estão sendo usadas pelo diabo para ajudar a dividir a igreja.

“A verdade é que a igreja é representada na terra pelo vigário de Cristo, ou seja, pelo papa. E quem é contra o papa está, ipso facto, fora da igreja”, disse o cardeal em uma entrevista publicada em 7 de outubro em Corriere della Sera, um diário italiano.

O cardeal de 74 anos, que o Papa Francisco nomeou em 2014 como chefe do escritório que supervisiona os assuntos litúrgicos, muitas vezes é retratado como um crítico do Papa Francisco, especialmente por causa da atitude cautelosa do cardeal em receber migrantes muçulmanos na Europa, sua preocupação com a igreja agindo mais como uma agência de serviço social do que como uma igreja missionária e sua abordagem tradicional à liturgia.

A peça Corriere foi publicada para coincidir com o lançamento de uma nova entrevista com o cardeal Sarah, “The Day is Now Far Spent” (O dia está agora muito distante). A edição em inglês foi lançada em 22 de setembro pela Ignatius Press nos Estados Unidos.

A dedicação do livro do cardeal diz: “Para Bento XVI, arquiteto inigualável da reconstrução da igreja. Para Francisco, filho fiel e dedicado de Santo Inácio. Para os sacerdotes de todo o mundo em ação de graças por ocasião do meu jubileu de ouro do sacerdócio, “que era 20 de julho.

Na entrevista ao Corriere, perguntaram ao cardeal qual era a “verdade” sobre seu relacionamento com o papa Francisco.

“A verdade é que muitas pessoas escrevem não para dar testemunho da verdade, mas para colocar as pessoas umas contra as outras, para prejudicar os relacionamentos humanos”, disse ele. “A verdade não importa para eles.”

“Aqueles que me colocam em oposição ao Santo Padre não podem apresentar uma única palavra minha, uma única frase ou uma única atitude minha para apoiar suas afirmações absurdas – e eu diria diabólicas”, ​​disse o cardeal Sarah. “O diabo se divide, coloca as pessoas umas contra as outras.”

Bispos debatem por que protestantes crescem na Amazônia e católicos não


Entre os diferentes debates dos círculos menores no Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que está acontecendo em Roma até 27 de outubro, fala-se sobre por que os protestantes crescem na Amazônia e os católicos estão estagnados ou, inclusive, reduzindo o seu número.

No briefing informativo organizado nesta sexta-feira, 11 de outubro, na Sala de Imprensa do Vaticano, para fazer um resumo dos trabalhos do Sínodo, discutiu-se sobre o forte crescimento das Igrejas e comunidades evangélicas entre a população da Amazônia em detrimento dos fiéis da Igreja Católica.

A questão concreta que foi levantada foi que os missionários católicos da Amazônia colocam o acento no social, enquanto os pastores evangélicos falam do Evangelho.

O Cardeal Carlos Aguiar Retes, Arcebispo do México, explicou que no círculo menor do Sínodo no qual está trabalhando, um delegado fraterno (membro de uma Igreja protestante) disse que os bispos “precisam levar muito em consideração que as pessoas querem, antes de tudo, a Palavra de Deus”.

O Cardeal Aguiar afirmou:“acredito que o Papa Francisco já nos deu um testemunho muito forte na Evangelii gaudium, na Laudato si’ e em seus diversos comunicados de que devemos comunicar, prioritariamente, a Palavra de Deus para que as pessoas possam entrar em uma interiorização de seu relacionamento com Deus e uma forte experiência de vida, e então sim, comprometer-se com os demais.

Por outro lado, Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas (TO), enfatizou que a migração de uma Igreja para outra é um fenômeno religioso complexo que não pode ser explicado por uma única razão.

“Há muitas razões juntas. Chamamos isso de 'trânsito religioso'. Existem alguns estudos que mostram que algumas pessoas migraram de Igreja não apenas uma vez, mas seis vezes. É um fenômeno muito complexo que requer mais tempo para analisar”, explicou.

Ele insistiu que a migração de uma religião para outra “é um fato, mas não há um critério único, um único motivo. Há muitas razões que fazem as pessoas mudarem de uma Igreja para a outra”.

Além disso, assinalou que “internamente, dentro do mundo evangélico, essa migração existe com muita frequência. Basta que uma pessoa não concorde com a opinião do pastor para fundar outra Igreja. Existem mais igrejas do que você pode imaginar”.

Em sua opinião, trata-se de um fenômeno que reflete a vulnerabilidade das pessoas, que faz com que "se afastem de sua Igreja". Para entender, é preciso compreender que as populações da Amazônia têm necessidades materiais que nem sempre podem ser atendidas. Têm deficiências no acesso à saúde, educação etc. e "essas igrejas (evangélicas) prometem: prometem boa economia, casamento, felicidade".

Homilia do Papa Francisco na canonização de Irmã Dulce e outros beatos


SANTA MISSA E CANONIZAÇÃO DOS BEATOS:
GIOVANNI ENRICO NEWMAN, GIUSEPPINA VANNINI,
MARIA TERESA CHIRAMEL MANKIDIYAN, DULCE LOPES PONTES, MARGARITA BAYS

HOMILIA DO SANTO PADRE FRANCISCO

Praça de São Pedro
Domingo, 13 de outubro de 2019

«A tua fé te salvou» (Lc 17, 19). É o ponto de chegada do Evangelho de hoje, que nos mostra o caminho da fé. Neste percurso de fé, vemos três etapas, vincadas pelos leprosos curados, que invocam, caminham e agradecem.

Primeiro, invocar. Os leprosos encontravam-se numa condição terrível não só pela doença em si, ainda hoje difusa e devendo ser combatida com todos os esforços possíveis, mas pela exclusão social. No tempo de Jesus, eram considerados impuros e, como tais, deviam estar isolados, separados (cf. Lv 13, 46). De facto, quando vão ter com Jesus, vemos que «se mantêm à distância» (Lc 17, 12). Embora a sua condição os coloque de lado, todavia diz o Evangelho que invocam Jesus «gritando» (17, 13) em voz alta. Não se deixam paralisar pelas exclusões dos homens e gritam a Deus, que não exclui ninguém. Assim se reduzem as distâncias, e a pessoa sai da solidão: não se fechando em auto lamentações, nem olhando aos juízos dos outros, mas invocando o Senhor, porque o Senhor ouve o grito de quem está abandonado.

Também nós – todos nós – necessitamos de cura, como aqueles leprosos. Precisamos de ser curados da pouca confiança em nós mesmos, na vida, no futuro; curados de muitos medos; dos vícios de que somos escravos; de tantos fechamentos, dependências e apegos: ao jogo, ao dinheiro, à televisão, ao telemóvel, à opinião dos outros. O Senhor liberta e cura o coração, se O invocarmos, se lhe dissermos: «Senhor, eu creio que me podeis curar; curai-me dos meus fechamentos, livrai-me do mal e do medo, Jesus». No Evangelho de Lucas, os primeiros a invocar o nome de Jesus são os leprosos. Depois fá-lo-ão também um cego e um dos ladrões na cruz: pessoas carentes invocam o nome de Jesus, que significa Deus salva. De modo direto e espontâneo chamam Deus pelo seu nome. Chamar pelo nome é sinal de confidência, e o Senhor gosta disso. A fé cresce assim, com a invocação confiante, levando a Jesus aquilo que somos, com franqueza, sem esconder as nossas misérias. Invoquemos diariamente, com confiança, o nome de Jesus: Deus salva. Repitamo-lo: é oração. A oração é a porta da fé, a oração é o remédio do coração.

Caminhar é a segunda etapa. Neste breve Evangelho de hoje, aparece uma dezena de verbos de movimento. Mas o mais impressionante é sobretudo o facto de os leprosos serem curados, não quando estão diante de Jesus, mas depois enquanto caminham, como diz o texto: «Enquanto iam a caminho, ficaram purificados» (17, 14). São curados enquanto vão para Jerusalém, isto é, palmilhando uma estrada a subir. É no caminho da vida que a pessoa é purificada, um caminho frequentemente a subir, porque leva para o alto. A fé requer um caminho, uma saída; faz milagres, se sairmos das nossas cómodas certezas, se deixarmos os nossos portos serenos, os nossos ninhos confortáveis. A fé aumenta com o dom, e cresce com o risco. A fé atua, quando avançamos equipados com a confiança em Deus. A fé abre caminho através de passos humildes e concretos, como humildes e concretos foram o caminho dos leprosos e o banho de Naaman no rio Jordão, que ouvimos na primeira Leitura (cf. 2 Re 5, 14-17). O mesmo se passa conosco: avançamos na fé com o amor humilde e concreto, com a paciência diária, invocando Jesus e prosseguindo para diante.