terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Havia um falso Cristo no meio do presépio!


Muito pior do que passar o Natal sem Cristo é inventar um Natal com um Cristo falso em nossos presépios.

Aparentemente, o problema do “Natal sem Cristo” está sendo contornado por nossos contemporâneos. Eles substituíram a pura e simples abolição do presépio pela transformação da narrativa religiosa tradicional.

Emblemática nesse sentido é a imagem de um presépio com dois “Josés”, compartilhada recentemente no Twitter de uma comediante norte-americana.

Cameron Esposito esclarece, no entanto, que a ideia não foi sua. “O presépio com dois Josés de nossos vizinhos está montado e eu estou transmitindo”, ela escreveu.

Mais do que falar de moral sexual, no entanto, é a sacralização do profano o que mais nos interessa aqui. Uma pessoa que tem o cuidado de montar um presépio com dois Josés vestidos de rosa não está apenas zombando da fé cristã, mas também inventando, de sua própria cabeça, uma religião completamente nova, completamente… sua. O símbolo em questão fala de um novo culto, tão múltiplo quantas são as cabeças: a religião do próprio “eu”, que rejeita a tradição para se moldar às taras e idiossincrasias das pessoas.

Escrever estas linhas não irá, evidentemente, mudar o comportamento dessas pessoas. Mas talvez nos acorde, a nós, para não cairmos na mesma armadilha — coisa que só conseguiremos fazer se lutarmos, com todas as nossas forças, contra o pecado e o relaxamento moral.

Muito pior do que um Natal sem Cristo, portanto, é um Natal com um Cristo falso. Muito pior do que não ter um presépio é tê-lo preenchido de “qualquer coisa”. O Jesus verdadeiro é aquele que está nos Evangelhos e que a Igreja, desde sempre, apresentou aos homens. Nem sempre é fácil aceitá-lO, pois aquilo que Ele ensinou e ensina nem sempre é agradável de ouvir. Só Ele, no entanto, pode realmente libertar o homem… da escravidão do próprio “eu”.

📖 “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.” (Gl 5,8)

Os zombadores estão cada vez mais atrevidos, agressivos e sem respeito. Se nos calarmos pagaremos um preço caro! TOME POSICIONAMENTO! 👊🏻


Pe. Chrystian Shankar

Nenhum comentário:

Postar um comentário