terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Bispo consola quem está triste no Natal por ter perdido uma pessoa querida



No Natal celebramos o nascimento do Salvador entre nós, no entanto, este ano por causa da pandemia e de outras circunstâncias, muitas famílias sentirão saudades de alguma pessoa querida que morreu e que não poderá estar presente na ceia de Natal.

“Nesta Noite Santa, sentimos saudades de nossas pessoas queridas que morreram... mas nos consola 'saber' que eles estão com Jesus e que em breve nos encontraremos com eles”, escreveu em 24 de dezembro de 2019 dom José Ignacio Munilla, então bispo de San Sebastián, Espanha, em sua conta no Twitter.

O bispo, que agora é bispo da diocese de Orihuela Alicante, escreveu essas palavras porque seria o primeiro Natal em que sua mãe não estaria presente.

Ignacia Aguirre Uzcudun, mãe do bispo, morreu em 10 de novembro de 2019. Em seu tweet, dom Munilla postou junto com a frase uma imagem de Cristo segurando uma foto do bispo com a sua mãe na praça de São Pedro.

Nossa meta é o Céu

Nesse sentido, na homilia pelo funeral de sua mãe, dom Munilla lembrou que "nossa meta é o Céu" e que se não há consciência disso “não sabemos o que fazer com a morte, não sabemos como a esconder, é incômoda para nós”.

A morte, afirmou, é “esse parto para a vida eterna, doloroso, mas ao mesmo tempo glorioso porque por trás desse momento, dessa porta, já se vislumbra a glória”.

Na homilia de 11 de novembro de 2019, o bispo de San Sebastián exortou os fiéis a saber acompanhar os seus entes queridos no momento da partida, quando cada ser humano está entregando a sua vida.

Além disso, fez uma defesa da família, que o Maligno busca destruir porque nela está o futuro do mundo, não na economia ou na ecologia, por mais importantes que sejam.

Citando o escritor britânico Gilbert Keith Chesterton, dom Munilla lembrou que “uma família forte é como um estado independente em que as vicissitudes do mundo e as condições da sociedade não têm capacidade de determinar sua vida interna. Muitas coisas vão acontecer ao redor, mas se a família for forte pode sustentar uma identidade e não se deixar afetar por tantas coisas que acontecem na vida”.


ACI DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário