terça-feira, 27 de abril de 2021

Relatório da Liberdade Religiosa 2021: Países da OSCE

Com base na nossa avaliação dos relatórios de país e das análises regionais, catalogamos onde quase todas as proteções à liberdade religiosa desapareceram (países em vermelho); onde estas proteções estão ameaçadas (países em laranja); e uma nova classificação, “sob observação”, onde novos fatores emergentes de preocupação foram observados, potencialmente pondo em perigo o direito do indivíduo à liberdade religiosa.

A região da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) é frequentemente dividida através das expressões a “leste de Viena” e a “oeste de Viena”. Também tem sido descrita como “de Vancouver a Vladivostok”, o que denota não só a distribuição geográfica dos estados participantes, mas também o vasto leque de etnias, religiões e estruturas políticas.

A região é composta por 57 países, entre eles o EUA, Canadá, Europa e Rússia ao Báltico, Balcãs, antiga Europa Oriental soviética, Ásia Central e Cáucaso. Os estados participantes incluem alguns dos países mais poderosos ou influentes do mundo: os EUA, a Rússia, a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Turquia. Outros países da região estão entre os mais pobres ou menos poderosos, incluindo o Tajiquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão.

Embora todos os países da região tenham alguma forma de proteção constitucional da liberdade religiosa, a aplicação efetiva destas proteções e o respeito delas por parte da sociedade variam muito.

Pandemia de COVID-19

Em 2020 observou-se um fenômeno extraordinário relacionado com as regulamentações pandêmicas da COVID-19 e o seu impacto na liberdade religiosa em toda a região da OSCE. Muitos países na Europa, bem como os EUA e o Canadá, impuseram medidas para proibir ou restringir severamente o culto público, incluindo durante a Semana Santa, o Yom Kippur e o Ramadã. Nos EUA, o Juiz do Supremo Tribunal Samuel Alito declarou que a pandemia tinha conduzido a limites à liberdade “anteriormente inimagináveis”, particularmente à liberdade religiosa: “nunca antes tínhamos visto restrições tão duras, extensas e prolongadas como as experimentadas durante a maior parte de 2020”.

Em alguns casos, estas restrições às práticas religiosas foram vistas como desiguais e, portanto, discriminatórias. Apesar do aumento da regulamentação das atividades de culto, foram permitidos outros encontros, incluindo comícios políticos, manifestações públicas e a reabertura de comércio. Um exemplo foi a diretiva do governador Sisolak do Nevada que limitava a frequência dos cultos religiosos a um máximo de 50 pessoas (independentemente da dimensão da igreja e das medidas de distanciamento social), enquanto os estabelecimentos de comércio, os restaurantes e os casinos eram autorizados a reabrir com 50% da sua capacidade.

Mais preocupante, porém, foi o crescente mal-estar de que muitos governos ocidentais pareciam estar classificando a prática religiosa como inferior à liberdade de expressão numa “hierarquia de direitos”. Nos EUA, o líder da maioria do Senado, Mitch McConnell, constatou que os legisladores de vários estados e grandes cidades proibiam ou limitavam duramente os serviços religiosos, ao mesmo tempo que permitiam protestos públicos, afirmando: “a liberdade de expressão, reunião e religião ‘têm o mesmo estatuto constitucional’ e por isso devem ser tratadas da mesma forma”. Inúmeros processos foram instaurados nos EUA em nome de comunidades religiosas que alegavam que as restrições sanitárias impunham “encargos injustos sobre a religião não sentidos pelas entidades seculares”.

No início de junho de 2020, enquanto Madrid e Barcelona ainda estavam sob restrições COVID-19 que limitavam os locais de culto a 30% de capacidade e os funerais em espaços fechados a um máximo de 10 pessoas, milhares puderam reunir-se em marchas antirracismo autorizadas.

Na província canadense de Quebec, os bispos católicos solicitaram que as restrições impostas à ocupação nas igrejas fossem pelo menos iguais às impostas a outros espaços interiores, tais como teatros e salas de concertos. O Arcebispo do Quebec e primaz do Canadá também expressou a sua frustração pela falta de tratamento equitativo das comunidades de fé (ver relatório do país).

Em muitos países da região da OSCE foram impostos decretos que restringiam o culto público ignorando a objeção das comunidades religiosas. Em novembro de 2020, os líderes religiosos da Inglaterra enviaram uma carta conjunta ao Governo na qual “discordam fortemente da decisão de suspender o culto público”. O Arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal Católica de Inglaterra e País de Gales disse que “ainda não tinha visto quaisquer provas” para justificar a proibição do culto. O presidente do Conselho Consultivo Nacional de Mesquitas e Imãs disse que a proibição da oração comunitária nos locais de culto era “desanimadora” e que a comunidade muçulmana estava procurando “uma oração comunitária limitada nas mesquitas, que são efetivamente indivíduos que rezam em uníssono na sequência de medidas de distanciamento social”. Constatou que a “diferença fundamental entre as mesquitas e alguns outros locais de culto é que as mesquitas são, antes de mais nada, utilizadas para a oração comunitária”.

Na Grécia, o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa disse que “não aceita” uma restrição de uma semana aos cultos presenciais e ordenou aos sacerdotes que ignorassem as ordens de fechamento do Governo em janeiro de 2021 para permitir que os fiéis assistissem aos cultos na festa da Epifania. E em Chipre, o Bispo de Morfou Neophytos realizou uma Missa pública para celebrar o Domingo de Ramos, violando os regulamentos governamentais (ver relatório do país).

A liberdade religiosa em toda a região

Nos restantes países da OSCE, os relatórios de país revelaram um amplo espectro de violações da liberdade religiosa, desde graves violações dos direitos humanos e da liberdade religiosa até à discriminação contra grupos religiosos específicos.

Na Ásia Central, o Turcomenistão permaneceu entre os piores violadores da liberdade religiosa no mundo e, durante o período abrangido por este relatório, não mostrou sinais de melhoria. Durante o mesmo período, contudo, o seu vizinho Uzbequistão deu muitos passos no sentido de uma maior proteção da liberdade religiosa, o que levou o Departamento de Estado norte-americano a elevá-lo de um “País Particularmente Preocupante” para a sua “Lista de Observação Especial”. A revista The Economist nomeou o Uzbequistão o seu “País do Ano” de 2019 porque “nenhum outro país foi tão longe” em termos de reformas. Outros países desta região, embora ainda classificados como tendo níveis médios a muito graves de violações da liberdade religiosa, deram alguns sinais de esperança de melhoria no futuro.

Nas antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, as autoridades continuaram preocupadas com o que consideram ser um crescimento do “Islamismo não tradicional”. Como indicam os relatórios de país do Uzbequistão, Cazaquistão e Tajiquistão, isto resultou em regulamentações mais rigorosas destinadas a impedir a expansão de formas mais extremas de Islamismo e consequente jihadismo. Alguns grupos de direitos civis, contudo, expressaram preocupação pelo fato de o pretexto do jihadismo ser um meio para o Estado continuar controlando as formas de Islamismo que não fazem parte da corrente dominante.

No Cáucaso, o reacender do conflito histórico entre o Azerbaijão e a Armênia no final de 2020 diminuiu a estabilidade geral da região e provocou novas alianças. O Azerbaijão contou com o apoio da Turquia na guerra e, apenas um cessar-fogo com a Rússia, conseguiu travar a sua escalada.

Na Turquia, que se estende pelo sudeste da Europa, Oriente Médio e Ásia Central, o relatório do país revelou sinais ameaçadores para a liberdade religiosa. Durante o período em análise foram observadas provas de crescentes tensões sociais e político-religiosas, incluindo: a decisão política de reconverter a Hagia Sophia e a Igreja Bizantina em Chora em mesquitas; ataques e retórica anticristãos; e uma falta de direitos ou reconhecimento das minorias religiosas, bem como de ateus e agnósticos. Observou-se a influência da Turquia na diminuição da liberdade religiosa em todas as três regiões vizinhas. A Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Kosovo e o Azerbaijão, além da parte norte da ilha de Chipre, suportaram o peso dos interesses expansionistas da Turquia (ver relatórios dos países).

A liberdade religiosa na Rússia ainda está sob pressão de leis e políticas demasiado amplas que visam as minorias religiosas “não tradicionais” em nome do combate ao “extremismo”. Como o relatório do país demonstrou, na aplicação dessas leis ocorreram violações, incluindo a criminalização de atividades missionárias e orações coletivas (também em casas particulares), vigilância generalizada de grupos e indivíduos e punições incluindo multas ou penas de prisão. Alguns grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová, ainda são considerados “organizações extremistas” e sujeitos a processos judiciais fechados ao escrutínio. Foi constatada discriminação contra protestantes (incluindo Batistas, Luteranos e Pentecostais), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Ortodoxa Reformada Ucraniana e certas comunidades muçulmanas.

Na Ucrânia, especificamente no território russo ocupado da Crimeia, bem como nos territórios de Lugansk e Donetsk, grupos religiosos incluindo a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, a Igreja Católica Grega Ucraniana, Protestantes e Testemunhas de Jeová continuaram sofrendo abusos muito graves dos direitos humanos e da liberdade religiosa. As violações incluíram detenção e encarceramento, confisco de bens, violência física e a proibição de encontros e serviços religiosos, bem como da posse ou divulgação de literatura religiosa (ver relatório do país).

Na península balcânica do sudeste da Europa, os relatórios dos países revelaram que, enquanto alguns estados permaneceram estáveis ou registraram melhorias, noutros como a Bósnia-Herzegovina os direitos fundamentais, incluindo a liberdade religiosa, permaneceram precários devido a profundas fraturas sociais, tensões étnicas e religiosas, e instabilidade política. No Kosovo, uma tendência crescente de influência política e religiosa fundamentalista, bem como o apoio financeiro de Estados muçulmanos estrangeiros como a Arábia Saudita e a Turquia, combinados com o estatuto autoproclamado do país como “protetor do Islã nos Balcãs”, ameaça converter a sociedade muçulmana tolerante e orientada para a Europa num paraíso para o extremismo.

Embora a maioria dos países tenha permanecido estável em geral, o ressurgimento ou aumento do antissemitismo é uma tendência preocupante em alguns estados da Europa Ocidental, bem como nos EUA e Canadá. Além disso, muitos destes países sofreram ataques de alto nível e vandalismo em locais de culto, incluindo contra igrejas, sinagogas e mesquitas. Vários governos promulgaram, ou consideraram promulgar, legislação para abordar diretamente o “extremismo religioso” ou o “separatismo” (ver relatórios dos países).

No seu discurso à OSCE em dezembro de 2020, o Arcebispo Paul R. Gallagher expressou a “grande preocupação da Santa Sé com o número crescente de ataques terroristas, crimes de ódio e outras manifestações de intolerância contra pessoas, locais de culto, cemitérios e locais religiosos em toda a área da OSCE e não só”. “O fato de muitos destes atos de violência terem sido cometidos contra fiéis quando estes se reúnem para rezar nos seus locais de culto torna-os particularmente odiosos: paraísos de paz e serenidade rapidamente se tornam câmaras de execução, pois crianças indefesas, mulheres e homens perdem a vida simplesmente por se reunirem para praticar a sua religião”, disse Gallagher.

Tal como registrado em vários relatórios, em muitos países da União Europeia e no Canadá, novas normas culturais consagradas como lei (por exemplo, leis de incitação ao ódio, remoção de símbolos ou sinais religiosos públicos e legislação sobre igualdade), e a obrigação legal de cumprir estas leis, estão entrando em profundo conflito com o direito à liberdade religiosa e de consciência.
______________________________
ACN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário