segunda-feira, 1 de março de 2021

Cidade destruída pelo Estado Islâmico espera visita do Papa Francisco



O sacerdote da Diocese Católica Síria de Mosul (Iraque), Pe. George Fahola, afirmou que os cristãos de Baghdeda (Qaraqosh), cidade destruída pelo Estado Islâmico, aguardam com alegria a visita do Papa Francisco.

De 5 a 8 de março, o Santo Padre viajará ao Iraque, o programa da visita inclui uma visita a Qaraqosh no domingo, 7 de março, para se encontrar com a comunidade local, pronunciar um discurso e presidir a oração do Angelus.

Em um vídeo da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), Pe. Fahola garantiu que a visita do Papa Francisco terá um grande impacto nos cristãos e no povo iraquiano.

“Para os cristãos, porque este povo está enraizado nesta terra que dá testemunho do Evangelho”, disse.

O sacerdote assinalou que os cristãos esperam com grande alegria o Santo Padre e lembrou que a cidade de Qaraqosh foi destruída pelo grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS)

Em agosto de 2014, após tomar Mosul, o ISIS invadiu Qaraqosh, destruindo casas, igrejas, a biblioteca e outros pontos importantes da cidade. Dezenas de milhares de famílias tiveram que fugir de suas casas apressadamente e ir para Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

Em outubro de 2016, depois de intensos combates, as forças iraquianas e seus aliados recuperaram esses territórios e aos poucos se trabalhou na reconstrução. Alguns cristãos voltaram.

De acordo com os últimos dados divulgados pela ACN, 43% das famílias cristãs que viviam em Qaraqosh antes da invasão do Estado Islâmico conseguiram regressar.

Pe. Fahola agradeceu às organizações que ajudaram em meio à situação crítica na qual a cidade se encontrava, entre as quais destacou o apoio da ACN, “que tanto nos ajudou a reparar as casas destruídas pelo ISIS”.
_______________________________________
Publicado originalmente em ACI Prensa. 
Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário