segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Covid na Itália: novas restrições não afetam abertura de igrejas


O governo da Itália renovou suas restrições por causa da Covid-19, pois os casos estão aumentando em todo o país. Mas desta vez as normas permitirão que as igrejas permaneçam abertas para orações e missas.

De fato, esse anúncio da Conferência Episcopal Italiana vem depois que o Papa Francisco ordenou o fechamento temporário dos Museus Vaticanos. Também voltou a ser fechada a audiência geral semanal do Papa com os peregrinos.

Catholic News Service relata que a Itália instituiu um toque de recolher todas as noites das 22h até as 5h, o que está previsto para durar até 3 de dezembro. No entanto, esse toque de recolher pode se estender dependendo do estado da pandemia nas próximas semanas. O toque de recolher foi acompanhado pelo fechamento total de museus, cinemas e academias, além da transferência de alunos do ensino médio de volta às aulas virtuais.

Monitoramento da Covid na Itália

A Itália também seguirá um sistema de três níveis para identificar as áreas de maior risco  (amarelo, laranja e vermelho) com base no nível de infecções registradas. Porém, as igrejas que estiverem em áreas vermelhas não serão fechadas. Mas elas reportarão às autoridades qualquer tipo de contágio, tentando ajudar o governo a rastrear a origem de possíveis surtos.

A Conferência dos bispos italianos aconselhou os padres a praticarem a “prudência consciente” em relação aos seus deveres pastorais. Nesse sentido, sugeriu que os padres voltem a usar tecnologias digitais para todos os serviços que se podem realizar dessa maneira. Na igreja, os fiéis devem manter o distanciamento e usar máscaras, bem como a seguir outras medidas de prevenção.
______________________
Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário