terça-feira, 4 de agosto de 2020

Santa Sé esclarece que o estado de saúde de Bento XVI não é grave



Segundo o Gabinete de Imprensa da Santa Sé, os problemas de saúde do Papa Emérito Bento XVI não são “particularmente preocupantes”. O pontífice emérito alemão tem herpes no rosto que é “doloroso, mas não grave”.

Segundo o secretário pessoal de Bento XVI, arcebispo George Ganswein, “ as condições de saúde do papa emérito não são uma preocupação particular , exceto as de uma pessoa de 93 anos que está passando pela fase mais aguda de uma doença dolorosa , mas não é sério ».

A Santa Sé considerou oportuno fornecer essas informações após as declarações do jornalista Peter Seewald a um jornal alemão, no qual afirmou que Bento XVI  é “extremamente frágil” e “quase sem voz”. 

“Frágil e otimista”, diz imprensa alemã sobre Bento XVI

No relato que fez ao Passauer Neue Presse, Seewald explicou que esteve com o Papa Bento XVI na sua residência no Vaticano para lhe apresentar o texto de uma nova biografia sobre o antigo líder da Igreja Católica cujo primeiro volume deverá ser publicado em novembro.

Durante o encontro, Seewald encontrou um homem “extremamente frágil” e, embora o seu pensamento e memória continuem lúcidos, a sua voz é praticamente inaudível.

Ainda assim, Bento XVI mostrou-se otimista e disse a Seewald que, se voltar a ter forças, quer voltar a escrever.

Joseph Ratzinger foi eleito Papa em 2005, sucedendo a S. João Paulo II (de quem foi colaborador muito próximo enquanto prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé), e fez história em 2013 ao anunciar a sua resignação.

Bento XVI foi o primeiro Papa a resignar ao papado em mais de 500 anos. A última renúncia tinha acontecido com Gregório XII em 1415, durante o Grande Cisma do Ocidente, na sequência da divisão do papado entre Roma e Avinhão.

Desde a renúncia, Bento XVI tem vivido num mosteiro nos jardins do Vaticano e levado uma vida de oração, maioritariamente longe dos olhares públicos — embora seja convidado de honra em praticamente todas as celebrações oficiais do seu sucessor, o Papa Francisco.

A situação frágil de Sua Santidade não é recente e os efeitos da ferida em seu rosto puderam ser vistos nas fotos registradas quando ele fez a visita ao irmão Georg Ratzinger que estava enfermo, na Alemanha, em junho passado. Por conta da erisipela , Bento XVI toma antibióticos e tem dificuldades para falar.
__________________________________
Templário de Maria
Ancoradouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário