terça-feira, 25 de agosto de 2020

PE: Seminaristas e clero jovem expressam apoio a Dom Fernando na defesa ao direito pela vida



Uma carta de amor – dos filhos a seu pai. Assim podemos classificar as mensagens que dom Fernando Saburido recebeu, nos últimos dias, dos seminaristas e dos padres jovens da Arquidiocese.

No dia 18 de agosto, os seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Graça, que estudam Filosofia e Teologia na Unicap, publicaram uma carta “em defesa da vida e de Dom Fernando Saburido”.

E na quinta-feira (20), quando o arcebispo completou 20 anos de ordenação episcopal, o clero jovem foi até a Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, para prestar seu apoio e homenagem nessa data que coincide com a discussão pelo direito fundamental à vida.

CARTA DOS SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE EM DEFESA DA VIDA E DE DOM FERNANDO SABURIDO

Recife, 18 de agosto de 2020.

Diante dos fatos ocorridos recentemente, nós, seminaristas da arquidiocese de Olinda e Recife, queremos expressar a inegociável defesa da vida inocente e do consequente posicionamento de nosso arcebispo.

A criança de 10 anos foi vítima dos mais cruéis atentados que um ser humano pode sofrer. O responsável pelo seu sofrimento precisa ser justamente punido pelo que fez.

Entretanto, no último domingo o bebê que ela carregava em seu seio pagou com a vida o crime de seu pai. Uma tragédia não pode ser remediada pela eliminação de uma pessoa inocente. O aborto provocado é sempre uma grave injustiça, independentemente de convicções religiosas.

Por essa razão, expressamos nosso absoluto apoio a Dom Fernando Saburido, arcebispo de nossa arquidiocese, por defender a vida dos inocentes. Dizer sim à vida é um compromisso a ser honrado todos os dias por qualquer pessoa de boa vontade, especialmente pelos cristãos católicos.

Assinam abaixo sete seminaristas, cada um representando a sua turma.

Marcone Domingos (1º ano de filosofia)
Ícaro Nascimento (2º ano de filosofia)
Lucas Silva (3º ano de filosofia)
Arthur Silva (1º ano de teologia)
Luiz Eduardo (2º ano de teologia)
Rui Tato (3º ano de teologia)
Arthur Barza (4º ano de teologia) 

CARTA DO CLERO JOVEM A DOM FERNANDO SABURIDO

“Peçam-nos o sacrifício de nossos cômodos; peçam-nos o sacrifício de nossas faculdades, peçam-nos o sacrifício de nossa saúde; peçam-nos o sangue de nossas veias… Mas, pelo santo amor de Deus, não nos peçam o sacrifício de nossa consciência, porque nunca o faremos.
Sic nos Deus adjuvet. Nunca!” – Dom Frei Vital Maria

Recife, 20 de agosto de 2020.

Exmo. e Revmo. Dom Antônio Fernando Saburido,

Nesta data em que a nossa Arquidiocese recorda com alegria os 20 anos daquele dia feliz, em que o estádio do Geraldão lotado assistiu o Exmo. e Revmo. Dom José Cardoso lhe comunicar a Sucessão Apostólica, fazendo-o como diria o Apóstolo dos Gentios, “testemunha do Evangelho, pregador e guardião da fé que deve ser crida e praticada; vigilante, que afasta os erros que ameaçam o rebanho” (Cf. 2Tm 1,6-8), nós, padres ordenados pelo senhor ao longo desses 11 anos de seu pastoreio como nosso arcebispo, aqui estamos para expressar nossa gratidão e nosso apoio ao seu ministério pastoral.

Conscientes daquilo que disse Nosso Senhor: “Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim” (Mt 5, 11), sabemos que viver a missão de pastorear não é um exercício vivido no Tabor, mas no Calvário. Afinal, disse-nos o próprio Jesus ao antecipar o Memorial Pascal instituindo o Sacerdócio e a Eucaristia: “Se assim fiz eu, que sou vosso Mestre e Senhor, fazei o mesmo em Memória de Mim.” Vemos que ali estava, na Eucaristia, um gesto profético e profundo. Tudo ali: o mandamento novo, o lava-pés, a instituição do Augusto Sacramento e do Sacerdócio Ministerial eram expressões do maior ato de amor já visto pela humanidade: a entrega voluntária de Deus na Cruz. Por isso, usamos dessa mensagem também para expressar nosso agradecimento e solidariedade nesse momento difícil que o senhor enfrenta ao ser injustamente atacado por defender a vida e os direitos fundamentais da lei natural.

Nós, que abaixo assinamos essa carta, não apenas repudiamos veementemente todos os ataques que os ditos “defensores da liberdade” vêm dirigindo contra o posicionamento da Igreja, como afirmamos ser caluniosa a afirmação de que a Igreja é irresponsável com a vida daqueles que já nasceram. Nossa Arquidiocese através da Santa Casa de Misericórdia, diversas congregações religiosas e comunidades de vida, bem como tantas paróquias que estão em nosso território, mantêm centenas de obras caritativas para auxiliar as crianças, mães e famílias em situação de vulnerabilidade e dor. Quantas casas de acolhimento, orfanatos, creches, abrigos, consultórios psicológicos são mantidos por nossas obras. Ademais, em nossa totalidade, nós, padres jovens, assumimos nossa missão nas periferias mais dolorosas de nosso território, levando a Missão do Bom Pastor até aqueles que são completamente esquecidos da sociedade. Nossas paróquias pobres nesses tempos de pandemia que vivemos, por exemplo, estão à disposição de milhares de famílias, mães solteiras e crianças desprezadas.

Hoje, nós que por suas mãos recebemos o dom de sermos dispensadores dos Mistérios Divinos, invocamos as bênçãos dos céus, por intercessão do Grande Servo de Deus Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, que também foi injustamente perseguido por defender a verdade e fé neste solo pernambucano, a fim de que Deus lhe fortaleça e console, lhe conceda alegria e gratidão por ter lhe oferecido o ilustre privilégio de estar ao lado da Cruz.


Com gratidão, solidariedade e estima,

Clero Jovem da Arquidiocese de Olinda e Recife
______________________________
Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário