quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Globo acusa paróquia de realizar velório de padre morto por insuficiência renal como se fosse Covid-19



A Paróquia Cristo Redentor foi acusada pela Rede Globo de ter quebrado os protocolos sanitários relacionados ao velório do Padre Cássio Augusto, cuja morte se deu no último dia 15. O noticiário da emissora informou que a causa da morte do sacerdote teria sido Covid-19 e que o velório foi realizado sem os protocolos de segurança da doença, sendo que ele não tinha mais a doença como apontam os laudos de exames médicos. Padre Cássio estava internado desde o dia 18 de julho e veio a falecer no dia 15 de agosto. Ele já vinha lutando com a insuficiência renal (doença hereditária), ao qual estava iniciando o tratamento com diálise. Após a missa, o corpo de Pe. Cássio Augusto foi levado para o cemitério  Campo da Esperança – Plano Piloto, onde foi sepultado.

A Arquidiocese de Brasília publicou uma nota lamentando o ocorrido:


NOTA PÚBLICA ACERCA DO VELÓRIO DE PE. CÁSSIO AUGUSTO

Diante dos fatos noticiados quanto ao velório realizado na Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga, por ocasião do falecimento do Pe. Cássio Augusto, pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Ceilândia, a Arquidiocese de Brasília informa que atendeu a todos os protocolos de segurança indicados pelo Poder Público, especialmente no que concerne às regras sanitárias pertinentes e necessárias face à pandemia de Covid-19.

Ainda sobre o velório, é importante fazer o registro de que o Pe. Cássio não veio a falecer por conta da Covid-19, como equivocadamente noticiado pela mídia, mas sim em decorrência de outras complicações de saúde. Embora tenha contraído a Covid-19, quando veio a falecer o Padre já estava curado da enfermidade, fato que altera os protocolos de segurança para o velório, uma vez que não há mais a possibilidade de contágio.

Por fim, a Arquidiocese de Brasília em nenhum momento procurou criar um cenário diferente daquele que é destinado à população em geral, muito pelo contrário, tomou todas as cautelas necessárias à proteção não só dos familiares, mas também de toda a comunidade Católica que foi prestar a última homenagem a quem dedicou toda a sua vida ao serviço dos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário