quinta-feira, 30 de abril de 2020

Itália: Bispos ameaçam romper com o governo por proibirem missas



Depois que o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte lançou no domingo um plano semanal para retornar à vida normal após o coronavírus COVID-19, que não incluía o levantamento de restrições à celebração de missas públicas, os bispos se reuniram, chamando o mover-se “arbitrariamente” e ameaçar tomar o assunto em suas próprias mãos.

Em 26 de abril, a Conte anunciou novas diretrizes para a “fase 2” da Itália de recuperação do coronavírus, começando na segunda-feira com a reabertura de empresas agrícolas e industriais que transportam produtos para o exterior.

A partir de 4 de maio, uma série de etapas de recuperação projetadas começará, começando com mais liberdade de movimento e abertura de parques, praias e montanhas, e culminando em 1º de junho com a reabertura de restaurantes, bares e cabeleireiros.

Era amplamente esperado que as negociações da igreja com o governo culminassem com o levantamento das proibições da celebração pública de missas e outras atividades litúrgicas no dia 4 de maio, no entanto, no anúncio de Conte, ele disse que apenas os funerais de pequena escala poderiam ser celebrados.

“Há semanas a Igreja tenta convencer o governo a permitir a celebração da Santa Missa, mas para os cientistas ainda é muito arriscado”, disse Conte em suas observações de 26 de abril, acrescentando que apenas funerais podem ser realizados a partir de 4 de maio desde que não haja mais de 15 familiares próximos, usando máscaras e mantendo a distância adequada.

Sua declaração não mencionou quando as missas públicas e a celebração de outros sacramentos, como casamentos e batismos, poderiam recomeçar.

Em um comunicado divulgado após o discurso de Conte, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) observando que eles estão conversando com Conte e o Ministério do Interior italiano desde que começaram as conversas sobre um possível relaxamento das restrições, fazendo várias propostas para reiniciar a vida litúrgica. .

A Igreja se engajou nesse diálogo “com sofrimento e senso de responsabilidade” e respeitou as limitações impostas pelo governo para lidar com o surto de COVID-19, disseram os bispos.

Durante as conversas, disseram eles, “várias vezes foi explicitamente enfatizado que – quando as limitações assumidas para enfrentar a pandemia são reduzidas – a Igreja exige poder retomar sua ação pastoral”.

“Agora, após essas semanas de negociação em que a CEI apresentou diretrizes e protocolos com os quais enfrentar uma fase de transição em total conformidade com todos os padrões de saúde, o decreto do primeiro-ministro aprovado esta noite exclui arbitrariamente a possibilidade de celebrar a missa com o povo”, disse. 

O CEI enviou um lembrete severo à presidência do Conselho de Ministros e ao Comitê Técnico-Científico de que seu dever principal é fornecer “indicações precisas de natureza sanitária”, enquanto a Igreja é “chamada a organizar a vida da comunidade cristã”, em conformidade com as medidas dispostas, mas na plenitude de sua própria autonomia. ”

“Os bispos italianos não podem aceitar que o exercício da liberdade de culto seja comprometido”, disseram os bispos, acrescentando: “Deveria ficar claro para todos que o compromisso com o serviço aos pobres, tão significativo nesta emergência, decorre de um fé que deve poder nutrir-se de suas fontes, em particular a vida sacramental. ”

Depois que o CEI publicou sua declaração ameaçando desviar o governo e emitir seus próprios protocolos, o Conselho de Ministros emitiu sua própria declaração reconhecendo a posição dos bispos, dizendo que em algum momento nos próximos dias “será estudado um protocolo que permitirá aos fiéis participar das celebrações litúrgicas o mais rápido possível em condições de segurança máxima. ”

Em conversa com Crux , o padre Ivan Maffeis, porta-voz da CEI, referiu-se ao fato de que o plano de Conte não incluía uma data concreta para o início potencial das massas, dizendo que ainda é “muito cedo” para projetar uma data.

Questionado se os bispos italianos adotarão suas próprias medidas caso o governo continue a adiar a celebração da missa, Maffeis simplesmente disse que “confiamos que as negociações possam continuar com o espírito de colaboração cordial e construtiva que marcou essas semanas difíceis”
______________________________________
Traduzido de Crux Now
Templário de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário