quinta-feira, 26 de março de 2020

Quer receber Indulgência Plenária em meio à pandemia? Saiba como!


No dia 19 de março, o Vaticano anunciou que, sob certas condições, concederá a indulgência plenária aos fiéis afetados pelo Coronavírus, e também a todos os que cuidam desses doentes.

Mas não serão somente eles os beneficiados! Segundo o decerto do Cardeal Piacenza, da Penitenciária Apostólica, todos os fiéis poderão receber esse maravilhoso benefício da Mãe Igreja, desde que cumpram as condições que aqui descreveremos.

Antes de tudo, vale lembrar o que é a indulgência plenária: nós teremos que pagar por todo o mal que fizemos nesta vida. Essas penas temporais são a “dívida” gerada pelos nossos pecados, mesmo aqueles que Deus já perdoou.

Quem se arrepende de seus pecados e os confessa a um padre, se livra do inferno, mas continua tendo que pagar pelo que fez. E vai pagar com atos de caridade ou com sofrimentos, nesta vida ou no Purgatório.

Isso faz muito sentido. Pense que você está na estacionando um carro e, por falta de cuidado, bate no portão do vizinho e o amassa. Você pede desculpas, e o vizinho aceita as desculpas. Mas você continua tendo a obrigação de dar a ele o valor do concerto do portão.

Com o poder das chaves, a Igreja pode livrar os fiéis dessa pena temporal – parcialmente (indulgência parcial) ou plenamente (indulgência plenária).

Nunca é demais lembrar que, para quem não tem um coração sincero, nenhum ritual religioso poderá livrar das penas do Inferno ou do Purgatório. 

PARA INFECTADOS PELO COVID-19 OU CUIDADORES

Profissionais de saúde, familiares e todos aqueles que, mesmo em oração, cuidam dos infectados pelo Covid-19 e se expõem ao risco de contágio, a indulgência plenária pode ser obtida assim:

de coração, ter renunciado a qualquer pecado, seja grave ou venial;
se unir espiritualmente à celebração da Santa Missa pelos meios de comunicação, à recitação do Santo Rosário, à prática piedosa da Via Crucis ou outras formas de devoção;

ou se pelo menos recitarem o Credo, o Pai Nosso e uma piedosa invocação à Bem-Aventurada Virgem Maria, oferecendo esta prova com espírito de fé em Deus e caridade para com nossos irmãos e irmãs;

ter a vontade de cumprir as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Santo Padre) o mais rápido possível.

PARA OS FIÉIS QUE NÃO FORAM AFETADOS PELO VÍRUS

Quem não está infectado e não cuida de pessoas infectadas também pode receber a indulgência plenária. Para isso, além de cumprir as condições listadas anteriormente (renunciar a qualquer pecado etc.), terá que:

oferecer uma visita ao Santíssimo Sacramento;

ou fazer adoração eucarística;

ou fazer a leitura das Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora

ou a recitar o Santo Rosário;

ou fazer o exercício piedoso da Via Crucis;

ou recitar o Terço da Divina Misericórdia, para implorar a Deus Todo-Poderoso a cessação da epidemia, alívio para aqueles que estão aflitos e salvação eterna  de quantos o Senhor chamou a si mesmo.

PARA QUEM ESTÁ MORRENDO

A Igreja ora por aqueles que acham impossível receber o sacramento da Unção dos Enfermos e do Viaticum, confiando a todos e a todos a Divina Misericórdia em virtude da comunhão dos santos e concede a fiel Indulgência Plenária no momento da morte, desde que esteja devidamente disposto e habitualmente recitou algumas orações durante sua vida (nesse caso, a Igreja compensa as três condições habituais necessárias).

Para alcançar essa indulgência, recomenda-se o uso do crucifixo ou da cruz (cf. Enchiridion indulgentiarum, n.12).
__________________________
Atitude Católica/ O Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário