quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Vaticano nega suspensão de Dom Gänswein do comando da Casa Pontifícia



Diante das informações recentes de que Dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do Papa Emérito Bento XVI, teria sido suspenso indefinidamente de suas funções, o Vaticano rejeitou essa suspensão.

Através de uma declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, explicou-se que a ausência de Dom Gänswein nos atos presididos pelo Papa Francisco nas últimas semanas se deve à organização da agenda.

“Não está suspenso, não temos informações nesse sentido. A respeito da ausência do Bispo Gänswein durante algumas audiências nas últimas semanas, é devido à redistribuição ordinária dos diferentes compromissos e deveres do Prefeito da Casa Pontifícia que, como você sabe, também é o secretário pessoal do Papa Emérito”, disse Matteo Bruni em resposta a uma pergunta formulada pelo Grupo ACI.

A informação da suposta suspensão indefinida de Dom Gänswein surgiu do jornal alemão “Die Tagespost”. 

Segundo essa informação, Dom Gänswein continuaria como secretário particular do Papa Emérito Bento XVI e, até momento, não seria substituído no comando da Casa Pontifícia.

Essa suspensão significaria que Dom Gänswein deixaria de acompanhar o Papa Francisco em audiências gerais e pessoais durante tal período. Nas últimas audiências, o regente da Casa Pontifícia, Dom Leonardo Sapienza, acompanhou o Papa Francisco.

De fato, nas últimas semanas, Dom Gänswein já esteve ausente dos eventos públicos do Papa Francisco, o que gerou várias especulações sobre se o prelado alemão havia sido removido de suas funções.

Conforme publicado por "Die Tagespost", a razão dessa suspensão indefinida seria a controvérsia decorrente da apresentação do livro sobre o celibato sacerdotal, "Do mais profundo de nossos corações", do Cardeal Robert Sarah, no qual Bento XVI participou com um ensaio sobre o sacerdócio católico.
__________________________________
Publicado originalmente em ACI Presa.
Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário