quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Lula encontra com papa Francisco no Vaticano


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o papa Francisco nesta quinta-feira (13). O encontro aconteceu no Vaticano.

"A visita não constava na agenda oficial do pontífice e foi intermediada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que visitou o papa no dia 31 de janeiro."

Desde a confirmação do encontro, Lula tinha a intenção de propor conversas sobre a redução da fome e da desigualdade. Duas imagens que mostram os dois foram publicadas no perfil do petista no Twitter.  Na postagem, ele disse que encontrou o Pontífice para "conversar sobre um mundo mais justo e fraterno".

A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). A Justiça adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder em decorrência da Operação Zelotes — inicialmente marcado para o último dia 11, data de sua viagem à Europa.

Lula embarcou para Roma na terça-feira e deve permanecer na capital italiana até sábado (15).

O petista e o papa conversariam sobre lawfare — termo criado para indicar uma disputa política travada por meio do Judiciário.

O ex-presidente viajou acompanhado de uma pequena comitiva. Entre os convidados estão alguns assessores e o ex-ministro Celso Amorim, responsável pelo Itamaraty entre 2003 e 2010.

"Lula recebe a bênção do papa: encontro para “conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, segundo o ex-presidente.| Foto: Ricardo Stuckert/PT"

Em maio de 2019, o papa Francisco respondeu a uma carta enviada pelo ex-presidente petista da prisão. Na missiva, o pontífice se solidarizava pelas mortes da ex-primeira-dama Marisa Letícia, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto Arthur, que tinha apenas 7 anos, e pedi para que Lula não desanimasse diante das adversidades.

“Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente (…), quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, escreveu Francisco.

Um ano antes, o ex-presidente já tinha recebido um terço abençoado por Francisco, levado pelo advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
__________________________________________
Jornal de Brasília/ GauchaZh/ Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário